Compartilhe esse artigo:

O verbo “aller” é essencial para quem deseja se comunicar em francês, já que é um dos verbos franceses mais utilizados no cotidiano. Neste artigo, apresentaremos 7 frases úteis do dia a dia que contêm o verbo “aller”, além de explicações detalhadas sobre cada exemplo. Usaremos o verbo “aller” no presente, em diferentes contextos. C’est parti ? Allons-y !

1 – Je vais au travail tous les jours. (Eu vou para o trabalho todos os dias.)

Nesse exemplo, o verbo “aller” está sendo usado no sentido de se deslocar literalmente. Ele também fala sobre uma ação que se repete no cotidiano. Conjugado no presente, ele também pode significar “estou indo”, como no exemplo abaixo:

Tu fais quoi ? (O que você está fazendo?) > uso informal

Je vais au travail. (Estou indo ao trabalho.)

Ou seja, para entender o verbo “aller”, lembre-se de sempre observar o contexto no qual ele se encontra. Evite decorar conjugações e listas de palavras soltas durante o seu aprendizado de francês! O foco deve ser no Francês da vida real®, ou seja, o francês que é realmente usado no cotidiano pelos nativos.

Dessa forma, ao invés de apenas memorizar regras de gramática francesa, você vai assimilar frases e construções aplicáveis na hora de se comunicar em francês! 😉

Leia também: Diálogo básico em francês: exemplos para usar com os nativos.

2 – Est-ce que tu vas à la plage ce week-end ? (Você vai à praia neste fim de semana?)

Nesse caso, além do verbo ser usado na segunda pessoa, ele é usado no presente, porém se refere a uma ação futura. Esse fenômeno é semelhante ao que acontece também na língua portuguesa. Observe também o uso da palavra em inglês “week-end”. Esse fenômeno, chamado de “franglais” (franglês), é cada vez mais comum nos países francófonos.

🤔 Leia também: Como usar os tempos verbais em francês?

3 – Elle va souvent chez le médecin. (Ela vai com frequência ao médico.)

Aqui o verbo “aller” é usado no presente para indicar algo que acontece repetidamente. Observe que a pronúncia de “vas” (como na frase anterior) e “va” é a mesma, ou seja, o “s” final geralmente não é pronunciado.

Leia também: O que significa CHEZ em francês?

4 – Nous allons planifier ce projet. (Nós vamos planificar esse projeto.)

Aqui, o verbo “aller” é um auxiliar para indicar uma ação futura que não é literal, ou seja, que não significa “se deslocar”.

Em um contexto mais informal, usamos o “On”, que é o equivalente de “a gente” no português. Apesar de significar “nós”, ele é conjugado no singular.

On va planifier ce projet. (A gente vai planificar esse projeto.)

➡️ Leia também: Singular e plural em francês: exemplos práticos.

5 – Est-ce que vous allez venir à la fête ce soir ? (Vocês vão vir à festa esta noite?)

Esse fenômeno de usar os verbos “aller” (ir) e “venir” (vir) na mesma frase acontece tanto no português como no francês. Nesse caso, a construção é usada exclusivamente para uma ação futura. Outro exemplo:

Tu vas venir au concert ce soir ? (Você vai vir ao show hoje à noite?)

Como fazer perguntas em francês?

6 – Ils vont partir en train à Paris. (Eles vão partir de trem à Paris.)

Mais um exemplo do verbo “aller” como auxiliar para uma ação futura. Observe que, nesse caso, o “t” no final do verbo conjugado “vont” não é pronunciado. Para saber mais, leia pronúncia em francês: 3 dicas essenciais.

7 – Les directrices vont se réunir cette après-midi. (As diretoras vão se reunir hoje à tarde.)

Nessa frase, usamos a mesma conjugação de “elles” (elas), que está sendo representada pelo sujeito “les directrices”.

Aprender francês

Agora que você conhece melhor o verbo aller e como usá-lo, por que não começar a aprender francês para se comunicar com mais fluidez? Seja para estudar, trabalhar, viver ou viajar para um país francófono, a lÍngua francesa pode te abrir diversas portas para experiências incríveis!

Antes de ir embora, que tal um presente?

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®. Nele, você terá acesso a:

  • 7 vídeoaulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncias;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.