Compartilhe esse artigo:

Se você quer saber como pronunciar corretamente as marcas francesas, ou seja, da forma como os nativos falam, este artigo é para você! Pode ser que você esteja na França e não entenda a palavra que a pessoa está pronunciando, no entanto, muitas vezes se trata de um lugar ou marca que você já conhece, mas que conhece com uma outra sonoridade. 

Neste artigo, te daremos o nome de 40 marcas francesas, algumas que também existem no Brasil, em diferentes áreas (móveis, cosméticos, comida, champagne, etc.).Cada exemplo será acompanhado de um áudio para você ouvir, repetir e treinar sua pronúncia em francês. C’est parti ? Allons-y !

1 – Carrefour

Essa marca é originalmente francesa e você vai encontrar diversos supermercados “Carrefour” na França até hoje. Essa palavra significa “cruzamento” em francês. Observe que, contrariamente à pronúncia brasileira, não acentuamos o som da palavra “e”, é quase como se ele fosse inexistente. 

Além disso, nessa palavra você precisa dizer o famoso “R” francês. Para saber mais como fazer esse som, leia nosso artigo completo como fazer o som do “R” francês

2 – Casino

Esse é um supermercado que também está bem presente na França. Observe que o “s” nessa marca possui o som de “z”. Além disso, o “s” final na palavra “supermarchés” (supermercado) não é pronunciado.

✋🏽Leia também: Singular e plural em francês: saiba como diferenciar.

3 – Leroy Merlin

Essa é uma marca que, quando pronunciada em português, soa muito diferente e até engraçada para os franceses. Nosso próprio afrancesado Emil, francês nativo que já morou em São Paulo, não entendia no começo quando as pessoas falavam de “Leroy Merlin”, tamanha a diferença de pronúncia nessa marca entre os dois idiomas!

🗣Para conhecer mais de perto alguns sons específicos da língua francesa, leia: Pronúncia em francês: 3 dicas infalíveis.

4 – Decathlon

Essa famosa loja de esporte que também se encontra facilmente na França já se pronuncia de forma um pouco mais parecida com o português. Preste atenção no som do “th”, que é mais leve do que no português.

🚴🏽‍♂️ Esportes mais populares na França: top 5

5 – Fnac

Apesar dessa empresa não existir mais no Brasil, ela ainda permanece ativa na França. Por isso, vale a pena conhecer a sua pronúncia. Observe que o “F” no começo da palavra é pronunciado, porém sem ênfase, apenas com o som da consoante mesmo.

🎬 Filmes para aprender francês: 5 melhores dicas.

6 – Danone

O que diferencia a pronúncia francesa da brasileira nessa marca é o final. Ou seja, no Brasil, a tendência é pronunciar um “i” no final. Já no francês, existe apenas o som do “n”.

7 – Président

Essa marca que hoje está presente no Brasil, com seus queijos e manteigas principalmente, é bastante popular na França. Para pronunciá-lo, lembre-se de que o “é” com acento agudo possui, na verdade, o som de “e” fechado. Além disso, o “t” no final não é pronunciado.

Essa palavra significa “presidente” e serve, obviamente, também para o vocabulário político.

Leia também: Os sons do “e” em francês: exemplos e dicas de pronúncia.

8 – Evian

Essa é uma marca de água, uma das mais consumidas pelos franceses. O “an” possui um som bem nasal e mais fechado em francês.

9 – Perrier

Para os amantes de água com gás, a Perrier é uma das mais famosas marcas francesas. O “r” final não é pronunciado.

🍽 Falando francês no restaurante: 23 frases essenciais.

10 – Bic

Pois é, essa marca de canetas é originalmente francesa. Repare que a pronúncia é bem parecida com a brasileira.

✍🏼 Escrever em francês: 5 dicas simples e práticas.

11 – Le Creuset

Essa é uma marca de panelas que você vai certamente encontrar na França. Veja como o “e” em “Le” possui um som misto: para pronunciá-lo, você deve fazer a boca do “ô” e dizer “ê”. Experimente!

12 – Tefal

O que faz uma grande diferença na pronúncia dessa marca na França é o “L”, que, ao invés de ter o som de “au” como no português, enfatiza bastante a “voltinha na língua” da consoante “L”.

Dica: Para aprimorar o seu vocabulário culinário em francês, por que não seguir receitas na língua? O site francês Marmiton é excelente para isso. Siga sua intuição (e seu paladar) e bon appetit!

13 – Ibis

Essa rede de hotéis é sempre visível, perto dos aeroportos ou pontos turísticos das cidades francesas. O que marca a pronúncia da marca é o acento na última sílaba. O “s” final de “Ibis” é pronunciado, porém, o de “hotel” não.

🇫🇷 Reservar um hotel em francês: 15 frases essenciais.

14 – Club Med

O som de “Club” é bem diferente no francês, repare que o “u” possui um som ligeiramente mais aberto, influenciado pelo som em inglês. Além disso, o final da palavra “Med” possui apenas um leve som de “d”.

15 – Air France

Aqui, você também vai precisar do “R” francês 😉 Além disso, o “an” de “France” é mais fechado, diferente do português, onde a tendência e pronunciar o “ã”.

✈️ Francês para viajar: 10 frases essenciais.

16 – Renault

Lembre-se de pronunciar o “e” misto do qual falamos anteriormente neste artigo, pois é ele que vai fazer a diferença em francês.

17 – Peugeout

Para essa outra marca de carro, use também o “e” misto na primeira sílaba. Apesar de existirem muitas vogais nessa palavra, apenas duas são pronunciadas. O “t” final também fica sem som.

🚙 Meios de transporte em francês: vocabulário, frases e pronúncia.

18 – Citroën

Use e abuse do “R” francês aqui e enfatize bastante a sonoridade do “n” final, para soar como os franceses.

19 – Michelin

Essa marca de pneus é também bastante conhecida na França, pois existem diversos guias de viagens Michelin também. Quando você pronuncia rapidamente essa palavra, o “e” no meio desaparece. Além disso, o “in” em francês possui um som mais parecido com “ã” do que com “i”.

20 – 5 à sec

Essa lavanderia é muito conhecida na França. Aqui, o som das palavras “cinq” (cinco) e “à” estão ligadas, formando uma “liaison”.

🔢 Números em francês: vocabulário, frases e pronúncia

21 – Sephora

Agora vamos passar aos cosméticos, que é uma área na qual a língua francesa é bem presente. Aqui, o “ph” vai ter som de “F” e o acento tônico está na última sílaba.

22 – L’Occitane

Essa loja que já tem até linhas exclusivas brasileiras, é também bastante encontrada na França. O nome da marca vem de “Occitanie” (Occitânia), região do sudeste do país. Repare que os dois “c” são pronunciados: o primeiro com som de “k” e o segundo com som de “s”.

Aproveite também desse nome para pronunciar duas vezes o som do “en” em francês, que é mais fechado do que imaginamos.

☀️ O que fazer em Marselha, na França? 10 atrações iimperdíveis.

23 – La Roche-Posay

Você provavelmente já deve ter viso essa marca francesa dentro de alguma farmácia ou supermercado. Mas como os franceses a pronunciam? Observe o “Ro” com o “ó” aberto e o “ay” que possui simplesmente o som de “ê”.

Além disso, em “laboratoire”, o “oi” tem som de “uá”. Pode parecer confuso no começo, porém, lembre-se de que com a prática tudo fica cada vez mais natural!

🗣 Diálogo básico em francês: exemplos para conversar com nativos.

24 – Kérastase

Nessa marca, o “é” possui o som de “ê” fechado, e o “s” final o som de “z”. Para falar o nome da capital francesa, não se pronuncia o “s” final 😉

Dica: O que fazer em Paris em 1 dia?

25 – Clarins

Desta vez, você vai pronunciar o “s” final para essa marca de cosméticos francesa. O som “in” se assemelha ao “ã” em português.

🛍 Como fazer compras em francês? vocabulário básico para viagem.

26 – Garnier

O primeiro “R” da palavra é pronunciado bem “à la françaiseé, porém, o segundo “r” não possui som.

27 – L’Oréal

O som do “R” para o nome dessa marca também faz toda a diferença. Além disso, mais uma vez o “L” é bem acentuado na pronúncia no final da palavra.

28 – Dior

Vamos passar às marcas de luxo agora 💁🏻‍♂️ “Dior” possui o “d” mais leve e o som do “R” francês no final. Observe também que as vogais “io” estão bem “coladas” na pronúncia.

29 – Givenchy

Para pronunciar essa palavra, mais uma vez usamos o som de “en” em francês. O “Y” no final possui simplesmente o som de “i”.

👂 Como melhorar a sua compreensão oral em francês.

30 – Cartier

O “er” no final da palavra possui som de “ê”. Essa é a mesma pronúncia da palavra “quartier” em francês, que significa “bairro”.

31 – Yves Saint Laurent

Aqui, o “y” também tem som de “i”, a palavra “saint” tem uma sonoridade bem nasal. Além disso, “au” em francês possui o som de “ô”. Para finalizar, o “t” final não é pronunciado.

32 – Hermès

Vamos por partes: O “H” é mudo e os dois “e” da palavra “Hermès” são bem abertos. Nesse caso, vamos pronunciar o “s” final da marca.

🤔 10 fatos curiosos sobre Paris.

33 – Chanel

Agora você já pegou “a manha”: pronuncie bem a voltinha do “L” para essa marca francesa famosíssima no mundo inteiro.

🤵🏻‍♀️ As 10 mulheres francesas mais importantes de história.

34 – Chloé

Contrariamente à palavra anterior, na qual o “ch” possuía som de “x”, aqui, o “ch” terá som de “k”. Além disso, o “é” em francês com acento agudo tem, na verdade, a sonoridade de “ê” fechado. Chloé é, além de uma marca, um dos nomes mais comuns na França.

35 – Louis Vuitton

Aqui, o nome clássico “Louis” tem o “s” mudo. O som de “ou” em francês corresponde a “u” em português. O desafio está no “Vui” da segunda palavra, que deve ser pronunciado rapidamente. O “u” em francês possui também um som misto: você faz a boca do “u” e fala “i”. Por isso, muitas vezes, ele nem é percebeido.

🗣 Leia também: Como pronunciar OU e U em francês? 13 erros mais comuns.

36 – Guerlain

Para pronunciar essa marca, o “e” tem som bem aberto o “ain” tem som de “ã”, de uma forma bem nasal. Por isso, vale a pena repetir o áudio quantas vezes forem necessárias para você assimilar essas sonoridades. Dessa forma, você vai conseguir “afrancesar” cada vez mais a sua pronúncia 😉

🇫🇷 Erros comuns de pronúncia em francês: 15 exemplos.

37 – Lancôme

O “an” em francês possui um som mais fechado, bem nasal. O “ô” é pronunciado com bastante ênfase. Por fim, o som do “m” prevalece, deixando o “e” praticamente mudo.

38 – Lacoste

Essa famosa marca de roupas francesa se pronuncia de forma bem parecida com o português. Porém, há uma diferença sutil no “t” final, que não tem a sonoridade de “tch” como em algumas regiões brasileiras.

39 – Veuve Cliquot

O que é essa marca? Para quem não conhece, essa é uma marca de champagne. A cidade de Reims fica na região leste da França. Para pronunciá-la, vamos usar o “e” misto (boca de “ô” e fala “ê”) no “Veu” e o “c” na segunda palavra não possui som.

🍾 Como brindar em francês: expressões e curiosidades.

40 – Moët & Chandon

Para fechar com chave de ouro, vamos brindar com um dos champagnes mais tradicionais e conhecidos no mundo. Oberve que o “t” final não é pronunciado e que “an” e “on” possuem sons bem fechados.

E aí, gostou de conhecer a pronúncia de 40 marcas francesas? Aproveite para se familiarizar com sons da língua francesa e de escutá-los em diferentes conteúdos em francês na internet. Aproveite dessas palavras francesas que já podem estar no seu cotidiano para ir memorizando os sons da língua! Bonnes études 😉

Aprender francês com Minicurso Gratuito

Antes de ir embora, que tal um presente?

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:

  • 7 vídeoaulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncias;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.