Sinceridade total: esqueça a fluência se você não souber montar frases em francês! Esse é um ponto essencial para quem quer dominar o idioma. Afinal, como conversar de forma fluida e natural com um nativo ou fluente se você não é capaz de criar uma simples frase?

A verdade é que não é possível afirmar que você fala francês sem essa habilidade. Mas, infelizmente, isso acontece com a maioria dos estudantes da língua e nós vamos te explicar o porquê – e como evitar que essa seja a sua realidade.

Por que estudantes de francês têm dificuldade em montar frases

A maioria dos estudantes que não sabem como montar frases em francês possuem algo em comum: iniciaram os seus estudos em escolas tradicionais de francês. Essas instituições utilizam o método tradicional de estudo de línguas, que é 100% focado na gramática e não no francês da vida real.

Isso é um problema porque, ao focar nas tecnicidades da língua francesa e não no seu uso cotidiano, a compreensão oral e a habilidade verbal do aluno ficam, de fato, só na teoria. No método tradicional, você vai aprender as regras de gramática, como conjugações de verbos (présent, passé-composé, imparfait…). 

A consequência desse tipo de ensino é levar o aluno a pensar palavra por palavra, criando uma tendência ao seguinte ciclo vicioso:

  1. Pensar em português, buscando o equivalente francês de cada palavra;
  2. Tentar encaixar cada palavra nas tecnicidades da língua;
  3. Gerar frases robóticas e sem sentido, muitas vezes com erros;
  4. Perder tempo na hora de montar as frases, o que no meio de uma conversa com nativos e fluentes pode comprometer toda a situação.

Após esse ciclo, o estudante pode, ainda, desenvolver um bloqueio e uma frustração com o idioma, que vai ficar travado ao encontrar tantas barreiras para montar uma simples frase em uma conversa. 

Como montar uma frase em francês

1. Pare de pesquisar conjugação de verbos

O primeiro passo é parar de pesquisar conjugações e listas de verbos em francês! Isso pode te confundir e levar ao ciclo vicioso citado acima. 

2. Foque no francês que é utilizado 80% do tempo

Em segundo lugar, comece a focar no que é útil, ou seja, no grupo de estruturas frasais que são realmente utilizadas no francês da vida real, aquele que é falado no dia a dia. 

No Método Afrancesados, aplicamos o Princípio de Pareto no aprendizado do idioma francês e identificamos que, ao aprender 20% do campo semântico francês REALMENTE falado por fluentes e nativos já te garante fluência em 80% das situações reais e cotidianas. 

Saiba mais no artigo Como aprender francês em pouco tempo?

3. Exponha-se às estruturas e padrões da língua

Nenhuma frase que você deseja falar em francês será realmente nova, já parou para pensar nisso? E nem no português! Se eu comentar com um amigo, por exemplo, que gosto de comer, não será a primeira nem a última vez que a frase “eu gosto de comer” será dita por alguém no nosso idioma.

Então, não se preocupe em criar “do zero” as suas frases e prefira se expor às estruturas frasais que já existem e possuem contexto. Quando você começar a absorver as estruturas, já poderá replicá-las e imitá-las de forma simples e fluida, pois estará colocando em prática aquilo que aprendeu.

4. Tenha um expert para te mostrar quais são as estruturas e padrões mais usados

De fato, fica complicado colocar em prática as construções que você aprendeu se você não sabe quais realmente importam. Sem um expert em francês para te mostrar que a  frase possui uma estrutura que pode ser replicada em outras situações, você (que não conhece a língua ainda) pode ficar em dúvida. 

No nosso método, te mostramos quais são as estruturas mais usadas do francês e como identificá-las sem se perder na parte técnica (saiba como fazer parte das próximas turmas no final deste artigo).

5. Imagine frases como blocos e reproduza as estruturas

Agora que você sabe que deve focar em estruturas frasais e padrões mais usados na língua francesa, vem aí a dica de ouro: enxergue as frases como blocos! Vamos supor que você quer aprender a falar “Eu gosto de viajar” em francês e já identificou, nos seus estudos, que a estrutura usada para falar que gosta de alguma coisa em francês é J’aime + [verbo]. 

Pronto! Visualize essa estrutura como um bloco, no qual agora você só precisa trocar o verbo pelo que deseja comunicar:

J’aime + manger = Eu gosto de comer

J’aime + voyager = Eu gosto de viajar

Imitando a estrutura e trocando o verbo, montar frases fica muito mais simples, fácil e natural. À medida que você for aprendendo estruturas mais complexas, as suas frases vão ganhando novas camadas! Por exemplo:

J’aime voyager (primeira frase montada) + parce que c’est intéressant (nova estrutura aprendida) = J’aime voyager parce que c’est intéressant (Eu gosto de viajar porque acho interesante).

Em resumo, montar frases não é como desenhar em uma folha em branco, é como juntar as peças de um quebra-cabeça. Quanto mais peças, mais interessante fica o resultado final!

Aprender francês com o Método Afrancesados

Continue o seu aprendizado! Inscreva-se na lista de espera do Curso de Francês Método Afrancesados®. Clique aqui para ser avisado quando novas turmas estiverem abertas. Enquanto isso, não esqueça de se inscrever no Canal Afrancesados, no YouTube, para acessar as nossas aulas gratuitas:

🎁 Antes de ir embora, que tal um presente? Acesse o Minicurso de Francês Gratuito do Afrancesados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.