Roteiro de estudos de francês

Você quer estudar francês no conforto da sua casa, mas não sabe por onde começar? Chegou ao lugar certo! Vamos te provar que isso é possível, com um roteiro de estudos de francês que vai reunir o mais importante no seu processo de aprendizagem.

Agora você não vai mais se questionar se consegue aprender sozinho ou se tem a disciplina para isso, anota as nossas dicas para colocar em prática esta base sólida de estudos e avance no aprendizado do Francês da Vida Real ®.

C’est parti ? Allons-y !

Dicas para seu roteiro de estudos em francês

Com a internet, ficou mais fácil aprender outras línguas, mas o volume de informações pode ser uma distração nesse processo. Além disso, a rotina apressada e cheia de demandas, muitas vezes nos distrai do cumprimento de metas tão sonhadas, como falar francês. Veja, a seguir, nossas dicas para se dar bem neste objetivo.

1. Ter o aprendizado de francês como uma prioridade

Uma das razões pelas quais muitas pessoas não chegam à fluência do francês é a falta de prioridade nos estudos da língua. Isso porque é apenas com a prática e com o tempo que ficamos cada vez mais à vontade com um novo idioma. Para isso, a melhor ferramenta é a organização.

Sabemos que os obstáculos podem e vão aparecer nesse processo de aprendizado, seja a falta de tempo, por causa do trabalho ou da vida pessoal, sejam as próprias dificuldades com a nova língua. Nas horas em que a falta de motivação bater, lembre-se do objetivo principal: seu sonho de aprender francês.

💡Pergunte-se: por que decidi aprender essa língua? Saiba concretamente o que te move, escreva num papel, compartilhe nas redes sociais, prepare um espaço na sua agenda para aprender francês e jamais perca de vista a sua meta. Assim, aprender francês vai se tornar algo natural e um compromisso assumido na sua vida. 

2. Começar o francês pelo mais fácil

Não cometa o erro de pular etapas no seu aprendizado, isso pode causar muitas lacunas e frustrações. Lembre-se de que o francês é, assim como o português, uma língua latina, ou seja, elas possuem a mesma raiz.

Além disso, pense nas primeiras situações que você poderá viver em francês, coisas básicas, como se apresentar ou fazer perguntas sobre uma pessoa. Então, comece com frases curtas e simples, lembrando sempre de aprender as palavras dentro de um contexto, pois isso te ajuda a memorizar melhor o vocabulário.

Nesse sentido, pense nas atividades da sua rotina – situações como “estou com fome” (j’ai faim), “vou trabalhar” (je vais travailler), “cheguei em casa” (je suis rentrée) – e transforme esses pequenos reflexos em frases em francês. Use um bom dicionário se precisar, como o Reverso, e pratique repetidamente, até que isso se torne espontâneo para você.

3. Estabelecer horários fixos

Nem sempre podemos estudar exatamente no mesmo horário todos os dias. Mas, é importante saber em que momento você vai parar para se concentrar nos estudos de francês. Sendo assim, dentro da sua rotina e personalidade, reflita se consegue ser mais produtivo de manhã, à tarde ou à noite – o importante é encontrar o seu momento ideal para estudar.

Uma maneira de não deixar esse compromisso de lado é anotar na sua agenda e colocar um lembrete no celular. Afinal, se você deixar para estudar quando tiver tempo livre, pode ser que esse momento não chegue nunca. Então, organize-se para inserir o estudo de francês de forma precisa e concreta no seu dia a dia. Lembre-se: a língua francesa não vai entrar sozinha na sua cabeça se você não tomar uma atitude.

No nosso Curso de Francês Método Afrancesados® propomos, a cada etapa do curso, um cronograma de estudos. Assim, cada aluno pode adaptar esse cronograma de acordo com sua organização, mas sem jamais perder de vista o seu plano de aulas.

4. Fazer sessões curtas e frequentes de estudos

Você deve se perguntar quantas vezes por semana é o ideal para estudar francês, a verdade é que todos os dias, de preferência. Não veja o seu momento de estudos como algo longo e difícil de ser aplicado. Inclusive, sabemos que é melhor aprender um pouco a cada dia, do que passar horas e horas estudando de uma só vez. 

Comece por sessões de dez ou quinze minutos e não se esqueça de se dedicar inteiramente ao francês nesse momento. Além disso, desligue-se de todas as distrações, como televisão, redes sociais, videogame, elas podem te atrapalhar e fazer você perder tempo. Aos poucos, você pode aumentar a duração das suas sessões de estudos.

💡Dica: Ler, escrever, ouvir e até falar em voz alta são práticas que devem fazer parte da sua vida diariamente. Com frequência e rotina, você chega na sua fluência! 

5. Integrar o francês no seu cotidiano

Além desse momento de dedicação total no francês, com tempo exclusivo para os estudos, lembre-se de que podemos, de forma passiva, assimilar a língua. Nossos ouvidos se acostumam com o som e o ritmo do francês, então acabamos sempre aprendendo novas palavras e expressões.

Para alcançar esse aprendizado por contato com a língua, adote algumas práticas como:

  • colocar o seu celular, computador e gerenciador de e-mails em francês;
  • utilizar o francês como idioma padrão nas redes sociais;
  • seguir personalidades e influenciadores francófonos;
  • assistir a filmes e séries em francês;
  • escutar podcasts e audiobooks em francês, especialmente enquanto realiza atividades da rotina, como dirigir, fazer faxina ou dar uma caminhada.

Se você prefere fazer tudo no papel, use Post-It à vontade. Coloque suas expressões preferidas em lugares estratégicos, como na porta da geladeira, do banheiro ou no cantinho onde você se arruma. Você pode também escolher temas, por exemplo, na cozinha, você pode colocar todo o vocabulário do qual precisa para fazer compras e preparar uma refeição.

Dica extra: celebrar cada vitória no seu aprendizado

Não espere a fluência para comemorar os seus resultados. Esse momento vai chegar naturalmente e aos poucos, com muita dedicação. Sendo assim, siga essas dicas no seu roteiro de estudos de francês, aproveite cada etapa do processo, uma palavra nova aprendida, uma frase reconhecida ao ouvir ou um novo conhecimento sobre a cultura francesa.

Valorize cada elemento que você está aprendendo, assim, você vai se motivar, continuar se dedicando aos seus estudos de francês e garantir seu aprendizado.

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

🚀Para ir mais longe, inscreva-se no Curso de Francês Método Afrancesados® com nossos dois professores Roberta (brasileira) e Emil (francês). Eles te levarão para uma imersão na língua e cultura francesas, através de um método único, progressivo e completo para você dominar o Francês da Vida Real®.

Leave a Reply

Your email address will not be published.