Compartilhe esse artigo:

Talvez você já estude há algum tempo, ou até mesmo já viva em algum país francófono, mas ainda tem muita dificuldade para se comunicar com os nativos. Isso pode acontecer porque existem alguns erros que te impedem de falar francês.

Esses empecilhos são bem comuns e atrapalham pessoas que buscam e estudam bastante para serem fluentes na língua francesa. Neste conteúdo, separamos algumas dicas para você ultrapassar essas barreiras, aproveitar o melhor do seu estudo e finalmente falar o francês da vida real.. Confira cada uma delas a seguir!

C’est parti ? Allons-y ! 

1 – Deixar o ego falar mais alto ao aprender francês

Será que você já teve vergonha ou medo de falar francês? Já pensou que as outras pessoas iriam te julgar? Ou até mesmo acha que é mais fácil para todo mundo, menos para você? 

Esses sentimentos são gerados pelo seu ego! Pois é, isso acontece porque o nosso ego tem medo de ser ferido e gera na gente a sensação de não querer parecer inferior, ou iniciante, e isso acaba travando o desenvolvimento no idioma. 

Por exemplo: em uma roda de conversa em francês, para não ferir o ego, talvez ao invés de dizer que não entendeu, você apenas acena com a cabeça e deixa a conversa para lá. 

Uma forma de superar isso é tendo consciência de que o seu ego atrapalha e que tudo o que está sendo criado por ele são apenas desculpas e mentiras que te impedem de falar francês

2 – Achar que um milagre vai acontecer

Infelizmente na internet a gente encontra muitas falsas promessas, apresentando métodos mágicos para aprender outro idioma, dizendo que em poucos dias você vai ser fluente. 

Isso não existe! Aprender francês requer dedicação e tempo, não vai ser do dia para a noite que você vai sair por aí falando e entendendo tudo. 

Com o Método Afrancesados®, você vai aprender francês de um jeito mais simples, intuitivo e direto ao ponto, mas vai depender de você se esforçar e estudar com frequência para realizar o sonho de ser fluente no idioma. 

Por exemplo: vamos supor que você tenha separado 30 min todos os dias para estudar francês, mas podem acontecer imprevistos, não é mesmo? Caso isso aconteça, se esforce para estudar pelo menos alguns minutos, ou repor o tempo no dia seguinte. É muito importante que o estudo se torne um hábito! 

✍🏼Roteiro de estudos em francês: 5 dicas indispensáveis

3 – Querer aprender tudo antes de começar a falar francês

Mais um erro frequente que impede as pessoas de falarem em francês, é elas acharem que precisam saber muito para começar a falar o idioma. 

Diversos estudantes ficam anos em cursos tradicionais, achando que precisam saber toda a gramática e conhecer profundamente o vocabulário antes de começarem a falar.

Esse perfeccionismo te atrapalha a falar francês! Será que você, nativo do português, sabe todas as conjugações e os diferentes tipos de concordâncias? Possivelmente não, e isso está longe de te impedir de ser fluente no seu idioma. 

Da mesma forma acontece com a língua francesa, você não precisa conhecer tudo para ser fluente, o que você precisa é estudar e colocar em prática!

💡 Uma boa dica é pensar para o que você precisa aprender francês. Por exemplo: para viajar de férias, para estudar ou trabalhar em um país francófono. Com isso em mente, leve em consideração situações que são comuns a esses contextos e comece a estudar diálogos e vocabulários que estejam relacionados a eles. 

Sempre falamos isso, mas não custa repetir: contexto é vida! É levando em consideração o contexto que você irá mergulhar no Francês da Vida Real®.

4 – Achar que a pronúncia francesa é difícil

Um outro erro clássico e que impede muita gente de falar francês, é sentenciar que a pronúncia é difícil e deixá-la para depois, ou até mesmo, nem começar a estudar por não querer fazer o “bico do francês”. Pois é, parece que não, mas isso acontece!

Deixar para estudar a pronúncia depois é um erro, pois você precisa se acostumar com os sons do idioma para poder falar e entender. É preciso repetir o jeito de falar, repetir os sons, quase como um papagaio. É essa repetição que vai aprimorar a sua pronúncia.

Além disso, pode acontecer de você até mesmo aprender errado, caso não se dedique a pronunciar as palavras em francês desde o começo

Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.