Aprender um novo idioma é uma jornada emocionante e recompensadora! Mas, muitas vezes, depois de dominar as habilidades iniciais, podemos nos sentir estagnados. Então, se está buscando sair do básico em francês, este artigo é para você.
Reunimos cinco dicas essenciais que o ajudarão a dar um passo à frente em sua jornada linguística. Vamos mergulhar fundo e descobrir como avançar até a fluência em francês.
C’est parti ? Allons-y !
Passo-a-passo: do básico ao avançado em francês
Estudar francês decorando gramática e listas de vocabulário ou fazendo apenas algumas aulas de conversação não é o que vai te ajudar a alcançar um novo patamar no seu aprendizado do idioma. Isso porque, o que você estuda só te bloqueia na hora de falar e não te ajuda a entender o francês falado rápido.
Então, não adianta estudar, estudar e estudar, se esse estudo não está perfeitamente alinhado com seu objetivo. Mas, calma! Se você se sente assim ou até nunca estudou francês na vida, é com os segredos a seguir que você vai começar realmente com o pé direito.
Veja agora qual é o caminho mais eficiente para conquistar a sonhada fluência em francês com as dicas dos nossos professores Emil, francês, e Roberta, brasileira que é fluente em francês.
💡 Confira: Quanto tempo até a fluência em francês?
1. Foque no que realmente importa
Um dos maiores problemas no aprendizado de francês, que impede os estudantes de avançarem de verdade nos estudos, é que as escolas de línguas têm um conteúdo programático, que foi criado lá na época da Revolução Industrial e é praticamente o mesmo até hoje.
Surpreendentemente, as pessoas seguem esse plano cegamente, pois ele nunca foi questionado pelas escolas e professores e o objetivo das aulas é dar o “check” no conteúdo.
Todavia, raras vezes essas aulas, neste formato, levam o aluno à real fluência em francês. Eles servem mais para que o estudante seja um expert em regras de gramática, ao invés de alguém fluente e com habilidade de se comunicar na língua francesa.
Se você quer ser fluente, foque no francês que você precisa dominar para chegar lá: o Francês da vida real ®, como é falado na rua, na televisão, na rádio, nos filmes e séries, escrito nos jornais, nas revistas e nos livros atuais.
💡 Dica: Meios de comunicação na França: informações e links úteis.
2. Siga um ritual de aprendizagem
Você precisa ter uma organização e seguir um passo a passo, que te faça não só absorver conhecimento, mas desenvolver as habilidades das quais precisa para se comunicar em francês de verdade.
Afinal, quem é fluente em francês não é quem estuda mais, quem sabe mais regras decoradas ou quem assistiu mais horas de aula, fluente é quem tem as habilidades comunicativas bem desenvolvidas.
E quais são essas habilidades comunicativas? É o que a gente chama no Método Afrancesados das 5 habilidades do francês: falar, entender o francês falado, ler, escrever e pensar em francês. Antes de mais nada, faça um plano de estudos para desenvolver essas habilidades diariamente e progressivamente.
3. Aprenda sempre em contexto
Sabe aquelas listas de vocabulário típicas dos cursos de francês: “profissões”, “cores”, “números em francês”? Se você aprende isso tudo sem contexto nenhum, você está apenas decorando palavras soltas e não se preparando para usar esse vocabulário na vida real.
Essas listas não estarão num filme, nem na rua na França e você nunca vai precisar usar essa informação organizada dessa maneira – a não ser na prova no seu curso X de francês.
Por isso, você está se esforçando tanto e cansando seu cérebro a decorar essas listas à toa, o que não faz o menor sentido. Portanto, se você quer sair do básico em francês e começar a se comunicar, aprenda sempre novo vocabulário em contexto, com frases úteis, que você poderia ouvir na rua, ler no jornal e falar na França.
4. Aprenda francês todos os dias
Sem pânico! Não precisa ser 2h de estudos por dia, com apenas 15 minutos, você já avança. Até porque, é melhor estudar um pouco todos os dias do que um monte num dia só da semana.
Com essa prática, você mantém o francês ativo na sua memória e economiza esforço do seu cérebro, que já está exausto com tanto perrengue no cotidiano. Mesmo que essa dica pareça óbvia, seja algo já bem comum por aí, ela não pode ser negligenciada. Pode confiar que é com constância no seu aprendizado que você vai chegar mais longe.
5. Aceite que você vai errar
“Só vou falar, quando souber com segurança os verbos do passado”, “só vou escrever uma mensagem em francês, quando tiver certeza que estou escrevendo bem”, “só vou tentar assistir um filme com legendas em francês, quando eu aprender 10.000 palavras em francês”… Na hora de falar, bloqueio total. Isso é familiar para você?
Então, repete com a gente: errar faz parte do processo. Errar é sinal de que você está no caminho certo. Afinal, é errando que você pratica e melhora. Com toda a certeza, seu francês não vai ficar perfeito do dia para a noite, mas você precisa passar pelo processo de “não falo”, “falo pouco e errado”, “falo bastante, com muitos erros”, “falo bastante, com poucos erros” e, finalmente, “sou fluente”.
💡 Pratique: Dicas de pronúncia em francês
Qual o segredo do francês fluente?
Certamente, sair do básico em francês requer dedicação, prática consistente e uma abordagem abrangente, com foco sempre no objetivo. Ao se envolver com a cultura, expandir seu vocabulário, aprofundar-se no Francês da vida real ®, consumir mídia em francês e aceitar que errar faz parte do processo, você estará no caminho certo para alcançar um nível mais avançado de proficiência.
Lembre-se de integrar o francês no seu dia a dia, nem que seja por alguns minutos. A frequência com a qual você está em contato com a língua vai fazer toda a diferença na hora de construir as bases de conhecimento para, em seguida, melhorar a compreensão e a expressão oral em francês. Além disso, treine também a leitura através de sites, blogs e perfis nas redes sociais.
Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:
Ah, antes de ir embora, que tal um presente?
🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da vida real ® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.
2 Respostas a "5 dicas para aprender francês e sair do básico"
Olá, estou empolgada com a metodologia de vocês, vi alguns vídeos e me identifiquei bastante.
As dicas postadas por esse e-mail foi bem interessante.
Agradeço
Rosemeri
Que legal, Rose!
Aproveite para participar da Jornada do Francês da Vida Real que está acontecendo esta semana: https://afrancesados.com/evento-a1/
À bientôt 😉