Compartilhe esse artigo:
10 fatos curiosos sobre Paris

Paris, a capital da França, é conhecida por suas belas paisagens, arquitetura icônica e cultura rica. No entanto, a “cidade das luzes” também possui uma série de fatos insólitos e curiosidades que podem surpreender até mesmo os parisienses mais experientes. 

Neste artigo, você vai descobrir o que faz de Paris um lugar tão único no mundo. C’est parti ? Allons-y ! 

1 – Uma cidade subterrânea escondida

Paris é conhecida por seus marcos icônicos, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre-Dame, mas a cidade também tem uma enorme passagem subterrânea: as Catacumbas de Paris.

Essas catacumbas são uma rede de túneis subterrâneos que se estendem por cerca de 300 km sob a cidade de Paris. Eles foram originalmente criados no final do século XVIII para resolver o problema de superlotação dos cemitérios da cidade, que estavam causando problemas de saúde pública. Os ossos de cerca de 6 milhões de parisienses foram transferidos para as Catacumbas e foram empilhados de maneira ordenada em várias seções.

Hoje, as Catacumbas de Paris são uma atração turística popular, mas também podem ser consideradas um lugar estranho e até um pouco assustador. Os visitantes são guiados por labirintos escuros e apertados, passando por paredes de crânios e ossos empilhados, o que pode ser uma experiência um pouco macabra para alguns.

2 – Existem 6 Estátuas da Liberdade dentro de Paris

Réplica da Estátua da Liberdade na île aux Cygnes,
em Paris

Sim, por diferentes razões, mas principalmente pelas relações cordiais entre os Estados Unidos e a França em alguns momentos da História, podemos encontrar atualmente 6 estátuas da liberdade na cidade de Paris.

Elas estão nos seguintes lugares e bairros (arrondissements) parisienses:

  • 1 – l’île aux Cygnes (15e arrondissement)
  • 2 – Jardim do Luxemburgo (6e)
  • 3 – Musée d’Orsay (7e)
  • 4 e 5 – Musée des Arts et Métiers (3e) – você encontrará duas réplicas dentro deste museu.
  • 6 – Place Michel Debré (6e) – aqui existe ume micro estátua da liberdade sobre o dorso de um cavalo!

3 – A rua mais estreita 

A Rue du Chat-Qui-Pêche é a rua mais estreita de Paris e uma das mais “apertadas” do mundo. Ela conta com apenas 1,8 metros de largura em seu ponto mais estreito. O nome da rua significa “Rua do Gato que Pesca” e fica no 5e arrondissement, também conhecido como “Quartier Latin”.

Leia também: O que fazer em Paris em 1 dia?

4 – O cemitério mais visitado do mundo

Túmulo de Chopin no cemitério Père Lachaise

O Cemitério Père-Lachaise (20e arrondissement) é o mais visitado do mundo, atraindo cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano. Ele abriga os túmulos de várias celebridades, incluindo Jim Morrison, Oscar Wilde e Édith Piaf.

😉 Saiba mais em: 15 atrações gratuitas em Paris.

5 – A primeira biblioteca pública no mundo

Uma das partes da grande esplanada
da Biblioteca Nacional da França

A Bibliothèque Nationale de France foi a primeira biblioteca pública do mundo. Ela foi criada em 1368 pelo rei Carlos V e continha cerca de 900 manuscritos. Hoje, ela está localizada no 13e arrondissement de Paris, é chamada pelas suas iniciais “BNF” e está bem em frente ao Rio Sena e à ponte Simone de Beauvoir. Dica: Atravesse essa bela ponte de madeira e vá ao Parque de Bercy. Lá, além de caminhar e descansar, você vai encontrar a Cinemateca Francesa.

6 – O esgoto mais antigo do mundo

O sistema de esgoto de Paris é um dos mais antigos do planeta, com alguns trechos datando do século XIII. Atualmente, esse sistema conta com uma enorme rede subterrânea, com mais de 2.100 km de tubulações. Além disso, existe um peculiar Museu dos esgotos de Paris aberto a visitas.

7 – Execuções em praça pública

Inscrição encontrada na calçada da Praça da Concorde

Durante a Revolução Francesa, as pessoas costumavam se reunir na Place de la Concorde para assistir às execuções públicas. A guilhotina foi usada para executar mais de 1.300 pessoas nessa praça, incluindo o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta.

A Place de la Concorde fica no 8e arrondissement, em uma das saídas do Jardim de Tuileries. Você pode reconhecê-la através de um grande obelisco dourado, chamado “Obélisque de Louxor”.

8 – Uma universidade de mais de 700 anos

A Sorbonne é uma das universidades mais antigas da Europa, fundada em 1257. Ela se tornou famosa por suas aulas de filosofia, literatura e ciências. Ela fica no “Quartier Latin” (5e arrondissement). Aproveite para tomar um café na “Place de la Sorbonne” e admirar uma das entradas da universidade, assim que uma fonte antiga.

❤️ A Roberta, do Afrancesados, teve a oportunidade de estudar nessa universidade! Para saber mais sobre a história de Roberta, Emil e a criação do nosso Método Afrancesados®, clique aqui.

9 – Dá pra pegar praia em Paris

Paris Plages é um evento anual organizado pela cidade de Paris, na França, durante os meses de verão (normalmente de meados de julho a meados de agosto), no qual a margem direita do rio Sena e algumas ruas adjacentes são transformadas em uma área de praia.

O evento oferece atividades gratuitas e recreativas para os parisienses e turistas, como vôlei de praia, petanca, tênis de mesa, música ao vivo e exibições de cinema ao ar livre. Além disso, a área é equipada com cadeiras de praia, guarda-sóis e chuveiros, e há vários quiosques de alimentos e bebidas disponíveis para os visitantes.

Leia também: Francês para viajar: 10 frases essenciais.

10 – As bordas do Sena são patrimônio mundial

As margens do Rio Sena são um Patrimônio Mundial da UNESCO e são famosas por suas pontes, ilhas e vistas panorâmicas únicas. Na foto abaixo, você pode ver Roberta curtindo um dos locais mais bonitos do Sena. Ele fica logo atrás da Catedral Notre Dame!

O que fazer em Paris? Nossas dicas!

Agora que você já conhece os fatos mais curiosos da Cidade Luz, não deixe de assistir nosso vlog sobre o que fazer durante sua estadia parisiense! Nós, Roberta e Emil, já moramos em Paris e, sempre que podemos, pegamos um trem em Rennes (onde moramos atualmente) e aproveitamos para visitar a capital francesa. ❤️ Confira nossas melhores dicas no vídeo abaixo:

Aprender francês para viajar

Estes são apenas alguns dos muitos fatos insólitos sobre Paris. A cidade é cheia de história e cultura que podem surpreender até mesmo os visitantes mais experientes.

Então, se você está interessado em explorar mais profundamente a cultura e a história de Paris, considere aprender francês. Nem todo nativo francês fala outras línguas. Ao dominar a língua, você vai entender melhor a cidade e a apreciar o que ela tem a oferecer de forma autêntica e prática.

Antes de ir embora, que tal um presente?

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.