Compartilhe esse artigo:

O “Franglais” é um fenômeno linguístico que tem ganhado destaque na França nas últimas décadas, especialmente entre os jovens. Trata-se do uso cada vez mais comum de palavras e expressões em inglês em meio ao idioma francês. 

Conhecer esse fenômeno é essencial para entender como o francês se manifesta de verdade entre os nativos na vida real. É isso que chamamos de Francês da vida real®, ou seja, a língua francesa como você vai encontrar ao visitar ou morar em um país francófono.

Neste artigo, você vai descobrir 7 exemplos práticos para saber como se fala o “Franglais” hoje em dia. C’est parti ? Allons-y ! 

1 – Checker (verificar)

Essa palavra é uma adaptação verbo em inglês “to check” com a terminação em “er”, muito comum em certos tipos de verbo no francês.

Je vais checker ma boîte mail avant de partir. (Eu vou verificar minha caixa de entrada antes de sair).

2 – Le planning (a agenda)

Je vais mettre ça dans mon planning pour ne pas oublier. (Vou colocar isso na minha agenda para não esquecer.)

Observação importante: apesar de certas palavras inglesas aparecerem de forma idêntica na escrita do francês, a pronúncia delas ganha uma entonação “afrancesada” no cotidiano. 

Ou seja, não basta conhecer a palavra em inglês, é preciso conhecer a maneira como os franceses as pronunciam para ficar à vontade com o “Franglais”.

🗣 Leia também: Pronúncia em francês: 3 dicas infalíveis.

3 – Chill (relaxar)

On va juste chill chez moi ce soir. (Vamos apenas relaxar na minha casa hoje à noite.)

🏠 Leia também: O que significa “chez” em francês? 5 exemplos práticos.

4 – cool (legal), selfie (selfie)

C’est cool, je vais prendre un selfie. (Legal, eu vou tirar uma selfie.)

Observe que, em francês, “selfie” é uma palavra usada no masculino.

5 – Le buzz (o sucesso)

Cette vidéo a fait un gros buzz sur YouTube. (Esse vídeo fez muito sucesso no YouTube.)

📲 Se você quiser acompanhar alguns memes mais recentes em “franglais”, siga o perfil do instagram Yugnat999. Essa conta, muito popular entre os jovens, é um exemplo de como alguns conteúdos podem misturar o inglês e o francês de forma fluida e descomplicada.

6 – Job (trabalho)

Mon job consiste à faire du marketing digital et à gérer les réseaux sociaux de l’entreprise. (Meu trabalho consiste em fazer marketing digital e gerenciar as redes sociais da empresa.)

Algumas palavras como “marketing”, “mail”, “week-end” ou “chewing-gun” já fazem parte da língua francesa há muito tempo. Ou seja, esse fenômeno não data de hoje, ele apenas é geralmente mais associado aos jovens, à tecnologia e à globalização.

💼 Leia também: Falar de trabalho e formação em francês: dicas e vocabulário.

7 – Boss (chefe)

J’ai reçu un mail de mon boss ce matin. (Eu recebi um e-mail do meu chefe hoje de manhã.)

Como se pode ver, muitas palavras em inglês foram incorporadas ao francês de forma natural, especialmente nas áreas de trabalho, internet e entretenimento. Algumas pessoas usam o “franglais” como uma forma de se expressar de maneira mais moderna, enquanto outras o utilizam porque alguns termos não possuem equivalência precisa em francês. 

🇫🇷 Leia também: Tutorial completo “Estudar na França”.

Videoaula sobre o “franglais” 

No nosso canal do Youtube, temos um vídeo especial com outros exemplos de palavras em inglês usadas pelos franceses. Confira na íntegra:

Aprender francês

Apesar dos franceses utilizarem palavras do inglês, isso não significa que eles estejam à vontade para falar em inglês ou que tenham altos índices de fluência em língua inglesa. Por isso, se você deseja visitar a França, é essencial conhecer ao menos o francês básico para que sua experiência seja completa e satisfatória.

Ah, antes de ir embora, que tal um presente?

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

Compartilhe esse artigo:

    2 Respostas a "O “Franglais” na língua francesa: 7 exemplos práticos"

    • Carlos Bacar Janté

      Un grand merci!

      • Afrancesados

        Merci à toi Carlos 😉 À bientôt !

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.