Se você sonha ou deseja estudar na França, este texto é para você! Aqui, vamos explicar um passo a passo detalhado de como conseguir entrar em uma universidade francesa.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Campus France, agência oficial do governo francês responsável pela promoção dos estudos superiores universitários na França. Qualquer pessoa estrangeira que deseja ingressar no ensino superior francês vai precisar passar pelo Campus France.

A Campus France não é uma agência privada de intercâmbios ou de viagem e sim um braço do governo francês, ligado à embaixada da França. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Ao longo deste artigo, você vai encontrar links úteis relacionados ao Campus France e às dicas que vamos te dar aqui! Cest parti ? Allons-y !

Quais são as vantagens de estudar na França?

A primeira vantagem é que você vai fazer um mergulho na cultura francesa. Se esse é o seu sonho ou se você se identifica com o estilo de vida francês, essa é uma grande oportunidade. Estudando na França, você vai conhecer o país a fundo e de forma autêntica, durante pelo menos um ano. 

A segunda vantagem é ter um grande diferencial no seu currículo. Afinal, quem consegue estudar em um país diferente chama atenção tanto no mercado de trabalho quanto na carreira acadêmica.

Se você é apaixonado pela cultura francesa, deseja viver o idioma francês 100% do seu dia, conhecer novas pessoas e abrir a mente para novos horizontes, continue lendo esse texto!

É preciso falar francês para fazer faculdade na França?

Uma pergunta que muitos brasileiros Afrancesados se fazem nesse momento é: “preciso falar francês para estudar na França?” A resposta é sim

A maioria das universidades exigem um nível de proficiência em francês, afinal, os cursos e provas são em francês, tanto nos cursos da graduação quanto da pós. 

Existem, claro, exceções – alguns cursos são em inglês. Mas, independente da sua escolha, falar francês é sempre a melhor decisão. 

Dessa forma, você vai viver uma experiência autêntica e interagir com pessoas, fazer amigos e se relacionar com a comunidade acadêmica.

Se você desanimou nesse momento por ainda não ter proficiência no idioma, não fique triste! A boa notícia é que o Curso de Francês Método Afrancesados abre periodicamente para novas vagas e você pode se inscrever no link ao final do artigo.

Tem limite de idade para estudar na França?

Outra pergunta comum é se há um limite de idade para estudar em universidades francesas. A resposta é não! Você pode estudar na França com qualquer idade. Assim como no tópico anterior, existes exceções, pois algumas bolsas de fato têm limite de idade.

Mas isso não é impeditivo para você realizar o seu sonho! Basta buscar bolsas que não delimitam idade ou optar por estudar sem a bolsa.

Estudar na França: como fazer a candidatura passo a passo?

Se você realmente tem interesse em estudar na França, fique sempre atento(a), pois as candidaturas para começar a estudar em setembro acontecem geralmente no final do ano anterior!

Para saber os prazos de candidatura, basta clicar aqui.

Antes de vermos cada passo, é importante saber que o processo é quase todo online, ou seja, é muito prático. Mais uma vantagem!

1. Escolha os cursos universitários de sua preferência

No site do Campus France, você vai encontrar um catálogo completo dos cursos disponíveis para se candidatar. É possível escolher até 7, por nível de estudos e por área de interesse.

A graduação na França tem duração de 3 anos e é chamada de Licence. No site, você vai encontrar as opções Licence 1 (L1), Licence 2 (L2) e Licence 3 (L3), ou seja: 1º, 2º e 3º ano de graduação, respectivamente. 

Já a pós-graduação na França é feita em dois anos, chamados de Master 1 (M1) e Master 2 (M2) – ou seja, 1º e 2º ano de pós-graduação, respectivamente. Escolha a opção que você achar que se encaixa melhor à sua realidade. 

É possível escolher até 7 opções. Dica: anote suas escolhas, porque você vai precisar delas nos próximos passos.

Para ir ao catálogo e escolher seu curso de graduação (L1, L2 ou L3), clique aqui

Para ir ao catálogo e escolher um curso de pós-graduação (M1 ou M2), clique aqui.

 2. Cadastre-se na plataforma do Campus France

Após entrar no site, o próximo passo é criar um dossiê online, que é basicamente uma conta pessoal online com os seus dados.

Clique aqui para começar a fazer seu cadastro na plataforma do Campus France, a Études en France.

3. Prepare sua candidatura na plataforma do Campus France


Após se cadastrar na plataforma Études en France, você deve ir na área “Meu percurso e meus diplomas”.

Nesta área, você deve colocar tudo o que for pertinente dentro da sua trajetória universitária, como por exemplo:

  • Currículo (CV)
  • Carta de recomendação de professor universitário
  • Carta de recomendação de empregador
  • Histórico de notas da universidade

É também nessa etapa que você precisa provar nível de proficiência em francês, com seu diploma de um dos exames oficiais do idioma: o DELF, DALF ou TCF.

Cada universidade tem autonomia para decidir o nível mínimo de francês exigido para cada curso. Geralmente, o nível solicitado é o B2, mas alguns cursos pedem o C1.

É ainda nesta etapa 3 que você precisa provar seu nível de estudos. Ou seja, para se candidatar a qualquer curso de graduação (L1, L2 ou L3), você precisa provar que completou no Brasil o ano universitário anterior ao nível desejado. 

Exemplo: se você quer estudar Direito a partir do segundo ano de graduação (L2), precisa comprovar que concluiu um ano de estudos universitários em direito no Brasil. Já para os cursos de pós-graduação (M1 e M2), você precisa ter um diploma universitário. 

🏅 Dica de ouro: Todos os documentos oficiais (ou seja, aqueles emitidos por uma instituição, como universidades) precisam de tradução juramentada. O diploma é um deles. 

Já os documentos não oficiais, como por exemplo o seu CV ou carta de recomendação de um empregador, podem ser traduzidos por você direto para o francês.

4. Escolha os cursos

Estamos quase lá! Lembra dos cursos que você escolheu no Passo 1? Agora é hora de buscar e selecionar cada um deles dentro da plataforma Campus France.

Como falamos lá em cima, você pode se candidatar a até 7 cursos diferentes. Basta selecionar os seus preferidos dentro da plataforma Études en France.

Pra cada um, você pode (e deve) escrever uma motivação diferente (até 1.500 caracteres), dentro do próprio dossiê. Essa motivação deve ser direto ao ponto, sem formalidades como fórmulas para iniciar e finalizar uma carta – esqueça isso! 

Nessa motivação, a ideia é ser sucinto e explicar porque esse curso é tão importante para o seu percurso profissional e acadêmico. Para isso, pesquise muito sobre a universidade e o  curso em questão para embasar o seu argumento. 

Entenda o contexto para o qual está se candidatando e escreva a motivação com o objetivo de chamar a atenção da universidade. Resumindo, você vai simplesmente explicar porque merece e deseja fazer tal curso nessa instituição de ensino – em francês, claro. 

Recomendamos que você entre nos sites das universidades e busque o máximo de informações possíveis. Assim, você vai conseguir fazer uma motivação boa, convincente e pertinente, o que aumenta suas chances de ser aceito(a) nos cursos que escolheu.

Para aprender como fazer uma carta de motivação, clique aqui.

5. Submeta seu dossiê ao Campus France

Agora é a hora de submeter seu dossiê de candidatura ao Campus France! Para a submissão, há uma taxa a ser paga ao Campus France para que eles tratem, avaliem e corrijam o seu dossiê.

Isso evita que você repasse para a universidade uma submissão com erros ou documentos faltando. Caso seja necessário, eles ainda disponibilizam funcionários para responderem todas as suas dúvidas e te ajudarem no processo.

6. Faça a entrevista com o Campus France

Se estiver tudo certo com seu dossiê, você será convocado(a) pelo Campus France para fazer uma entrevista! 

A entrevista é presencial e há possibilidade de ser marcada na maioria das capitais do Brasil.

Se a sua candidatura for para cursos em francês, a entrevista é em francês. Se for para cursos em inglês, a entrevista será em português.

Lembrando que a entrevista não é eliminatória, mas serve para verificar documentação e verificar seu nível de francês. 

Ou seja, você deve levar todos os documentos originais do seu dossiê para a entrevista e chegar lá com o francês afiado.

Na entrevista, você deve explicar seu projeto de pesquisa ou objeto de estudo – ou seja, basicamente o que você preparou para escrever a motivação, só que defendido de forma oral. Por isso, lembre–se de caprichar bem na motivação em francês para conseguir um bom resultado na entrevista.

7. Escolha definitiva da universidade e curso para estudar na França

Depois da entrevista, o seu dossiê é finalizado pelo Campus France e enviado para as faculdades decidirem se aceitarão sua candidatura ou não. É hora de cruzar os dedos e torcer bastante!

Você pode receber até 7 aceites. É possível consultar cada aceitação das universidades diretamente no seu perfil na plataforma do Campus France. Depois disso, o último passo é escolher definitivamente qual o curso, entre os sete escolhidos, você vai realmente querer fazer.

Como fazer faculdade na França com bolsa de estudos?

Normalmente, é preciso pagar pelos estudos na França, mas fazendo a candidatura pelo Campus France, você já concorre automaticamente a uma exoneração: a Bolsa Bienvenue en France, oferecida pela Embaixada da França no Brasil. Legal, né?

O critério de seleção dessa bolsa é a excelência acadêmica do candidato. Então, estude bastante! Além dessa, há várias outras bolsas de estudos as quais você pode se candidatar por fora do Campus France. 

No site do Campus France, é possível acessar um catálogo completo para você ver as bolsas disponíveis e escolher quais delas você quer concorrer. Basta clicar aqui.

Depois de cumprir todo o passo a passo, basta tirar o seu visto de estudante num consulado francês e ir à França estudar. Bon voyage et bonnes études!

LEIA TAMBÉM: Francês Para Viajar: 10 Frases Essenciais

🚀 Caso você ainda precise treinar o francês da vida para aplicar, não tem problema: o Curso de Francês Método Afrancesados® tem sempre uma lista de espera para novas turmas. Clique aqui e se inscreva! 

▶️ Não esqueça de se inscrever também no nosso canal do YouTube para mais novidades.

🎁 Antes de ir embora, que tal um presente? Acesse o Minicurso de Francês Gratuito do Afrancesados!

Leave a Reply

Your email address will not be published.