Como conseguir se comunicar em francês com naturalidade diante de um nativo? Neste artigo, você vai ver que isso é muito mais simples do que você imagina. Confira as nossas 5 dicas práticas para você desenvolver a expressão oral em francês com eficácia para poder alcançar o domínio da língua francesa em poucos meses.
1 – Simular situações da vida real em francês
Ao estudar o francês, evite qualquer material que possua uma língua artificialmente “ajeitada” para as aulas. Nesse tipo de conteúdo, os áudios são lentos, as frases mastigadas e o vocabulário simplificado para iniciantes.
Isso porque vai ser difícil você estar preparado para conversar em francês com um nativo. Pois você não estará aprendendo a língua francesa da forma como ela é utilizada na vida real.
É como querer treinar para uma maratona numa sala com ar-condicionado a 18º, em uma esteira elétrica sem desnível. No entanto, essa maratona acontece ao ar livre, a 35º, com muitas subidas e descidas, pavimento imperfeito, poluição e quem sabe até um pouco de chuva.
É exatamente assim com o francês. Se você quer aprender frases que os francófonos realmente usam, você precisa estudar e treinar situações que você vai realmente encontrar em situações concretas do cotidiano.
2 – Desenvolver a compreensão do francês falado
Não tem escapatória: para desenvolver sua fala, você precisa obrigatoriamente desenvolver antes sua habilidade de entender o francês falado.
E isso por 3 motivos:
- Se você não entende o que um nativo francês diz, você nunca vai conseguir imitar a fala dele para se exprimir com naturalidade.
- Se quiser entrar numa conversa em francês, você deve entender o que te falam para, em seguida, ser capaz de responder.
- Sua habilidade de compreender o francês falado (passiva) sempre será mais abrangente do que sua habilidade de falar (ativa), pois você só pode imitar e reproduzir através da fala o que você já ouviu diversas vezes!
Por isso, quanto mais você melhora sua compreensão oral do francês falado, mais você consegue falar com naturalidade e precisão.
É justamente por isso que a compreensão oral e o aumento do repertório de vocabulário são dois pilares essenciais do Curso de Francês Método Afrancesados, o CFMA.
3 – Desenvolva a 5ª habilidade do francês
Além de entender, pronunciar, ler e escrever em francês, existe uma habilidade sem a qual é impossível falar francês com naturalidade. Porém, ela é totalmente esquecida pelos cursos, professores e escolas de francês.
Nós fomos pioneiros absolutos em trazer essa habilidade à tona e na importância de treiná-la constantemente para chegar na fluência do francês. É a famosa 5ª habilidade do francês segundo o Método Afrancesados e ela consiste nada mais nada menos do que pensar em francês.
Isso porque não adianta você entender o que a pessoa falou e saber responder se você deve traduzir seu pensamento para o francês. Pensar diretamente na língua de forma ágil te permite responder naturalmente em francês e interagir a tempo.
É isso que nos mostra a nossa aluna do CFMA, a Márcia, no seu depoimento 100% em francês:
4 – Treinar diversas vezes o francês
Absolutamente nada resiste ao treino. Até porque fluência não é inteligência, é persistência. Você vai se tornar fluente em francês ao repetir muitas vezes as estruturas e frases aprendidas dentro de um contexto específico.
E diferentemente do que muita gente imagina, você não precisa ter uma disponibilidade gigante de tempo. Se você treinar alguns minutos por dia, já estará no caminho certo.
🗓 Saiba mais em: Como ter tempo de estudar francês todos os dias.
5 – Aproveitar as oportunidades de falar francês
Essa é a base, mas muita gente esquece. Surgiu uma oportunidade para melhorar qualquer uma das suas habilidades? Se joga! Assim, você está aumentando seu repertório e dando mais um passo rumo à fluência.
Apareceu uma oportunidade de aprender o francês da vida real na prática? De conversar com outras pessoas que falam francês? Não deixe para depois. O medo de falar francês pode e vai aparecer, principalmente no começo. Mas você precisa absolutamente da prática e da interação reais para poder se tornar fluente em francês.
Mas como fazer isso?
Inscreva-se no nosso Minicurso de francês Gratuito e saiba como:
- Começar a aprender francês com o pé direito;
- Seguir 7 vídeo-aulas de francês na prática;
- Desenvolver técnicas infalíveis de pronúncia;
- Receber os melhores conselhos de 🇫🇷 Emil (francês nativo) e 🇧🇷 Roberta (fluente em Francês).
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.