Compartilhe esse artigo:

Se você está aqui, é muito provável que já tenha enfrentado a dificuldade de tentar memorizar vocabulário em francês, mas esquecer as palavras na hora de falar, escrever ou ler. Não se preocupe, você não está sozinho(a) nessa. 

Muitos estudantes compartilham o mesmo problema de esquecer o vocabulário em francês, simplesmente porque não usam uma metodologia de estudos da maneira correta. Então, para te ajudar nesse desafio, separamos 4 dicas práticas e mais um bônus no final para usar a sua memória da melhor forma possível. Vale a pena conferir. 

C’est parti ? Allons-y !

Não foque em palavras, memorize frases e estruturas úteis em francês

Essa primeira dica vale ouro! Isso porque é muito comum vermos pessoas que focam em memorizar listas e mais listas de palavras em francês. Em vez de decorar vocabulário isolado, anote frases completas que você viu em livros, vídeos ou conversas. 

Colocar isso em prática vai ter ajudar a ver como as palavras se encaixam no contexto real, aprender estruturas gramaticais de forma natural e memorizar o vocabulário dentro de um exemplo significativo.

Exemplos:

Em vez de anotar “sortir” (sair), anote a frase “J’adore sortir avec mes amis” (Eu adoro sair com meus amigos). 

Ao deparar-se com uma frase como “j’ai besoin de sortir ce soir,” (eu preciso sair esta noite) anote a frase completa, incluindo a estrutura “avoir besoin de” que significa “precisar de.”

Associe pelo menos duas habilidades ao estudar

Associar duas habilidades ao estudar, além de te ajudar a memorizar o vocabulário da língua francesa, também facilita a sua compreensão completa do idioma. Por exemplo, ao assistir a vídeos, você já está praticando a escuta e a leitura ao mesmo tempo. 

Além disso, inclua uma habilidade ativa, como falar em voz alta, escrever ou tentar lembrar da informação horas depois. Isso reforça a aprendizagem e desenvolve suas habilidades de forma mais completa.

Isso ajuda seu cérebro a criar mais referências, fortalece a retenção do conteúdo e também ajuda a desenvolver as cinco habilidades essenciais para a fluência: escuta, fala, leitura, escrita e pensamento em francês.

Exemplo:

  • Assista a um vídeo em francês e anote as frases que você não entende;
  • Leia um livro em francês e tente falar em voz alta o que você leu;
  • Ouça um podcast em francês e escreva um resumo do que você ouviu.

🇫🇷 Descubra como desenvolver as 5 habilidades essenciais para fluência no francês

Tenha contato diário com a língua francesa

Não é necessário estudar por muitas e muitas horas todos os dias, mas ter contato diário com o francês é fundamental. Isso inclui ouvir áudios, revisar materiais ou até mesmo praticar o pensamento em francês durante as suas atividades cotidianas. 

O contato diário funciona como uma revisão constante, ajudando a fixar a informação na memória. Faça do francês um hábito!

Dicas para tornar francês presente no seu dia a dia:

  • Ouça músicas francesas no carro ou enquanto faz exercício;
  • Assista a filmes e séries em francês com legendas em português;
  • Leia notícias e artigos em francês online;
  • Siga perfis de franceses nas redes sociais para se familiarizar com o idioma no dia a dia.

Foque no Francês da Vida Real®

A última dica para memorizar vocabulário em francês, é talvez a mais importante: foque seus estudos no francês que é realmente usado pelos nativos, ou seja, o Francês da Vida Real®.  

Se seu objetivo é se comunicar com naturalidade, então, priorize materiais e referências para o estudo que não foquem em decorar regras gramaticais. Leia, assista e consuma conteúdo, como os francês fazem no dia a dia. 

Do mesmo jeito que em português a língua falada é bem diferente dos livros de gramática, em francês acontece também. Então, nada de ficar decorando regras. Busque aprender o francês de verdade.

Por exemplo:

  • Assista a programas de TV e foque em diálogos reais;
  • Preste atenção em gírias e expressões idiomáticas;
  • Siga os humoristas franceses nas redes sociais.
  • Evite materiais com linguagem literária ou arcaica. 

💡Lembre-se:

A repetição é a chave para a memorização. Aprender francês deve ser um processo prazeroso e motivador. Com dedicação e as dicas certas, você alcançará a fluência em francês!

Dicas bônus para memorizar vocabulário em francês

Antes de terminar, vale listamos mais algumas dicas bem mão na massa para você memorizar o vocabulário em francês de um jeito eficiente. 

  • Anote as frases e estruturas que você aprende em um caderno dedicado.
  • Crie flashcards com as palavras que você precisa memorizar.
  • Use aplicativos de idiomas para praticar o francês de forma divertida.

Com essas dicas, você estará no caminho certo para dominar o francês. Se quiser conferir este conteúdo completo em vídeo, basta clicar na imagem a seguir. Bonnes études !

Antes de sair, temos um presente para você! 🎁

Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:

  • 7 vídeo aulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncia;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.