Se você é estudante de francês, ou até mesmo está com uma viagem marcada para a França e quer mandar bem no idioma por lá, talvez já tenha se perguntado se um dia irá conseguir pronunciar o som do R em francês da melhor forma possível.
Isso pode ter acontecido porque para quem está começando a aprender francês, é realmente desafiador. Mas não se preocupe, separamos dicas simples e bem práticas para te ajudar a pronunciar o R em francês cada dia melhor.
Colocando elas em prática já já você vai cantar Non, je ne regrette rien, da Édith Piaf, com muito mais facilidade.
C’est parti ? Allons-y !
5 passos para pronunciar o som do R em francês
O primeiro passo para conquistar uma pronúncia perfeita é entender onde o som da letra é feito. No caso do R no francês, o som que emitimos acontece na garganta. Essa informação é muito importante para a dica de exercício que vem a seguir.
Agora, pegue um copo com água e faça um gargarejo. (Isso mesmo! Acredita, que dá certo!). Depois, repita o mesmo movimento, mas sem a água. O ideal é fazer várias vezes, sempre alternando, com e sem água.
Depois disso será o momento de testar sem água e usando as palavras. Comece com palavras mais simples, com o R no começo, como rien (nada) e depois treine com outras mais difíceis, como le Louvre.
Exemplos de palavras para treinar a pronúncia:
Paris
Une rue – uma rua
Une lanterne – uma lanterna
Un réverbère – um poste
Un bermuda – uma bermuda
💡 Lembre-se de que os verbos quando terminam com ER, o R não se pronuncia. Por exemplo: manger (comer) e visiter (visitar). Já quando os verbos terminam com IR, a letra R tem som, como em courir (correr) e mourir (morrer).
Depois de treinar bastante com palavras soltas, vai ser o momento de praticar com frases completas.
Isso é super importante porque não é com palavras soltas que você vai se comunicar. É muito mais fácil falar o som do R na palavra do que em frases, então, não desanime e treine bastante.
Exemplo de frase completa:
Quand j’irai à Paris, je veux connaître le Louvre. – Quando eu for a Paris, quero conhecer o Louvre.
🇫🇷 Leia também: Pronúncia em francês: 3 dicas infalíveis.
Trava línguas em francês
Depois de treinar bastante o som do R em francês nas frases completas, você pode dar um passo a mais e se arriscar nos virelangues (trava-línguas). Teste com o exemplo a seguir:
Le mur murant Paris rend Paris murmurant. – O muro que cerca Paris deixa Paris murmurante.
Se quiser conhecer mais trava-línguas em francês e treinar bastante, em nosso canal no Youtube você encontra 7 trava-línguas em francês para você treinar sua pronúncia :
Lembre-se, você não vai pronunciar o som do R em francês em um ou dois treinos. É muito importante praticar bastante, de forma contínua e focada, que você vai conseguir.
Se errar, não se preocupe, vão te entender. Não busque a perfeição, busque melhoria constante. Treine a pronúncia desde o início do aprendizado.
Antes de ir embora, que tal um presente?
🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.
2 Respostas a "Como fazer o som do R francês: dicas práticas"
Tenho vontade de fazer o curso completo mas ainda não posso.
Bonjour Rozete ! Tudo bem com você?
Esperamos que você possa em breve vir com a gente no CFMA para chegar à fluência do francês 😉
Enquanto isso, aproveite para fazer o Minicurso gratuito com Roberta e Emil: https://afrancesados.com/minicurso/
E, claro, continuaremos a compartilhar conteúdos do Francês da vida real® gratuitamente aqui no blog também.
Bonnes études et à bientôt !