ler em francês

Ler em francês é fundamental para imergir totalmente no seu aprendizado do idioma. Por meio dos livros, enriquecemos nosso vocabulário e aprendemos estruturas úteis do francês da vida real. E já dizia Fernando Pessoa: ler é sonhar pela mão de outrem!

Infelizmente, muitas pessoas não gostam de ler livros escritos em idiomas estrangeiros, por mais que sejam leitores ou leitoras exemplares em seu idioma nativo. Isso acontece porque, em primeiro lugar, há muita expectativa em absorver todo conteúdo do livro, o que leva essas pessoas a interromperem a leitura para procurar palavras no dicionário.

Mas essa não é uma forma prazerosa de ler, concorda? Por mais que você adore livros, parar para abrir o dicionário a cada cinco minutos não vai te garantir uma boa experiência lendo em francês – afinal, ninguém merece ficar parando o tempo todo.

Por isso, trouxemos 4 passos simples e fundamentais para você começar a ler em francês da melhor forma, respeitando o seu ritmo e seu tempo de aprendizado. C’est parti ? Allons-y!

Passo a passo para ler em francês

1. Comece com livros simples

Se você ainda é iniciante no idioma, comece pelos livros de literatura infantil! Esqueça o preconceito: livros para crianças também possuem qualidade técnica e histórias encantadoras. Por terem uma linguagem mais simples, são adequados para quem ainda está nos primeiros níveis de francês. Neste link, você encontra 3 sugestões de ótimos livros infantis em francês.

2. Aceite que você está aprendendo

Ainda que você seja um(a) devorador(a) de livros no seu idioma nativo, um livro escrito em outra língua jamais será lido no mesmo ritmo. Então não se cobre para terminar leituras de 200 páginas em dois dias só porque você já está habituado a ler rápido em português! Caso tenha objetivos muito complexos quando começar a ler em francês, você pode acabar desmotivado e desistindo da leitura – e, consequentemente, do aprendizado.

Por isso, saiba de antemão que você não vai entender todas as palavras do livro nesse momento (inclusive, você sequer precisa), mas vai captar a história pelo contexto ao identificar as palavras mais úteis. Essa é a chave para ler em francês de forma eficaz!

Para isso, você não precisa parar a cada duas palavras para consultar no dicionário, mas ler algumas frases e procurar as palavras que se repetem ou te impedem de entender o contexto daquele parágrafo ou página. Vamos falar sobre isso no passo seguinte.

3. Não procure palavra por palavra no dicionário

Como dissemos anteriormente, você não precisa entender todas as palavras nas suas primeiras leituras em francês. O ideal é entender o contexto da história: quem são os personagens, onde estão, quais os conflitos da história. 

Para isso, procure no dicionário somente as palavras que te impedem de compreender o contexto do livro, assim como as palavras que se repetem muito. Afinal, se ela é constantemente repetida, vale a pena procurar e aprender! Muitas vezes, essas palavras são utilizadas para interligar as frases e é importante saber o que elas significam. 

🥇 Dica de ouro: não divague em outros fatores, como gramática e acentuação, para não perder o foco no entendimento da história. Ficar procurando regras pode atrapalhar o aprendizado do francês.

4. Não desista

Se mesmo com essas dicas você achar a leitura muito desafiadora para o seu nível de francês, não desista! Estabeleça uma meta realista, mais condizente com a sua realidade, como por exemplo ler uma página por dia. Isso não é um demérito e pode te fazer aprender melhor a longo prazo. Com o tempo e com os estudos em dia, o aprendizado e a leitura vão se tornar muito mais dinâmicos e fluidos. 

LEIA TAMBÉM ➡️ Como estudar na França: passo a passo

Como ler em francês: um resumo

1. Só procure no dicionário palavras que estão te impedindo de entender o contexto da história;

2. Palavras que se repetem demais também merecem ser procuradas;

3. Não precisa ir atrás de conjugações e regras de gramática;

4. Não desista!

Com essas dicas, você vai ler e absorver o francês de forma natural, na qual ele é falado e escrito nos livros. Assista também ao vídeo sobre esse assunto no canal do Afracesados no YouTube (aproveita para se inscrever e conferir todas as nossas aulas):

🚀 Fazendo o Curso de Francês Método Afrancesados®, você vai ler em francês com muito mais facilidade. Clique aqui e inscreva-se na lista de espera para novas turmas!

🎁 Antes de ir embora, que tal um presente? Acesse o Minicurso de Francês Gratuito do Afrancesados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.