Compartilhe esse artigo:

Será que é possível aprender francês em 6 meses? Sem enrolação, já podemos responder que sim! É possível você aprender a se comunicar em francês em alguns meses. Mas para isso, é necessário dedicação e um excelente método de aprendizado. 

A prova que essa combinação realmente funciona é a nossa aluna Denise Cordovil, que com 5 meses de estudos no Curso de Francês Método Afrancesados, viajou à França e conseguiu se comunicar perfeitamente com os franceses.

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nas dicas que a Denise deu para aprender francês em poucos meses e conhecer um pouquinho da história da nossa aluna. 

C’est parti ? Allons-y !

Como aprender francês em pouco tempo? Depoimento de aluna do CFMA

Denise Cordovil é uma moradora do Rio de Janeiro, de 56 anos, que tem uma história inspiradora a compartilhar sobre sua jornada de aprendizado do francês com o curso de Francês Método Afrancesados (CFMA).

Ela chegou a ter aulas de francês quando estava na escola, mas acabou não praticando e anos depois percebeu que não conseguia se comunicar na língua francesa. Para mudar essa situação, ela pesquisou por um curso de francês que realmente fizesse a diferença no seu aprendizado e encontrou o CFMA. 

Em sua jornada de aprendizado, ela destacou a importância de seguir todas as etapas recomendadas durante as aulas, incluindo o estudo diário, ouvir rádio em francês, a leitura de materiais no idioma e a imersão em filmes franceses. A dedicação a essas práticas a levou a um nível incrível de proficiência em francês em um curto período.

Uma parte emocionante dessa história aconteceu durante uma viagem a Paris, onde seu amigo nativo ficou impressionado com sua habilidade de se comunicar em francês após um período tão curto de estudo. 

➡️Conheça mais detalhes dessa história inspiradora:

7 dicas para aprender francês rápido

Como comentamos logo no início, para aprender a falar francês é necessário dedicação e um método de ensino que realmente seja útil. Esses dois aspectos são fundamentais e estão na lista de dicas apresentadas por nossa aluna Denise. 

A seguir, você vai encontrar quais são elas e um pouco sobre cada uma delas. 

1. Frequência nos estudos

É fundamental manter a constância. Em vez de estudar muito tempo uma vez por semana, é mais eficaz dedicar um tempinho ao francês todos os dias. Pode ser só meia hora, mas isso ajuda a lembrar e consolidar o que você aprendeu, o que é bem mais eficiente.

2. Imersão no idioma

Isso é como mergulhar de cabeça no universo francês, e é uma das partes mais interessantes de aprender uma nova língua. Imagina ouvir música francesa, ler notícias em francês enquanto toma café e assistir a filmes franceses à noite. 

Você vai começar a entender como as pessoas realmente falam, as gírias que usam e até os trejeitos que têm. É uma forma de aprender o Francês da Vida Real®, que se mistura com o seu dia a dia, e isso é muito eficaz.

3. Método de ensino

A ideia aqui é seguir um plano. Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter um mapa para onde está indo, um curso estruturado, como o Afrancesados, é uma excelente solução.

O curso de Francês Método Afrancesados® oferece uma imersão autêntica na língua francesa, simulando situações do cotidiano na França e em países francófonos. A progressão é leve e eficaz, com objetivo de aprimorar as cinco habilidades em francês: fala, escrita, leitura, compreensão auditiva e pensamento na língua.

O curso é online e flexível, permitindo que você acesse as aulas no seu próprio ritmo. Você estará preparado para se comunicar com confiança em francês em diversas situações. Tudo isso acontece através do Rituel Afrancesados, que é o passo a passo de como você vai treinar a cada aula.

4. Treinar a pronúncia

Não precisa se preocupar em parecer um nativo logo de cara, mas é uma boa ideia treinar e até brincar com a pronúncia. Ouvir atentamente as palavras e tentar repetir os sons faz, aos poucos, você soar mais natural e entender melhor o que está sendo dito. É uma forma de melhorar suas habilidades no francês.

5. Persistência

Aprender uma língua é uma jornada, não uma corrida. Tem momentos em que parece que não está avançando, mas é nessa hora que a persistência entra em ação. Não deixe as dificuldades te derrubarem. Continue no ritmo e você vai chegar lá. 

Que mais dicas? Confira como aprender francês do jeito certo!

6. Pensar em francês

Quando você começa a pensar em francês, é um sinal de que a língua está se tornando parte da sua vida diária. As palavras começam a aparecer na sua mente sem que você precise fazer esforço, e isso é um sinal de que está absorvendo o francês.

No início tente pensar em francês de maneira proposital, ou seja, tentando pensar alguma frase do seu cotidiano no idioma (como “estou cansado”, “que horas são?”, “quero comer”, por exemplo), para que aos poucos se torne algo natural no seu dia a dia. 

7. Manter a motivação

Ter um motivo pessoal para aprender, como a vontade de viajar para um país francófono, ou até mesmo morar, é um ótimo jeito de se manter motivado. Ter um objetivo concreto torna o aprendizado mais empolgante, e você vai querer aprender para alcançá-lo.  Por que você quer aprender francês? Qual sonho você quer realizar a partir disso?

Quer fazer como a Denise e aprender francês em 6 meses?  

Conheça o nosso Curso de Francês Método Afrancesados e domine o Francês da Vida Real ®:

  • Imersão no francês falado pelos nativos;
  • Contato direto com a cultura francesa;
  • Aprendizado das 5 habilidades do francês (falar, escrever, ler, entender o francês falado, pensar);
  • Liberdade para estudar quando e onde quiser.
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.