Perder o medo de falar francês

Imagina você na França, no meio de uma conversa com todo mundo falando ao mesmo tempo. Aí, chega a sua hora de falar, mas você trava e não sai nada! Isso pode acontecer, porque as vezes demora um tempo até você perder o medo de falar francês

Mas não se preocupe, se isso já aconteceu é super natural e todo mundo passa por essa situação. Mesmo quem ainda não tentou falar, provavelmente também não quer passar por isso. 

Então, a gente quer te ajudar a agir apesar do medo. Afinal, ninguém perde ele de um dia para o outro. Para isso, separamos 7 dicas super simples para te ajudar a praticar bastante e perder o medo de falar francês.

C’est parti ? Allons-y !

1. Desenvolver a compreensão oral do francês

Muitas vezes pode acontecer de você travar e não conseguir falar por não entender o que a outra pessoa está dizendo. Por isso, desde o início do seu aprendizado, se exponha ao francês falado de um jeito rápido. Assim, quando for falar com um francês, você já estará preparado para o ritmo que ele usa. 

O ideal é que o seu material de estudo tenha os dois ritmos: o lento, para você praticar bem a sua compreensão quando estiver começando a aprender francês; e o rápido, para treinar seus ouvidos desde o início.

Uma dica é você diminuir a velocidade dos vídeos e áudios que consome. No Youtube, Spotify e Netflix, por exemplo, você consegue fazer isso. 

Outra dica interessante para desenvolver sua compreensão oral, é fazer o seguinte passo a passo:

  1. Escolha um minuto de vídeo ou série em francês;
  2. Diminua a velocidade e coloque legenda em português;
  3. Mantenha a velocidade, mas coloque a legenda em francês;
  4. Tire a legenda e assista ainda em ritmo lento;
  5. Coloque a velocidade normal e assista novamente.

Se você já estiver entendendo bem o trecho que separou, pode assistir sempre na velocidade nativa, ou escolher outros mais longos para continuar treinando.

2. Melhorar a expressão oral do francês falando sozinho

Por aqui chamamos de La technique du fou (“a técnica do louco”), que nada mais é do que falar sozinho em voz alta. 

Isso é importante porque se você ficar apenas repetindo o francês na sua cabeça, na hora que for falar de verdade você pode travar, afinal não acostumou nem suas cordas vocais e nem o cérebro àquela ação. Mas se você se acostuma a pronunciar e sempre treinar em voz alta, na hora de falar vai ficar bem mais simples.

3. Aprender francês usando a tecnologia

Essa terceira dica pode ser praticada junto com a anterior. Você pode treinar o seu francês falando com o Google Tradutor, por exemplo. Afinal, se a inteligência artificial entende o que você está falando, um ser humano também vai tirar de letra. 

Então, abra o Google Tradutor no seu celular ou computador, clique no ícone de microfone e fale algumas frases. Depois veja o resultado, se não saiu como você pretendia, tente de novo, até o Google entender bem direitinho. 

Lembre-se! O objetivo não é alcançar a perfeição, mas sim ser compreendido! O que nos leva a próxima dica 😉

4. Aceitar que o erro faz parte do aprendizado

Cá entre nós, ninguém nunca acertou na vida sem ter errado antes. Se você está errando, é porque está aprendendo e no caminho certo. 

Quando errar, pense: estou aprendendo! Anote todos os feedbacks que recebeu com o erro, mesmo que mentalmente. É assim que de forma progressiva seu francês vai ficar cada dia melhor!

Pode até usar a tecnologia a seu favor mais uma vez. Grave áudios com o feedback que você recebeu e ouça várias vezes para lembrar o que e como precisa corrigir. 

Quem é fluente em francês hoje, precisou errar muito para chegar nessa fluência. Ou seja, errar faz parte do processo.

5. Pensar em francês com treinamento

Treinar pensar em francês vai trazer mais naturalidade na sua fala, porque quando alguém começar a conversar contigo, você não vai ficar traduzindo tudo de francês para português na sua cabeça e depois pensando em português para traduzir em francês. 

É por meio de treinos de pensamento que você vai progressivamente pensar em francês.

Uma dica para você começar a praticar desde agora é traduzir seus pensamentos repetitivos em português e passar a sempre pensá-los em francês. 

Por exemplo: todo dia antes do almoço você provavelmente costuma pensar “Estou com fome”, não é? Então, sempre que a barriga roncar, treine pensando “J’ai faim”.

E a cada dia incorpore um novo pensamento em francês.

Você vai ver como essa técnica simples é poderosa e te fará ganhar naturalidade e confiança ao falar francês.

  1. Relativizar o medo de falar francês

Isso mesmo, não se preocupe e diga realmente que não entendeu, ninguém vai te julgar por isso. Você está aprendendo e é 100% natural que sua compreensão oral ainda não esteja aguçada para entender em francês com tranquilidade. 

Basta pedir para a pessoa repetir mais devagar. Em francês isso pode ser dito assim:

Je n’ai pas compris. Pouvez-vous répéter plus lentement, s’il vous plaît ?

Ou você pode pedir para a pessoa escrever o que ela disse:

Pouvez-vous l’écrire, s’il vous plaît ?

Não se sinta inferior a ninguém. Você está aprendendo. Continue firme e em breve esses momentos vão virar história.

  1. Focar no aprendizado do Francês da Vida Real®

De que adianta estudar, trabalhar a compreensão oral, pensar em francês, falar em voz alta se o francês que você está aprendendo é um francês escolar e até arcaico e que não é falado na vida real nos países francófonos?

Não adianta de nada, né? Por isso, é essencial que você estude o francês da vida real®, como ele é usado e falado na França. Afinal, só é fluente de verdade quem domina o francês usado no dia a dia e na velocidade nativa.  

É com esse propósito que existe o Afrancesados, para compartilhar o francês da vida real® com o máximo de pessoas possível e assim facilitar a vida de quem deseja um dia ser fluente em francês. 

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

🚀Para ir mais longe, inscreva-se no Curso de Francês Método Afrancesados® dos nossos dois professores Roberta (brasileira) e Emil (francês). Com eles, você fará uma imersão na língua e cultura francesas, através de um método único, progressivo e completo para você dominar o Francês da Vida Real®.

Leave a Reply

Your email address will not be published.