Ler em francês é fundamental para imergir totalmente no seu aprendizado do idioma. Por meio dos livros, enriquecemos nosso vocabulário e aprendemos estruturas úteis do francês da vida real. E já dizia Fernando Pessoa: ler é sonhar pela mão de outrem!
Por isso, trouxemos 4 passos simples e fundamentais para você começar a ler em francês da melhor forma, respeitando o seu ritmo e seu tempo de aprendizado. C’est parti ? Allons-y!
1. Comece com livros simples
Se você ainda é iniciante no idioma, comece pelos livros de literatura infantil! Esqueça o preconceito: livros para crianças também possuem qualidade técnica e histórias encantadoras. Por terem uma linguagem mais simples, são adequados para quem ainda está nos primeiros níveis de francês.
📚 Conheça nossas dicas de 3 livros em francês para iniciantes.
2. Aceite que você está aprendendo
Ainda que você seja um(a) devorador(a) de livros no seu idioma nativo, um livro escrito em outra língua jamais será lido no mesmo ritmo. Então não se cobre para terminar leituras de 200 páginas em dois dias só porque você já está habituado a ler rápido em português! Caso tenha objetivos muito complexos quando começar a ler em francês, você pode acabar desmotivado e desistindo da leitura – e, consequentemente, do aprendizado.
Por isso, saiba de antemão que você não vai entender todas as palavras do livro nesse momento (inclusive, você sequer precisa), mas vai captar a história pelo contexto ao identificar as palavras mais úteis. Essa é a chave para ler em francês de forma eficaz!
3. Não procure palavra por palavra no dicionário
Como dissemos anteriormente, você não precisa entender todas as palavras nas suas primeiras leituras em francês. O ideal é entender o contexto da história: quem são os personagens, onde estão, quais os conflitos da história.
Para isso, procure no dicionário somente as palavras que te impedem de compreender o contexto do livro, assim como as palavras que se repetem muito. Afinal, se ela é constantemente repetida, vale a pena procurar e aprender! Muitas vezes, essas palavras são utilizadas para interligar as frases e é importante saber o que elas significam.
🥇 Dica de ouro: não divague em outros fatores, como gramática e acentuação, para não perder o foco no entendimento da história. Ficar procurando regras pode atrapalhar o aprendizado do francês.
4. Não desista
Se mesmo com essas dicas você achar a leitura muito desafiadora para o seu nível de francês, não desista! Estabeleça uma meta realista, mais condizente com a sua realidade, como por exemplo ler uma página por dia. Isso não é um demérito e pode te fazer aprender melhor a longo prazo. Com o tempo e com os estudos em dia, o aprendizado e a leitura vão se tornar muito mais dinâmicos e fluidos.
🕰 Leia também: Como ter tempo para estudar francês todos os dias.
Para resumir
1. Só procure no dicionário palavras que estão te impedindo de entender o contexto da história;
2. Palavras que se repetem demais também merecem ser procuradas;
3. Não precisa ir atrás de conjugações e regras de gramática;
4. Não desista!
Com essas dicas, você vai ler e absorver o francês de forma natural, na qual ele é falado e escrito nos livros. Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:
Antes de ir embora, que tal um presente?
🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.