Compartilhe esse artigo:

Essa é a pergunta que a gente recebe todo dia nas redes sociais! Se você quer saber de quanto tempo você precisa para se tornar fluente em francês, este artigo é para você. Eu, Roberta, sou brasileira, fluente em francês e moro na França há mais de 10 anos. 

Neste artigo, vou falar uma verdade que talvez você não queira ouvir e que ninguém vai querer te dizer, mas eu tenho certeza de que ela vai te ajudar a chegar à fluência da língua francesa de forma bem mais rápida. C’est parti ? Allons-y ! 

O que é ser fluente em francês?

Antes de mais nada, precisamos entender o que de fato é ser fluente em francês. Isso porque muitas pessoas ainda acreditam que, para serem fluentes, precisam conhecer 100% a língua francesa, falar e escrever sem jamais cometer erros de pronúncia ou gramática. 

No entanto, essa ideia é apenas um perfeccionismo que não vai te ajudar na hora de aprender francês e muito menos ao aplicá-lo na vida real. Até um francês nativo, por exemplo, não está isento de erros ao escrever ou falar francês, de esquecer alguma palavra ou fazer uma conjugação errada. 

Roberta lendo jornal no metrô em Paris

Além disso, quando se trata de vocabulário, os contextos e variedades da língua são praticamente infinitos. Por exemplo, um engenheiro não terá a mesma bagagem de palavras que um advogado, por mais que falem o mesmo idioma. Outros fatores como idade, classe social e região de moradia também influenciam muito no francês de cada pessoa.

Por essa razão, lembre-se: ser fluente em francês significa conseguir entender e se comunicar na língua sem bloqueios, com fluidez, confiança e ser compreendido de forma eficaz. Isso não significa que você vai entender absolutamente todas as palavras e nunca cometer um erro. Até porque, quantas vezes você já não se enganou falando o próprio português?

Em quanto tempo posso chegar à fluência do francês?

Imagine que estudar francês é como fazer pequenos “sprints”, corridas no seu cotidiano. Ser fluente em francês, por sua vez, é como correr uma maratona. Ou seja, é algo que precisa de preparo, que não se faz da noite para o dia.

Por isso, vou dizer a verdade para você: se tornar fluente em francês não é fácil. Ao contrário do que muitas pessoas querem acreditar ou te fazerem acreditar, para você alcançar esse sonho, será preciso muito esforço.

Para chegar à fluência mais rapidamente, é preciso ter um bom roteiro de estudos e, idealmente, separar tempo para estudar francês todos os dias. Não precisa estudar durantes muitas horas a cada dia, mas o importante é manter uma frequência de contato com o francês para o idioma virar algo natural para você.

Por isso, no Método Afrancesados®, nós acreditamos em uma verdadeira imersão na cultura e na língua francesas através do que chamamos de Francês da vida real®, ou seja, o francês que é realmente usado pelos nativos no cotidiano. Assim, você vai aprender frases e construções realmente aplicáveis na vida prática.

Em alguns meses, a partir desse método, eu pude me tornar fluente em francês. Emil, meu marido francês, aprendeu português e conseguiu um trabalho em São Paulo seguindo essa mesma metodologia de aprendizado, em apenas 3 meses.

Roberta e Emil

Ou seja, é possível se tornar fluente em francês em alguns meses? Sim. É fácil? Não. Tudo vai depender do quanto de disponibilidade e prioridade você quer e pode dar ao francês neste momento da sua vida. Por isso, recomendamos que você conheça os 10 critérios imprescindíveis para escolher o melhor curso de francês online para você fazer a escolha certa e alcançar à fluência na língua francesa de forma mais rápida e eficaz. Bonnes études !

Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:

Minicurso gratuito de francês

Antes de ir embora, que tal um presente?

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados® com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:

  • 7 vídeo aulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncia;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.