Muita gente passa anos estudando, tentando aprender francês e simplesmente não consegue falar o idioma e, muito menos, chegar à fluência. Infelizmente, isso é muito comum, mas a boa notícia é que existem algumas dicas para você saber o que não fazer ao aprender francês.
Se você também já dedicou anos ou meses estudando francês em vão, ou simplesmente não quer que isso lhe aconteça, separamos dicas de ouro para superar tudo isso aqui neste conteúdo.
Os conselhos sobre o que não fazer ao aprender francês são inspirados em situações reais, vividas por Roberta, brasileira e co-criadora do Afrancesados, ao longo do seu aprendizado. Ou seja, exemplos de quem começou do zero e hoje é fluente em francês. Então, vale a pena conferir.
C’est parti ? Allons-y !
Cuidado com métodos tradicionais para aprender francês
Quando Roberta começou a aprender francês, se matriculou em uma escola tradicional de idiomas e fez três anos de curso. Parecia o caminho certo, até ela chegar à França e perceber que mal conseguia entender o que os nativos diziam, muito menos formar uma frase coerente. Foi frustrante e desanimador.
Muitas pessoas passam por essa mesma situação de se sentir incapazes de dominar o francês, mas a verdade é que o problema não está nelas. O verdadeiro obstáculo está no método de ensino tradicional, que se mostra obsoleto e ineficaz.
A maioria das escolas e professores ainda adota um método de ensino ultrapassado, baseado na memorização de regras gramaticais e vocabulário isolado. Esse modelo enfatiza a repetição mecânica e o acúmulo de informações que não são realmente aplicáveis.
Ou seja, os métodos tradicionais de ensino focam em decorar regras e palavras, mas esse formato dificilmente leva alguém a fluência. No tópico a seguir, vamos explicar melhor por que memorizar não é suficiente para aprender francês de verdade.
📖 Leia também: 5 dicas para aprender francês e sair do básico
Não memorize regras gramaticais e palavras isoladas
Como vimos no tópico anterior, os métodos tradicionais de ensino motivam os alunos a gravarem regras gramaticais e longas listas de palavras por tema. Porém, focar essa memorização isolada está longe de ser eficiente e levar a fluência.
Isso porque, ser fluente em francês vai muito além disso. Significa desenvolver habilidades comunicativas reais, como falar, entender, ler e escrever em contexto. A fluência não se resume a tirar notas em provas, mas sim a capacidade de interagir de forma natural em situações cotidianas.
Lembre-se: você não é o Google do francês. E, para conseguir chegar nesse domínio, primeiro você tem de que desenvolver as cinco habilidades básicas do francês, são elas:
- Ler
- Falar;
- Escrever,
- Entender;
- Pensar em francês.
Quando você dominar essas habilidades, a fluência estará muito próxima. Mesmo enquanto não domina essas competências, você vai conseguindo se comunicar, pouco a pouco, progressivamente.
Para chegar lá, você deve focar em aprender o Francês da Vida Real®. Quer saber o que é esse francês? Confira mais detalhes a seguir.
➡️ Aprenda mais: 7 dicas para falar francês sem travar
Aprenda o Francês da Vida Real®
Já vimos até aqui que, para alcançar a fluência, é essencial aprender o Francês da Vida Real®. Para isso, é necessário fazer uma imersão e aprender o idioma que realmente é utilizado pelos franceses no dia a dia.
Isso acontece quando você busca entender o contexto das situações, com diálogos reais e expressões úteis, ao invés de decorar estruturas prontas e palavras soltas. Dessa forma, você terá preparo para se comunicar de maneira autêntica, seja em ambientes informais ou formais.
É por isso que no Afrancesados nosso foco é exclusivamente no Francês da Vida Real®.
O Método Afrancesados propõe um novo caminho para aprender francês: o desenvolvimento de habilidades comunicativas e o foco no francês falado no dia a dia. Por meio dessa abordagem, os alunos aprendem a usar o idioma em situações cotidianas, com frases, expressões e estruturas autênticas, para diversos contextos reais, permitindo uma comunicação natural e fluente.
Agora você já sabe o que fazer para ganhar tempo e aprender o Francês da vida real®, se comunicando com naturalidade e confiança. Lembre-se de estar sempre em contato com conteúdos em francês e de aplicar as técnicas de aprendizagem que ensinamos aqui. Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:
Antes de ir embora, que tal um presente? 🎁
Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.