fazer o som do R francês

Se você é estudante de francês, ou até mesmo está com uma viagem marcada para a França e quer mandar bem no idioma por lá, talvez já tenha se perguntado se um dia irá conseguir pronunciar o som do R em francês da melhor forma possível. 

Isso pode ter acontecido porque para quem está começando a aprender francês, é realmente desafiador. Mas não se preocupe, separamos dicas simples e bem práticas para te ajudar a pronunciar o R em francês cada dia melhor. 

Colocando elas em prática já já você vai cantar Non, je ne regrette rien, da Édith Piaf, com muito mais facilidade. 

C’est parti ? Allons-y !

5 passos para pronunciar o som do R em francês

O primeiro passo para conquistar uma pronúncia perfeita é entender onde o som da letra é feito. No caso do R no francês, o som que emitimos acontece na garganta. Essa informação é muito importante para a dica de exercício que vem a seguir. 

Agora, pegue um copo com água e faça um gargarejo. (Isso mesmo! Acredita, que dá certo!). Depois, repita o mesmo movimento, mas sem a água. O ideal é fazer várias vezes, sempre alternando, com e sem água.

Depois disso será o momento de testar sem água e usando as palavras. Comece com palavras mais simples, com o R no começo, como rien (nada) e depois treine com outras mais difíceis, como le Louvre.

Exemplos de palavras para treinar a pronúncia:

Paris

Une rue – uma rua

Une lanterne – uma lanterna 

Un réverbère – um poste

Un bermuda – uma bermuda

💡 Lembre-se de que os verbos quando terminam com ER, o R não se pronuncia. Por exemplo: manger (comer) e visiter (visitar). Já quando os verbos terminam com IR, a letra R tem som, como em courir (correr) e mourir (morrer).

Depois de treinar bastante com palavras soltas, vai ser o momento de praticar com frases completas. 

Isso é super importante porque não é com palavras soltas que você vai se comunicar. É muito mais fácil falar o som do R na palavra do que em frases, então, não desanime e treine bastante.

Exemplo de frase completa: 

Quand j’irai à Paris, je veux connaître le Louvre. – Quando eu for a Paris, quero conhecer o Louvre.

Trava línguas em francês

Depois de treinar bastante o som do R em francês nas frases completas, você pode dar um passo a mais e se arriscar nos virelangues (trava-línguas). Teste com o exemplo a seguir:

Le mur murant Paris rend Paris murmurant. – O muro que cerca Paris deixa Paris murmurante. 

Se quiser conhecer mais trava-línguas em francês e treinar bastante, em nosso canal no Youtube você encontra 7 trava-línguas em francês para você treinar sua pronúncia :

Lembre-se, você não vai pronunciar o som do R em francês em um ou dois treinos. É muito importante praticar bastante, de forma contínua e focada, que você vai conseguir.

Se errar, não se preocupe, vão te entender. Não busque a perfeição, busque melhoria constante. Treine a pronúncia desde o início do aprendizado. 

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

🚀Para ir mais longe, inscreva-se no Curso de Francês Método Afrancesados® com nossos dois professores Roberta (brasileira) e Emil (francês). Com eles, você fará uma imersão na língua e cultura francesas, através de um método único, progressivo e completo para dominar o francês da vida real®.

Leave a Reply

Your email address will not be published.