Conhecer um país e uma cultura nova é algo empolgante e desafiador ao mesmo tempo. Por exemplo, existem algumas coisas que você deve saber antes de ir à França, que vão te ajudar, e muito, nessa experiência.
Neste conteúdo, separamos dicas essenciais para quem conhecerá a França pela primeira vez, seja a passeio, estudo ou para trabalhar. Desde o uso do “bonjour” até alguns costumes franceses durante as refeições. Essas dicas vão melhorar a sua estadia e te salvar de muitas enrascadas!
C’est parti ? Allons-y !
1. Use “bonjour” para começar conversas
A primeira coisa que você precisa saber antes de ir à França é não subestimar o significado do “bonjour“. Isso porque não é apenas uma saudação comum de “bom dia” ou “boa tarde”, mas sim uma maneira cortês e fundamental de dizer “oi” no dia a dia dos franceses.
Ao encontrar alguém, seja para pedir informações ou comprar algo, sempre comece com “bonjour”. Lembre-se: não é apenas uma formalidade, mas uma maneira de mostrar respeito e reconhecer a presença da pessoa com quem você está interagindo.
🔴 Dica importante: não adianta, por exemplo, você chegar para pedir uma informação e simplesmente dizer “excusez-moi” (equivalente ao “com licença”)
Esse é um erro muito comum dos brasileiros, porque no Brasil, falamos “com licença” ou “por favor” antes de perguntar algo. Mas na França, você precisa usar o “bonjour” antes de começar a sua frase. Usar apenas o “excusez-moi” não será suficiente e vai soar bizarro!
2. Conheça o papel do “médecin traitant”
No sistema de saúde francês, ter um médico da família é crucial. Antes de procurar um especialista, você deve consultar seu “médecin traitant” (médico da família), esse profissional é quem vai decidir se é necessário te encaminhar a um especialista.
Isso é feito para evitar a sobrecarga nos serviços de saúde e garantir que os problemas simples sejam tratados de modo eficiente. Então, se estiver na França e precisar de ajuda médica, procure um “médecin traitant”.
✍🏼Aula completa sobre vocabulário da saúde em francês
3. Peça água grátis nos restaurantes
Assim como em alguns estados do Brasil, na França você também pode pedir a “água da casa” e não pagar nada por isso. Desde 2022, os restaurantes franceses são obrigados a oferecer água da torneira (que é limpa e potável), antes disso os clientes precisavam sempre pedir.
Ao chegar em um restaurante, você pode simplesmente pedir “une carafe d’eau, s’il vous plaît” (uma jarra de água, por favor). Não cometa o erro de pedir “une bouteille d’eau” (uma garrafa de água), a menos que prefira pagar por ela, já que nesse caso trata-se de uma garrafa de água de marca.
4. Prepara-se para o calor! Os franceses não costumam usar ar-condicionado
Durante os meses quentes de verão na França, é comum encontrar um “brumisateur”, que são pulverizadores de água, em restaurantes e bares. Isso é devido à falta de ar-condicionado em muitos lugares comerciais, além de casas e apartamentos.
Se você não está acostumada(o) com o calor e estará em terras francesas no período do verão (entre junho e setembro), considere procurar hospedagem com ar-condicionado durante sua estadia na França.
5. Cumprimente as pessoas com dois beijos no rosto
Cumprimentar as pessoas ou “faire la bise”, dois beijinhos nas bochechas, é uma prática comum na França. Esteja preparado(a) para esse gesto, principalmente em ambientes sociais com pessoas que você conhece. Caso o ambiente seja muito formal, um aperto de mão pode ser mais adequado.
Lembre-se de que isso é esperado mesmo em grandes reuniões, onde por mais que tenham muitas pessoas, você precisará cumprimentar a todos. Vale dizer que muitos franceses não chegam a encostar no rosto da outra pessoa e, tampouco, abraçam ou tocam o outro.
Curiosidade: na França, quando alguém recebe um presente, o comum é agradecer indo até quem presenteou e dando dois beijos no rosto.
➡️Conheça 13 frases para começar uma conversa em francês
6. Conheça as refeições à moda francesa
As refeições na França geralmente seguem um ritual de cinco etapas: apéro (aperitivo), entrée (entrada), plat principal (prato principal), fromage (queijo) e dessert (sobremesa).
Então, prepare-se para uma refeição prolongada e não se surpreenda se sentir satisfeito depois de várias etapas. Por isso, ao invés de sair comendo bastante desde o começo, você pode perguntar “le repas aura combien d’étapes?” para saber quantas etapas a refeição terá.
➡️Dica extra:
- Evite restaurantes “attrape tourist” (pega turista) com cardápios em várias línguas e preços altos.
- Procure restaurantes frequentados por nativos para uma experiência gastronômica mais autêntica.
7. Aprenda o básico do francês
Essa dica é a última, mas está longe de ser menos importante. Não espere que todos na França falem inglês. É comum ouvir a frase “Je ne parle pas anglais” (Eu não falo inglês).
Se possível, aprenda o básico de francês antes de sua viagem para uma experiência mais autêntica e sem problemas de comunicação. Comece aprendendo “bonjour”, “merci” (obrigado), “s’il vous plaît” (por favor) e “je ne parle pas anglais” (eu não falo inglês).
Se quiser conferir este conteúdo em vídeo, com mais comentários e sugestões de frases, assista ao vídeo a seguir. Clique na imagem e aproveite!
A última dica que demos foi sobre a importância de você saber o francês básico, mas como fazer isso? Com o nosso Minicurso de Francês Gratuito. Nele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.