O verão é uma boa época para viajar para França? A resposta é oui ! É preciso admitir que esse período (entre final de junho e final de setembro) é de muito calor na França, com temperaturas chegando até 40 graus e risco de canicule (onda forte de calor).
No entanto, esse clima é ideal para aproveitar as incríveis paisagens naturais francesas, sem contar que o verão é o período com o maior número de festivais por todo o território francês, e você ainda consegue até pra pegar praia em Paris! Veja nossas dicas imperdíveis para você curtir o verão na França. C’est parti ? Allons-y !
1 – Campos de Lavanda na França
A partir do mês de julho, é possível ver os campos de lavanda na região da « Provence » francesa. Trata-se de um passeio no sul da França, onde paisagens paradisíacas de cor lilás são abertas para visitas. Um passeio apaixonante!
O Campo de Valensole (a 1h de carro da cidade de Marselha) é um dos mais conhecidos, tendo também uma Festa da Lavanda que acontece geralmente na segunda quinzena de julho.
A foto abaixo é de nós dois, de Roberta e Emil, criadores da comunidade Afrancesados, em passeio pelo sul da França. Atualmente, moramos na cidade de Rennes, na Bretanha, mas já viajamos pelos 6 cantos do país (que é também chamado de “Héxagone”). Para saber mais sobre a nossa história, clique aqui 💜
✈️ Francês para viajar: 10 frases essenciais.
2 – Praias francesas
Nem todas as pessoas conseguem imaginar a beleza que as praias francesas podem ter. Vale muito a pena planejar um deslocamento fora do circuito parisiense no verão para pegar um bronze na costa atlântica (oeste) ou a do mar mediterrâneo (sul).
Veja abaixo nossa seleção de 3 praias em diferentes regiões da França que valem a pena o “detour” (a volta), como diriam os próprios franceses:
Praia de Étretat
A praia de Étretat, na região da Normandia, fica apenas a 2h30 (de carro) a 3h (de trem) de Paris. Ela possui falésias impressionantes, que já foram inspiração para pintores franceses como Claude Monet e Gustave Courbet (imagem abaixo):
Nós já estivemos nesse lugar e podemos confirmar: ele é realmente paradisíaco! 😍
Calanque d’en Vau
Essa é mais uma dica na região da provence francesa. Ela fica nos arredores das cidades de Marselha e Cassis. Dependendo do ponto no qual você chega, é preciso fazer um certo tempo de caminhada para chegar até a magnífica Calanque d’en Vau.
Grande Plage
A Grande Plage fica em Biarritz, um lugar na costa atlântica francesa que é bem disputado durante o verão europeu. Por isso, não deixe de se programar com bastante antecedência se quiser ficar aqui.
Esse é um lugar perfeito para fazer uma caminhada no fim do dia, com uma vista incrível para o mar de um lado e os monumentos históricos do outro. Para finalizar, não deixe de ir até o histórico farol de Biarritz.
🇫🇷 Conheça os documentos para entrar na França
3 – Festivais de verão na França
No dia 21 de Junho, acontece a Festa da Música em todo o território francês. Você vai encontrar em todas as cidades manifestações musicais de diversos tipos, nos centros culturais, restaurantes, cafés e até nas ruas. É um evento convivial e animado que vale muito a pena viver na França!
Aqui vão alguns festivais bem interessantes que acontecem na França durante o verão:
Festival de Carcassonne
O Festival de Carcassonne dura dois meses e acontece dentro de uma cidade que preservou sua arquitetura medieval e que é cercada por muros, como na época. Um lugar muito interessante que é invadido por música, circo, dança, teatro, entre outros, durante essas festividades.
Festival de Avignon
O Festival de Avignon acontece geralmente no mês de julho e é considerado por muitos o maior festival de teatro do mundo! Com diversos espetáculos teatrais que ocupam as ruas e todos os tipos de espaço na cidade.
Francofolies
O Francofolies acontece no mês de julho e é um festival apenas de músicas cantadas em francês. É um evento com um clima muito gostoso, grandes artistas e, para fechar com chave de ouro, ele é organizado na histórica cidade litorânea La Rochelle.
🇫🇷 Dica: No site Route des Festivals, você pode fazer consultas por local e data para saber se existe um festival acontecendo perto de onde está hospedado(a). Aproveite!
4 – Paris Plages
A prefeitura parisiense instala, em todos os verões, o Paris Plages. Essa tradição acontece há mais de dez anos e, nela, você vê as bordas do rio Sena se encherem de areia, cadeiras de praia, guarda-sol e até um espaço para se jogar vôlei de praia em frente ao Hôtel de Ville. É uma ótima opção para quem quer bronzear mesmo sem sair da capital.
Dica bônus: Se estiver em Paris no verão, não deixe de ir ao Cinéma en plein air, ou seja, o cinema ao ar livre que é instalado no grande Parc de la Villette, no norte da cidade. Você pode assistir a um filme enquanto faz um bom pique-nique no gramado e é uma excelente ocasião para encontrar nativos e outras pessoas em geral 😉
França, aí vou eu!
🇫🇷 Você quer viver experiências autênticas, reais e profundas na França? Então o novo curso “França, aí vou eu!” é para você!
O QUE É “FRANÇA, AÍ VOU EU! – CURSO DE EXPERIÊNCIAS AUTÊNTICAS NA FRANÇA”?
Se você pretende ir à França, provavelmente tem encontrado algumas dúvidas para tornar esse sonho real: Como viver uma experiência francesa de verdade nas ruas, nos restaurantes, nas hospedagens? Como viajar pela França como os franceses? Como bolar o roteiro ideal além dos clichês turísticos? E, claro, como viver essa viagem dos sonhos sem gastar rios de dinheiro…
Para te mostrar como fazer tudo isso de forma simples sem precisar pagar caro para uma agência de viagens nem perder seu precioso tempo fazendo horas de pesquisa na internet, nós criamos o “França, aí vou eu!”, que é um novo curso prático com tudo o que você precisa para viver uma experiência autêntica, única e profunda aqui na França.
E para você descobrir a França que os turistas comuns não tem acesso e que só os locais conhecem. Se tudo isso te interessa, o “França, aí vou eu!” é para você!
O que você vai encontrar no curso “França, aí vou eu!”:
M1. O que eu preciso saber antes de viajar?
M2. Qual região da França e estação do ano escolher? (o que fazer em cada região);
M3. O que devo fazer para entrar na França (+check-list para organizar sua viagem);
M4. Como criar meu roteiro de viagem;
M5. Como fazer reservas sem medo (voo, trem, aluguel de carro…);
M6. Como encontrar o hospedagem ideal (hotel, apartamento, aluguel à la française…);
M7. Como se locomover dentro da França;
M8. Como degustar a gastronomia francesa como um local (e fugir dos pega-turistas);
M9. Como fazer compras na França;
M10. Como fazer ligações e usar a internet na França;
M11. Informações essenciais para situações de emergência e problemas de saúde;
M12. Descubra a França além dos cartões postais;
M13. Como falar francês na sua viagem;
Em cada um dos módulos, você poderá encontrar três tipos de informações:
– vídeos com explicações práticas;
– guias em pdf disponíveis para consulta e download;
– links importantes para salvar no seu computador e celular.
➡️ Para fazer sua inscrição no curso “França, aí vou eu!” e receber acesso a todo o conteúdo durante 1 ano clique no link: quero viajar para França!
No total, são mais de 50 vídeo-aulas práticas (10h de conteúdo útil)! Enfim, todo o conteúdo do curso é voltado para a organização prática da sua viagem dos sonhos na França. Nada de perrengue, estresse ou viagem turistona. Com o curso “França, aí vou eu!” você vai mergulhar a fundo na cultura francesa e conhecer a França que só os franceses conhecem!
Nos vemos lá do outro lado 🙂
Roberta & Emil
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.