Pensar em francês parece desafiador e muito distante para você? A gente te prova que é possível alcançar esse objetivo com 5 dicas.

A sua comunicação em outro idioma fica ainda mais fluida quando você deixa de ser apenas um tradutor de cada frase que quer falar. Por isso, neste artigo, vamos te mostrar 5 dicas essenciais para você começar a pensar em francês e agilizar seu aprendizado.

Essa prática, de pensar no idioma no qual está se comunicando, facilita a sua vida. Isso porque, ao invés de ouvir uma frase, traduzir mentalmente para sua língua materna, pensar numa resposta e traduzi-la para o francês, você vai simplesmente falar com naturalidade.

C’est parti ? Allons-y !

Como começar a pensar em francês

Se você não sabe, Roberta, nossa professora que dividiu conosco essas preciosas dicas, é brasileira e, em sua jornada de fluência no francês, esse conhecimento fez toda a diferença.

Vale ressaltar que pensar em francês não é algo que acontece da noite para o dia. Se você está começando a aprender francês, está tudo bem ainda fazer traduções. Com o tempo, dedicação, prática e muito estudo, você vai chegar lá.

Então, já salva esses conselhos aí:

1. Tenha contato com as 5 habilidades da língua francesa todos os dias

As 5 habilidades são: ler, ouvir, escrever, falar e pensar em francês. Para entender melhor cada uma delas, confira este artigo.

Com essa prática, você vai perceber qual a lógica do francês e quais as estruturas mais comuns, assim seu cérebro vai começar a trabalhar a seu favor e te ajudar a pensar cada vez mais rápido no novo idioma.

2. Procure maneiras de tornar seu aprendizado algo leve e divertido

Afinal, quando você associa o estudo de francês a algo maçante e chato, você dificulta o próprio desenvolvimento. Não esqueça que a motivação vem quando a atividade está relacionada a algo positivo.

Se você gosta de filmes e séries, veja produções com idioma e legenda em francês. Já se prefere ler, passe a consumir a literatura francesa. Tem o hábito de ouvir podcasts? Encontre aquele podcast em francês sobre assuntos que te agradam. Esse é o caminho!

3. Imite tudo o que você ouve em francês

Está assistindo a um filme? Busque repetir o que o personagem está falando. Volte diversas vezes à mesma cena, se for necessário, e imite aquilo que está sendo dito até que a sua pronúncia se aproxime do que está escutando. Usando a dica 2 e 3 juntas você terá resultados incríveis!

A repetição é muito importante porque, além da pronúncia, você pratica a entonação e ajuda seu cérebro a captar as estruturas fundamentais da língua francesa.

💡 VALE CONFERIR: 3 dicas de pronúncia em francês

4. Comece simples e depois evolua para o mais complexo

Isso significa que as estruturas, palavras e frases mais básicas devem ser seu ponto de partida. Depois de muita repetição, partindo do básico, você pode começar a criar novas sentenças, usando a sua realidade como contexto, e alcançar outros níveis de aprendizado.

5. Substitua seus pensamentos em português por pensamentos em francês

Não sabe como? É simples! Todos nós temos pensamentos que se repetem de forma automática no nosso cotidiano, comece com eles para exercitar essa dica.

Um exemplo disso é a frase “estou com fome”, que você deve pensar ao menos uma vez ao dia, então é só trocar por j’ai faim, em francês.

💡 EXTRA: pense nas situações do seu dia a dia em francês, conversas paralelas num restaurante, ações simples, como atravessar a rua ou comprar um lanche. Enfim, qualquer oportunidade pode ser fonte de aprendizado para você começar a pensar em francês.

Saiba mais com nossa aula no YouTube

Lembre-se de que essas cinco dicas precisam ser colocadas em prática todos os dias, não adianta fazer isso apenas na hora que sentar para estudar. Para reforçar este conhecimento e começar a pensar em francês, confira a aula com a professora Roberta na íntegra:

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

Leave a Reply

Your email address will not be published.