Escrever em francês é uma tarefa difícil para muitos estudantes. É que a linguagem escrita é bem diferente do francês “falado”: há muitos acentos, letras duplas e diversas letras que, apesar de escritas, não se pronunciam oralmente. Mas não deixe isso te desanimar no processo de aprendizagem!
Se você quer melhorar a sua escrita, seja para escrever um e-mail, um texto, uma mensagem nas redes sociais ou até mesmo um poema em francês, esse texto é para você. A seguir, vamos te ensinar 5 dicas para escrever bem (e cada vez melhor) em francês.
C’est parti? Allons-y!
1. Leia em francês
Quem quer escrever bem em francês, deve ler em francês! É assim que você vai absorver a forma correta de escrever o francês da vida real. Aqui no blog, já ensinamos técnicas para ler em francês, mas você também pode começar lendo os jornais Le Parisien, Le Monde ou o L’Équipe, se gostar de esportes.
Nossa dica é que você priorize sempre os livros, revistas e jornais que já são reconhecidos na França (ou em países francófonos), pois essas são as fontes mais confiáveis para ler o idioma escrito corretamente.
2. Treine a sua escrita
Para atingir a excelência, é preciso praticar! Com a escrita, não é diferente. Após ler algo em francês, tente escrever um resumo do que você entendeu. Outra tática, que já comentamos no artigo Como Montar Frases Em Francês, é escrever a sua agenda do dia em francês.
Ao escrever, replique as estruturas que aprendeu nos textos e, se faltar vocabulário, procure no dicionário e adicione às suas frases. Busque escrever frases completas, não escreva somente palavras soltas ou listas de vocabulário. Isso porque as frases completas te ajudam a aprender com contexto, o que vai te ajudar a escrever melhor no futuro.
3. Tire sempre suas dúvidas
Você pode elevar o seu conhecimento de forma constante tirando as suas dúvidas conforme o aprendizado vai avançando. Isso vale para sua escrita e também para outras habilidades, como ler e falar em francês.
Afinal, é assim que consolidamos o que aprendemos de forma correta. Tirando as dúvidas durante o processo, você evita carregar possíveis erros na sua jornada, que podem paralisar o aprendizado e atrapalhar a sua compreensão do francês.
4. Corrija sua escrita
Essa dica está totalmente relacionada à anterior, pois a melhor forma de melhorar a sua escrita – de forma sólida e durável – é percebendo os seus erros e corrigindo-os. Tenha autocrítica com o seu francês! Isso não significa que você deve achar tudo que escreve ruim, e sim que deve apurar o seu olhar para identificar onde está falhando.
Conforme o seu repertório vai aumentando, seja por meio das aulas ou leituras, você também vai desenvolvendo um critério maior com o que escreve. Isso é progressivo, leva tempo e não é algo milagroso. Por isso, não se culpe por precisar corrigir a sua escrita.
💡 Dica de ouro: enquanto você ainda está aprendendo e criando repertório, a tecnologia pode te ajudar. Escrevendo na plataforma Google Docs, você pode configurar o idioma para francês e, enquanto estiver escrevendo por lá, o próprio mecanismo do Google vai corrigindo a sua ortografia e sugerindo melhorias.
No vídeo a seguir, disponível no Canal Afrancesados do Youtube, te mostramos como fazer. Confira e inscreva-se no canal para aprender mais táticas como essa!
5. Encare seus erros como uma oportunidade
“Contanto que você esteja aprendendo, não está falhando”. A frase é do artista Bob Ross e tem tudo a ver com essa dica. Errar é natural e faz parte do processo de aprendizado, por isso, acredite em si mesmo e passe por cima do medo de errar.
A verdade é que se você ainda não errou em francês, é porque ainda não aprendeu ou não treinou o suficiente! Se permita sair da sua zona de conforto e você vai ver como o seu aprendizado pode avançar muito mais rápido! Afinal, erros não são fracassos.
Escrever em francês da melhor forma
Podemos resumir essas dicas em um grande processo, no qual cada etapa é importante: criar repertório, treinar, errar, corrigir seus erros e… repetir! E nós estamos aqui para te ajudar a continuar aprendendo.
Ah, antes de ir embora, que tal um presente?
🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.