Compartilhe esse artigo:
Leia um diálogo completo entre franceses e conheça expressões do dia a dia para você falar francês como um nativo.

Existem algumas maneiras de você estudar para falar francês como um nativo, entre elas treinar bastante a pronúncia, se aprofundar no vocabulário do Francês da vida real®, conhecer as frases mais usadas pelos franceses e se familiarizar com a cultura francesa. 

A boa notícia é que neste conteúdo você vai encontrar um pouco de tudo isso! A seguir, vamos apresentar um diálogo bem comum entre nativos. A partir dele, você vai conhecer palavras, expressões e trejeitos franceses que vão te fazer entender melhor o idioma falado e falar francês como um verdadeiro Afrancesado.

C’est parti ? Allons-y !

Exemplo de diálogo para falar francês como um nativo

Leia e ouça com atenção o diálogo e depois confira todos os detalhes escondidos na conversa. Eles irão te ajudar a se aproximar ainda mais da sua tão sonhada fluência no francês. 

O diálogo em francês a seguir é de duas pessoas falando ao telefone. Vale destacar que a forma como escrevemos o diálogo não está gramaticalmente correta, mas é para você entender melhor como os franceses falam no dia a dia. 

  • Allo, je vais au cinéma avec Valentin, ça te dit ? (Eu vou ao cinema com o Valentin, você quer ir?)
  • Ouais, carrément ! (Sim, com certeza!)
  • T’es où là ? (Onde você tá!)
  • J’suis encore dans le métro. (Eu ainda tô no metrô.)
  • La vache ! Tu déconnes ! Du coup, on t’attend ou quoi ? (Nossa! Só pode estar de brincadeira! Então, a gente te espera ou o quê?)
  • Ben, ouais. J’suis pas loin, genre dans 2 arrêts j’arrive à Nation. Franchement, c’est le bordel , désolée…Bref, j’arrive ! (Ah, sim. Não tô longe, daqui umas 2 paradas eu chego em Nation. Sinceramente, está uma bagunça…enfim, tô chegando!)
  • Ok, ça marche, t’inquiète. Mais ne tarde pas quand même. On t’attend au bar à côté du cinéma, tu vois ? (Tá, beleza, fica tranquilo. Mas não demore muito. A gente te espera no bar ao lado do cinema, sabe?)
  • N’importe quoi, attendez-moi directement devant le cinéma plutôt. (Nada a ver, me esperem diretamente na frente do cinema.)

Agora vamos aos detalhes do diálogo!

O que é “ça te dit” em francês?

A primeira frase do diálogo é:

  • Allo, je vais au cinéma avec Valentin, ça te dit ? (Eu vou ao cinema com o Valetin, você topa?)

Se considerarmos o sentido literal de “ça te dit”, em português seria “isso te diz”, mas como você pode perceber não teria sentido nenhum. Isso porque os francês usam “ça te dit” no sentido de “você topa?”, “você aceita?”. 

Outra forma de dizer a mesma coisa é usando “ça te tente ?” O “tente” vem do verbo “tenter”, que em português quer dizer tentação. Então, seria como você dizer “isso te tenta?”.

➡️ Confira 25 gírias em francês

Como dizer “com certeza” em francês?

Na sequência do diálogo uma das pessoas responde assim:

  • Ouais, carrément ! (Sim, com certeza!)

Talvez você tenha achado que tem um erro de digitação na frase, que no lugar do “ouais” o certo seria “oui”. Mas a verdade é que está tudo certo 😅. No dia a dia, os franceses, para dizer sim, costumam usar “ouais”.

Já o carrément, é uma maneira informal de dizer “com certeza”, “sem nenhuma dúvida”.

👍🏼15 formas diferentes de dizer sim em francês

O que significa “t’es” em francês?

No diálogo que apresentamos, passo um pouco o tempo e uma das pessoas ligou e fez a seguinte pergunta:

  • T’es où là ? (Você está onde agora?)

Quando a gente aprende francês na escola, vemos que para dizer “você é”, temos que usar “tu es”. Mas, no dia a dia, os francês usam “t’es”.

Já o “là”, quando aprendemos na escola, os professores nos ensinam que em francês significa “ali”, “lá”. Mas no cotidiano, os francês também usam o “là” como sinônimo de “agora”.

Qual é o correto “j’suis” ou “je suis”?

Na quarta linha do nosso diálogo, vemos que foi utilizado “j’suis”. Gramaticalmente, o correto é dizer “je suis”, mas os franceses no dia a dia dificilmente pronunciam o “e”, então, provavelmente ao invés de você ouvir “je suis”, vai ouvir “j’suis”.

  • J’suis encore dans le métro (Eu ainda estou no metrô)

🤔 Como usar o verbo “être” em francês?

O que significa “la vache” na França?

Bom, se olharmos ao pé da letra “la vache” quer dizer “a vaca”, mas os franceses usam essa expressão quando estão surpresos por algo. Neste caso do diálogo, a pessoa está surpresa que a outra ainda está no metrô. 

Na mesma frase do nosso diálogo a pessoa disse “Tu déconnes ! “, que no contexto informal quer dizer algo como “você está brincando”. Neste caso também poderia ser utilizado o “sérieux ?”, que quer dizer “sério?”.

  • La vache ! Tu déconnes ! (Não acredito! Você está brincando!)

😱Descubra o significado de “Oh là là” em francês.

Como dizer “então” em francês?

Na frase seguinte do diálogo em francês vemos três expressões muito utilizadas pelos franceses no dia a dia, são elas: “Du coup”, “on” e “ou quoi”. Vamos falar sobre cada uma delas na ordem.

  • O “du coup” é a maneira dos franceses dizerem “então”.
  • O “on” tem o sentido de “a gente” e assim como no português, também é muito usado na terceira pessoa do singular. 
  • O “ou quoi”, neste caso significa “ou o que?” ou “ou não?”. A ideia é dar ênfase à pergunta anterior. 
  • Du coup, on t’attend ou quoi ? (Então, a gente te espera, ou não?)

Vamos aproveitar este tópico e falar sobre as frases seguintes no diálogo. Como já vimos aqui, o “ouais” é uma maneira informal de dizer sim, o “ben” também é uma expressão bem do dia a dia que os franceses usam para dizer que algo é óbvio. 

  • Ben, ouais. (Obviamente, sim.)

Na sequência pode parecer que esquecemos de colocar o “ne” entre “j’suis” e pas loin”, afinal, quando aprendemos francês na escola os professores ensinam que para fazer a negação precisamos fazer o “sanduíche” entre o “ne” o verbo e o “pas”. Mas na língua falada os franceses não costumam usar o “ne”.

Por isso no diálogo vamos a frase dessa forma:

  • J’suis pas loin, genre dans 2 arrêts j’arrive à Nation. (Eu não estou longe, estou tipo a duas estações para chegar em Nation.)

O “genre” eles utilizam para explicar o que foi dito antes. É parecido com o “tipo” em português.

Vale dizer que “Nation” é uma estação de metrô em Paris. 

🚇 Frases em francês para usar no metrô

O que significa “bordel” em francês?

Dando sequência no nosso diálogo, vemos algumas expressões bem cotidianas na frase, entre elas o “bordel” que tem o significado de “bagunça”. Então, o sentido completo da frase é o seguinte: 

  • Franchement, c’est le bordel , désolée…Bref, j’arrive ! (Francamente, isso aqui é uma bagunça, desculpa. Enfim, já estou chegando!)

“Franchement” não é muito usado na língua escrita, mas na falada os franceses usam bastante. “Bref” é uma maneira de dizer “enfim”, “resumindo”. Vamos dar sequência na explicação do diálogo. 

  • Ok, ça marche, t’inquiète. (Ok, beleza, não se preocupa.)

O “marche” se traduzirmos ao pé da letra quer dizer caminhar ou funcionar. Mas no diálogo ele foi utilizado como uma expressão equivalente à “beleza”.

O “t’inquiète” é uma forma abreviada que os franceses têm para “ne t’inquiète pas”. 

  • Mais ne tarde pas quand même. (Mas, de toda forma, não demore.)

Se olharmos para a frase nos detalhes “mais ne tarde pa”  significa “mas não demore” e “quand même” tem o sentido de “de toda forma”.

O que significa “tu vois” em francês?

Estamos quase concluindo os detalhes do diálogo e a seguir vamos detalhar as duas últimas frases.

Respondendo a pergunta do tópico, “tu vois” tem o sentido de “entendeu?”, “tá ligado?”, ou como se diz no nordeste do Brasil, “visse?”. Então, os franceses usam o “tu vois”, para confirmar se a pessoa entendeu o que foi dito. 

  • On t’attend au bar à côté du cinéma, tu vois ? (A gente te espera no bar ao lado do cinema, entendeu?)

Na última frase do diálogo a pessoa disse o seguinte:

  • N’importe quoi, attendez-moi directement devant le cinéma plutôt. (Nada a ver, me esperem, por favor, na frente do cinema)

Pronto! Vimos a explicação e todos os detalhes do diálogo. Se quiser se aprofundar ainda mais na forma como os franceses realmente falam no dia a dia, aqui no Blog, você encontra um conteúdo com 13 expressões do cotidiano em francês. Vale a pena conferir!

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:

  • 7 vídeo aulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncia;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.