Já aconteceu de você querer falar francês e as palavras não vêm a sua mente? Provavelmente bateu um medo, uma angústia, aquela suadeira na hora de conversar e sua memória falhou… você ficou completamente travado, deu branco total e não teve como continuar a conversa. Fique tranquilo: você não é o único!
Isso é super natural e é um problema muito comum entre os estudantes de francês. Para te ajudar a não passar por isso e a se sair bem quando isso acontecer, vamos te dar 7 dicas para destravar a sua fala em francês.
Atenção: leia até o final, porque vamos te dar dicas também de como evitar ter branco na hora de falar em francês. Com certeza você vai sair desse artigo com mais confiança. C’est parti ? Allons-y !
O que fazer quando dá branco na hora de falar francês?
Em primeiro lugar, é muito importante entender que esse “branco” pode afetar todo mundo e por diversas razões. Por isso, não se culpe quando isso acontecer. A melhor forma de contornar a situação é você ter algumas cartas na manga para lidar com ela. Você vai ver como a sua comunicação em francês vai melhorar e ficar mais fluidas com as seguintes dicas:
1 – Use trejeitos pra mostrar que está pensando
Dentro da sua própria fala, você pode sinalizar que está procurando por um termo ou palavra adequados para aquele momento. A forma mais usada, a clássica, para fazer isso é dizer “Euuuh…”. Para emitir o som, você vai fazer um “e” misto: coloque a boca no formato de “ô” e faça o som de “ê”. Para saber mais, leia Sons do “e” em francês: exemplos e dicas de pronúncia.
E não precisa se preocupar em parecer estranho(a), pois os franceses (e francófonos no geral) usam isso o tempo todo. Observe o exemplo abaixo:
- Je voudrais… euh… une carafe d’eau, s’il vous plaît. (Eu gostaria..hmm…de uma jarra de água, por favor.)
2 – Peça ajuda para a pessoa com quem você está falando
Outra solução é você perguntar claramente o que está procurando para o seu interlocutor(a). Nesse caso, descrever o que se quer te ajuda muito. A formulação da frase fica assim:
- Comment on dit déjà… ? (Como se diz …. ?)
Depois, basta você completar com uma descrição ou então, caso a pessoa fale uma segunda língua em comum com você, inseri-la na pergunta. Veja os exemplos abaixo:
- Comment on dit déjà que la bouteille d’eau est gratuite dans le restaurant ? (Como se fala que a garrafa de água é gratuita no restaurante?)
- Comment on dit déjà « jarra de água da torneira » en français ? (Como se diz “jarra de água da torneira” em francês?)
Se você não está entendendo essa história de água gratuita, leia Falando francês no restaurante: 23 frases essenciais.
Além disso, na hora do branco, você também pode perguntar o antônimo (contrário) ou sinônimo de alguma coisa. Esse pedido de ajuda pode ser muito eficaz na hora de conversar em francês! Veja a formulação básica + exemplos:
- Quel est le contraire de… ? (Qual é o contrário de…?)
- Quel est le contraire de petit ? (Qual é o contrário de pequeno?)
- Quel est le synonyme de…? (Qual é o sinônimo de…?)
- Quel est le synonyme de difficile ? (Qual é o sinônimo de difícil?)
Dessa forma, você não vai travar, mas vai trazer a pessoa pra te ajudar a se expressar melhor. Isso gera mais engajamento e interação na conversa. Experimente!
3 – Escreva o que não está conseguindo dizer
Isso pode acontecer quando você esqueceu como pronunciar a frase ou palavra ou simplesmente porque deu nervoso na hora e você travou. Se estiver em um contexto em que pode pegar um papel e uma caneta, ou então seu celular, escreva! Assim, a pessoa vai entender aquilo que oralmente não estava sendo possível. Basta você dizer:
- Je vais écrire ! (Eu vou escrever!)
E então escreva, por exemplo, carafe d’eau (garrafa de água). Quer dicas de como melhorar sua pronúncia em francês? Confira nosso Guia de pronúncia francesa: 4 segredos infalíveis.
4 – Deixe a perfeição de lado!
Não vamos mentir: Vai acontecer de você falar francês errado! Por isso,não fique pensando por horas no que falar buscando falar de forma perfeita, rebuscada. Errar faz parte do processo e vai te ajudar a acertar da próxima vez.
Muitas vezes, é essa busca por falar de forma perfeita que te faz travar totalmente e ter branco na hora da conversa. Lembre-se de que o seu objetivo em francês é se comunicar e não falar perfeitamente! Até porque isso não existe, nem para um(a) nativo(a). Se você errar na pronúncia, usar uma palavra menos precisa, confundir a conjugação do verbo, mas a pessoa entender, seu objetivo foi atingido!
Isso quer dizer que você vai falar sempre errado? Não. Se você estiver aprendendo progressivamente e treinando, pouco a pouco você vai acertar mais. Não deixe de treinar e falar porque está com medo de errar, isso acelera seu aprendizado e seus acertos para as próximas vezes.
Pense que a pessoa que está na sua frente não fala português, você é quem aprendeu francês e está tornando essa comunicação, essa experiência possível. Você arrasa!
Dicas para não esquecer o vocabulário na hora de falar francês
5 – Foque seus estudos apenas no Francês da vida real®
Quando você aprende o francês que é usado no cotidiano pelos nativos, com foco nas frases e estruturas mais úteis e usadas, você está fazendo uma imersão direto na fonte, do francês que você precisa falar. Você está se preparando para falar francês de verdade. E essa é a melhor forma de você estar mais confiante e pronto para falar francês na hora H, sem ficar com esses brancos e essas travas.
Porque quando você aprende dessa forma, você consegue formar suas frases com muito mais facilidade e sem quebrar a cabeça com coisas inúteis. Por isso, não fique se estressando procurando regras de gramática e tentando decorar tabelas de conjugação. Porque na hora de falar, é muito mais simples e rápido você buscar frases e estruturas da vida real que você já estudou e treinou.
Por saber que essa é a forma mais rápida e eficiente de chegar na fluência em francês, que criamos um curso completo online focado 100% por cento no Francês da vida real®, o Curso de Francês Método Afrancesados (CFMA). Veja o depoimento da nossa aluna Ive:
6 – Anote as frases e estruturas úteis do Francês da vida real® no seu caderno
Isso vai te ajudar a memorizar melhor o que for aprendendo e você pode (e deve) levar seu caderno de anotações quando for falar francês para colar quando necessário. Se você sabe qual é a situação que você vai precisar falar em francês (Por exemplo, uma entrevista para visto ou trabalho, situações de viagem como imigração, compras, resolver problemas no hotel, pedir informações, visitar lugares, etc).
No CFMA, nós preparamos nossos alunos às mais diversas situações da vida real, para que consigam falar de forma confiante, fluida e natural em francês. O curso é completo, do zero ao avançado, com todo o conteúdo focado no Francês da vida real®, tudo organizado, com todo o material incluso pra você.
Além disso, você pode contar com o suporte da nossa equipe bilíngue para tirar todas as suas dúvidas. Ou seja, é realmente completo, progressivo e estruturado, diferente das aulas do Youtube ou aqui no blog. Mas se você gosta das aulas aqui, com certeza você vai amar o curso!
7 – Viva o francês
Por fim, um conselho extremamente, senão o mais importante: Faça uma imersão real na língua francesa.Se você quer falar francês com naturalidade, você precisa aprender todos os dias. E, para isso, não precisa estudar 2h por dia.
O mais importante é você ter contato com o francês todos os dias, mesmo que seja por meia hora. Estudar, tentar lembrar de frases de cabeça, ouvir um áudio, ver um filme, etc. Seu cérebro percebe que esse idioma é importante e lembra melhor o vocabulário francês.
Se você tem contato com ele a cada dia, você está preparando seu cérebro a lembrar do francês todos os dias, a viver o francês. Isso vai fazer com que seus brancos sejam cada dia menores. Por isso, se você tá aqui, você tá no caminho certo, quer melhorar. Continue comme ça !
🇫🇷 Quer saber mais sobre o Curso de Francês Método Afrancesados (CFMA)? Basta acessar este link.
Quer ver este conteúdo em vídeo? Clique na imagem abaixo:
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.
1 Resposta a "7 dicas para falar francês sem travar"
Adorei as 7 dicas da Roberta, sobre aprender françês, eu sei ler, tenho boa pronúncia, percebo quase tudo, mas tenho dificuldade em falar.