Compartilhe esse artigo:
O que fazer em Paris em 1 dia? Roteiro completo

Paris é o destino dos sonhos de quase todo mundo e a gente entende o porquê! Uma cidade única, de paisagens belíssimas e que rende momentos inesquecíveis. Mas o que fazer em Paris quando o tempo é curto? Continue lendo este texto para preparar um roteiro infalível.

Aqui, pensamos em alguns pontos memoráveis da cidade e numa logística que te faça otimizar o tempo de estadia, por isso, vale fazer ajustes nessas dicas se você tiver mais dias pela famosa cidade francesa.

C’est parti ? Allons-y !

Roteiro em Paris: manhã

Separa o sapato mais confortável para essa viagem, porque você vai andar muito quando for viajar para França – e vai valer a pena! Mas, se preferir seguir nossas recomendações num ritmo mais lento, pode distribuir as atividades em dias diferentes.

Boulangerie em Paris
Boulangerie em Paris

Comece o dia em Paris com um café da manhã numa boulangerie. Peça um croissant, um pain au chocolat, um chausson aux pommes ou croissant aux amandes. Nossa dica é não pegar café da manhã no hotel, porque geralmente é caro e comprado direto da padaria da esquina.

Vitrine de uma boulangerie em Paris
Vitrine de uma boulangerie em Paris

Após se alimentar e garantir a energia necessária para caminhar bastante, parta para os pontos turísticos.

Notre-Dame e Pont Neuf

Comece a sua rota matinal pela Notre-Dame de Paris, um emblema da arquitetura gótica. Observe a fachada externa, as gárgulas famosas pelo livro Notre Dame de Paris, de Victor Hugo, e depois entre para ver a beleza da grandiosa Catedral.

💡  Curiosidade: a Notre-Dame é o marco zero do país, ou seja, o local considerado o quilômetro zero da França. A Catedral fica no centro de tudo, no coração do país.

Uma dica legal, se você tiver mais tempo, é ir para a parte de trás da Catedral, pegando a ruela na lateral direita e seguindo pelos jardins, até chegar no cais. Lá, você vai ter uma linda vista e pode até fazer piquenique enquanto aproveita o momento.

Roberta, professora do Curso de Francês Método Afrancesados®, nas bordas do Rio Sena
Roberta, professora do Curso de Francês Método Afrancesados®, nas bordas do Rio Sena

A próxima parada é o bairro Odéon. Passe pela fonte Saint Michel e continue a caminhada até chegar nas ruas desse bairro cheio de energia, cinemas antigos, cafés e restaurantes, antigamente frequentados por grandes artistas.

Em seguida, siga a pé para a Ponte Nova, em francês, Pont Neuf. A mais antiga ponte de Paris, com arquitetura e obras de arte de cair o queixo, além da linda vista para o Rio Sena.

Musée du Louvre

Se você só tem um dia em Paris, nossa recomendação é que siga da Ponte Nova em direção ao Musée du Louvre (Museu do Louvre) e só veja de fora, pois a arquitetura em si já é uma obra de arte.

Emil, professor do Curso de Francês Método Afrancesados®, no Museu do Louvre
Emil, professor do Curso de Francês Método Afrancesados®, no Museu do Louvre

Se tiver mais de um dia, você pode entrar com tranquilidade no Museu e admirar a Mona Lisa, a Vênus de Milo e tantas outras obras emblemáticas. O Louvre é gigante e vale programar com antecedência as obras que quer ver, para ir direto ao que te interessa.

Para se ter uma ideia da imensidão desse lugar, nossos professores, Roberta (brasileira) e Emil (francês), já foram pelo menos umas 10 vezes lá, quando moravam em Paris, e não conheceram nem metade do Louvre.

➡️ Leia também: Francês para Viajar: 10 frases essenciais

Roteiro em Paris: tarde

Não perca tempo na hora do almoço, recomendamos que pegue um sanduíche numa boulangerie, como os franceses têm costume de fazer. Assim, poderá comer rápido e continuar os passeios.

Siga a pé pelo Jardin des Tuileries, típico jardim à francesa, com sua bela simetria. Ao seguir em frente e passear por lá, você vai chegar na Praça da Concórdia, que era uma praça real e, na época da Revolução Francesa, foi palco para a guilhotina.

Praça da Concórdia em Paris
Praça da Concórdia em Paris

Continue andando e chegará na famosa avenida Champs Elysées, um local que mistura franceses e turistas, pois é um centro de grandes escritórios e negócios. Aproveite para admirar (e, se quiser, entrar) as lojas de alta costura.

A simetria dessa avenida é incrível! De um lado você vê o Arco do Triunfo, com os prédios modernos do centro corporativo e La Défense ao fundo, do outro a Concórdia e a pirâmide do Louvre.

Essa avenida começou a fazer sucesso em 1900, com a chegada do luxo na capital. Quando estiver nessa região, você pode entrar na loja de doces La Durée e comprar um famoso macaron, do sabor que desejar, para experimentar essa delícia da gastronomia francesa.

Macarons, tradicionais na culinária francesa
Macarons, tradicionais na culinária francesa

Arc de Triomphe e Tour Eiffel

No roteiro da tarde, ainda cabem algumas visitas a pontos famosos! Então, continue em frente, pela Champs Elysées até chegar no Arc de Triomphe (Arco do Triunfo), dê uma volta para admirar e tirar fotos e, se quiser, pode subir no monumento para conferir a vista.

Arco do Triunfo em Paris
Arco do Triunfo em Paris

A próxima parada é a romântica Tour Eiffel (Torre Eiffel) e você pode chegar lá de ônibus – pegue o 30, saindo do Arc de Triomphe, com descida em Trocadéro – ou à pé, que achamos mais interessante, para apreciar as ruas pelo caminho.

Em 30 minutos, você passará pelo ponto de fotos da Torre, que é o Trocadéro, e pode descer até chegar mais perto do monumento histórico. Se tiver tempo, você pode subir na Torre e ter uma visão panorâmica da cidade.

💡  Você sabia? A Tour Eiffel foi inaugurada por Gustave Eiffel na exposição universal de 1889. No período noturno, ela brilha muito e recomendamos que, numa viagem com mais dias, programe uma visita de dia e outra à noite. É muito especial apreciar a Torre das duas formas.

Emil e Roberta na Torre Eiffel, com as luzes noturnas.
Emil e Roberta na Torre Eiffel, com as luzes noturnas.

Roteiro em Paris: noite

Aproveite o fim do dia para visitar a Basílica do Sacré Coeur. Para chegar lá, saindo da Torre, pegue o ônibus 30 e desça em Pigalle. Depois dessa última parada, é hora de matar a fome!

Sacré Coeur
Sacré Coeur

Nossa dica é apostar em uma das opções de restaurantes em Montmartre. O bairro conta com lindas ruelas, com típicos cafés parisienses e bastantes artistas de rua vendendo quadros, imagens e caricaturas. Uma experiência que vai ficar marcada para sempre!

Mas, para aproveitar sua viagem a Paris ao máximo, nós recomendamos que você chegue lá falando francês. Isso vai tornar sua viagem muito mais autêntica, te permitir conversar com os franceses e mergulhar ainda mais na cultura local.

Vlog 🇫🇷 Viajar na França

Se você for passar mais de 1 dia na Cidade Luz, não deixe de assistir nosso vlog sobre o que fazer durante sua estadia parisiense! Nós, Roberta e Emil, já moramos em Paris e, sempre que podemos, pegamos um trem em Rennes (onde moramos atualmente) e aproveitamos para descobrir ainda mais a capital francesa. ❤️ Confira mais dicas no vídeo abaixo:

Aprender francês com nosso Minicurso Gratuito

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.