Um dos nossos grandes desafios ao aprender a falar francês é a pronúncia. É normal nos depararmos com dúvidas e dificuldades para se comunicar em outro idioma, principalmente no começo. Principalmente porque os sons da língua francesa são, muitas vezes, bem diferentes do português.

Por isso, é preciso treinar bastante até conseguir ter fluidez falando o francês da vida real, que é a nossa proposta aqui no Afrancesados. Mas fiquem tranquilos, a gente vai te dar 3 dicas infalíveis para pronunciar francês corretamente!

1. Treinar a pronúncia francesa exagerando 

Aprender a pronunciar uma outra língua é como aprender a tocar um instrumento musical. Esses aprendizados exigem de nós uma abertura a informações novas, no nosso caso, os sons do francês. A gente ensina nossa boca, cordas vocais, língua e lábios a fazer movimentos e associações inéditas. E é só com o treino que você vai conseguir pronunciar francês cada dia melhor. 

Dica de ouro: pronuncie de um jeito bem exagerado cada som, começando lentamente e acelerando aos poucos. É um jeito extremamente eficaz de ensinar a nossa voz a achar o som certo, mas também de mostrar ao nosso ouvido, de forma interna, a sonoridade nova que estamos aprendendo. Não tenha vergonha de praticar em voz alta junto com a gente, isso tudo vai reforçar também a sua memória. Vamos lá!

Exemplo 1: Bonjour, je voudrais une bouteille d’eau s’il vous plaît

Bonjour

ON – mesmo som do português em palavras como “ontem”, “batom”, “onde”

OU – Vemos aqui duas vogais, mas no Francês O + U tem o som da nossa vogal “U”

R – Esse famoso “R” do Francês é um som que vem da garganta mesmo. Para conseguir achá-lo você tem que fazer o mesmo movimento de um gargarejo! Pode ser que você sinta um “arranhadinho” no começo. Não se preocupe, isso é normal! Com o tempo você vai se acostumar com essa pronúncia.

 Je

E – Essa vogal é extremamente utilizada em Francês. O “E” tem um som misto: faça a boca do “O” e fale o som do “Ê”. Como esse som não existe em Português, pode exagerar bem para achá-lo!

Voudrais 

OU – Som de “U”

AIS – Não se assuste com essas três letras, o som será simples: é como na letra “É”, um “E” bem aberto. Atenção: o “S” no final da palavra não é pronunciado.

Une

U – Temos aqui outro som misto: Faça a boca do “O” (o famoso biquinho francês) com o som de “I”.

O “E” no final dessa palavra tem uma pronúncia bem leve, quase inexistente.

Bouteille

EILLE – uma sequência de sons : “É” + “I” + “E” (boca do “O”, som do “Ê”)

D’eau

EAU – Som de “O”.

S’il 

IL – Diferente de quando falamos a palavra “Brasil”, por exemplo. No final, temos que fazer bem o som do “L”, dando aquela voltinha na língua.

Vous

OU – Som de “U”. Continuamos não pronunciando o “S” no final!

Plaît

AÎT – Som de “Ê”.

Exemplo 2: Bonjour, je voudrais un jus d’orange s’il vous plaît.

un

UN – um som bem nasal, parecido com o “Ô em português

jus

US – Boca do “O” e som de “I”, sem pronunciar o “S” no final.

 d’orange

AN – Som nasal, mistura de “ON e “Ô.

O “E” tem pronúncia bem leve, quase inexistente no final da palavra.

Exemplo 3: Bonjour, je voudrais regarder la carte de vins s’il vous plaît

Regarder

R – Use aqui de novo o “R” da garganta.

E – Boca de “O” e som de “Ê”.

O “R” no final não é pronunciado!

La carte

A – som de “A” aberto.

O “E” no final tem um som leve.

De

E – Boca de “O” e som de “I”.

Vins

INS – Som nasal, parecido com “Ô. Pode até fechar o nariz com o dedo para experimentar essa sonoridade!

2. Treinar o francês com exemplos concretos na vida real

Nada de tabela, listas e regras sem contexto! Para ajudar a nossa memória, precisamos dar o máximo de vida para cada som e cada palavra que aprendemos. Imagens, experiências, sensações…tudo é válido para que o seu aprendizado de Francês seja um processo interessante, divertido e, acima de tudo, eficaz!

Ao escolher uma frase para estudar, sempre se pergunte se você a utilizaria na vida real. Em que situações você poderia aplicar essa formulação? Ela é realmente útil para você no seu cotidiano? Pode ter certeza de que fazendo isso você estará realmente integrado(a) na verdadeira língua francesa de todos os dias.

Hoje nós vamos trabalhar a pronúncia do francês usando uma frase que todos nós devemos saber para conseguir pedir algo em algum comércio ou restaurante. Selecionamos aqui 3 exemplos práticos: 

Bonjour, je voudrais une bouteille d’eau s’il vous plaît

Bonjour, je voudrais un jus d’orange s’il vous plaît.

Bonjour, je voudrais regarder la carte de vins s’il vous plaît

Dentro dos costumes franceses, vamos sempre usar a forma Je voudrais, ou seja, “eu gostaria”, para se comunicar quando fazemos um pedido. Talvez você conheça o verbo vouloir (querer) na forma mais simples do presente, Je veux (eu quero), porém esse é um jeito direto demais e menos educado para se usar em um comércio.

Vamos analisar agora essas frases e aprender o jeito correto de pronunciá-las! Para isso, vamos usar e abusar da nossa dica número 2!

3. Repetir os sons em francês quantas vezes for necessário

Para terminar, revelamos a nossa última dica: repita cada frase quantas vezes precisar! Tudo vale no começo: falar sozinho, na frente do espelho, gravar a própria voz, experimentar diferentes entonações e volumes…use sua criatividade! Com a repetição, você vai assimilar a pronúncia das palavras, o ritmo da fala e a entonação do francês e é essa uma das bases para te ajudar a falar francês com naturalidade. Quanto mais você pronunciar, mais fácil vai ficar a sua conversa. 

Nesses exemplos de hoje, ajudamos você a fazer o seu pedido de bebida no restaurante de forma correta e eficiente. Lembre-se sempre dos nossos conselhos: usar exemplos concretos da vida real, exagerar na pronúncia até conseguir falar rapidamente e não ter vergonha de repetir tudo usando a sua imaginação. Agora é só brindar! Santé !

🚀 Inscreva-se na lista de espera do Curso de Francês Método Afrancesados® para turbinar o seu aprendizado. Clique aqui para ser avisado quando novas turmas estiverem abertas!

🎁 Antes de ir embora, que tal um presente? Acesse o Minicurso de Francês Gratuito do Método Afrancesados®.

🤳Siga-nos também no Instagram para acompanhar mais dicas e conteúdos sobre o francês da vida real.

Leave a Reply

Your email address will not be published.