Compartilhe esse artigo:
Documentos necessários para entrar na França: o guia completo

Você está planejando uma viagem à França em 2023? Félicitations ! Você vai entrar em um dos países mais visitados do mundo, onde não faltam patrimônios históricos, comida deliciosa e experiências culturais inesquecíveis. Mas antes de embarcar em sua jornada, é importante ter todos os documentos para entrar na França legalmente, de maneira segura e sem complicações.

Atualmente, não há necessidade de solicitação de vistos para brasileiros que vão viajar para França como turistas, com duração máxima de 3 meses de estadia. As autoridades francesas de imigração, no entanto, exigem certos requisitos a serem cumpridos para entrada em seu território. A mesma coisa vale para escalas em outros países do Espaço Shengen. Mas fique tranquilo(a), vamos te dar todas as dicas necessárias. C’est parti ? Allons-y !

1 – Passaporte

Primeiro e mais importante, você precisa de um passaporte em dia. É importante verificar a validade do seu passaporte antes de fazer sua viagem, pois para entrar no território francês, é exigido que ele tenha validade superior a 3 meses no momento da saída da área do Espaço Schengen.

🇧🇷 Para saber mais sobre a obtenção ou renovação do seu passaporte brasileiro, clique aqui.

2 – Passagem de volta

Os oficiais de imigração no aeroporto podem te pedir para mostrar uma passagem de volta para o país de origem ou outro destino. Isso é uma prova de que você pretende deixar a França dentro do período permitido de estadia.

Essa duração legal de viagem é de até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França, deverá sair e só poderá voltar depois de passados outros 90 dias. A sua passagem de retorno não pode estar marcada em uma data que ultrapassa o limite máximo de permanência (90 dias).

3 – Seguro-saúde

É obrigatório ter um seguro-saúde que cubra todos os gastos médicos, hospitalares e de morte que possam ocorrer durante toda a estadia na França. Isso também inclui despesas de repatriação por motivos médicos, no valor de 30 mil euros. O seguro deve ser providenciado antes da sua chegada ao território francês.

Dica: no seu contrato de seguro-saúde, inclua um período de 3 dias antes do embarque e 3 dias depois do desembarque. Isso porque podem acontecer imprevistos, atrasos de voos e mudanças nos seus planos de viagem.

4 – Comprovante de hospedagem

Outro documento essencial do qual você precisa é o comprovante de hospedagem. Esse documento pode ter duas formas:

1 – Comprovante de reserva de hotel: guarde os recibos e confirmações de reserva do seu hotel, hostel, airbnb…é ele que vai indicar onde você estará ao longo da sua estadia no país.

2 – Carta-convite do seu anfitrião na França: caso você seja recebido por familiares ou amigos, você deve apresentar uma attestation d’accueil (atestado de acolhimento), que deve ser providenciado pelo anfitrião na França junto à Prefeitura (Mairie) da sua cidade de residência.

🛂 Leia também: Frases em francês para falar na imigração.

5 – Comprovante de meios financeiros

Para provar que você possui renda suficiente para a sua estadia, você pode apresentar dinheiro, cheque de viagem, cartões bancários internacionais, entre outros. O valor a ser provado muda de acordo com a sua situação:

  • Caso você ainda não tenha uma reserva de hotel, você deve comprovar possuir 120 euros por dia de estadia para cobrir suas despesas. Por exemplo: se você ficar 10 dias na França, precisa comprovar 1200 euros.
  • Se você já tiver reserva de hotel, o valor a ser comprovado para os seus gastos diários é de 65 euros.
  • Caso fique na casa de familiares ou amigos (estadia comprovada com a carta-convite), você deve provar possuir o valor de 32,50 euros por dia.

6 – Cópia de todos os documentos

É altamente recomendável que você tenha cópias digitais (dentro do seu e-mail e fotos do celular, por exemplo) e físicas (papéis dentro de uma pasta ou mala) de todos os seus documentos importantes. Isso pode ser útil caso você perca ou danifique os originais durante sua viagem.

Outra dica essencial: anote em diferentes lugares os números de emergência dos quais você pode precisar, como o do seguro, do hotel ou anfitrião e do seu banco.

Dica extra: verifique todos os sites oficiais antes da sua viagem

Antes da sua viagem, verifique nos sites oficiais se as medidas de entrada no território francês continuam as mesmas. Em alguns períodos, é possível que haja mudança dentro dos protocolos entre os países. Não deixe de consultar as seguintes fontes:

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite para colocá-las em prática com antecedência para ficar tranquilo.

Viajar para França pode ser bem mais fácil do que você imagina! Se você está se perguntando quais são os requisitos para a entrada na França, quanto dinheiro levar, como bolar o roteiro ideal e fugir das pegadinhas para turistas, temos uma solução completa para você!

Para te mostrar como fazer tudo isso de forma simples sem precisar pagar caro para uma agência de viagens nem perder seu precioso tempo fazendo horas de pesquisa na internet, nós criamos o “França, aí vou eu!”, que é um curso prático com tudo o que você precisa para viver uma experiência autêntica, única e profunda aqui na França.

Clique no link abaixo para saber como viajar para França de forma autêntica, prática e economizando tempo e dinheiro com as melhores dicas de quem conhece os quatro cantos do país!

🇫🇷 QUERO TER ACESSO AO CURSO COMPLETO PARA VIAJAR NA FRANÇA

Compartilhe esse artigo:

    30 Respostas a "Documentos para entrar na França 2024: guia completo"

    • André

      Olá! Observei que vários blogs estabelecem o valor de 120 ou 65 euros, porém não encontrei nada oficial (do governo). Podes indicar a fonte?

    • Jorge Sebastião

      Mas esse esclarecimento está mais destinado para o Brasil, será que é a mesma informação para pôr exemplo nós os Angolanos?

    • Miriam

      Olá, não estão exigindo vacina?

    • Éberton

      Boa tarde.
      Tenho viagem em 08/24, por hora as regras permanecem as mesmas até lá?

      • Afrancesados

        Bonjour Éberton ! Por enquanto, essas são as informações mais atualizadas que temos. Sugerimos que você verifique novamente 3 meses antes da sua viagem, d’accord ?
        Com certeza vamos atualizar este artigo se necessário, mas salve os links das instituições oficiais no seu navegador para consultá-los sempre que preiso.
        À bientôt 😉

    • Mariana

      Uma criança de 4 meses pode viajar para França? Precisa de quais vacinas? Pois febre amarela so pode ser tomada com 9 meses e hepatite A vol apenas 12 meses ..

      • Afrancesados

        Bonjour Mariana ! Tudo bem?
        Nesse caso, aconselhamos você a entrar em contato com algum órgão oficial, como a embaixada da França no Brasil (existem diversas unidades) para tirar suas dúvidas: https://br.ambafrance.org/Contato-528

    • Dayane

      Tenho uma Viagem para a Suécia dia 22/12, a imigração será na França. Como irei me hospedar na casa de familiares, a carta convite pode ser digitalizada, assinada e autenticada em cartório? Segue o mesmo padrão da carta convite, como se eu fosse ficar na França?

      • Afrancesados

        Bonjour Dayane !
        Acreditamos que é sempre bom ter um comprovante de hospedagem, pode ser a carta-convite com validação de alguma autoridade local (prefeitura da cidade do seu familiar, por exemplo). Vale também a pena dar uma olhada no site da imigração sueco: https://www.migrationsverket.se/English/Private-individuals.html

    • Adriana

      Olá, irei para França com um amigo que é francês, preciso da carta convite?

      • Afrancesados

        Oi, Adriana! Tudo bem?
        Se o seu passaporte é brasileiro, você terá sim que passar pela imigração no aeroporto. Por isso, aconselhamos providenciar sim uma carta-convite 😉
        À bientôt !

        • Alexandrino soares

          Olá boa noite alguém me poderia informar como posso fazer uma carta convite para uma cidadã brasileira em francês , minha namorada vem passar 90 dias comigo em França eu tou em França alguém tem um formulário da carta convite em francês obrigada

    • Cristiana

      Olá. Meu namorado está em Portugal e já expirou o tempo que podia ficar por cá.. Será que há algum tipo de possibilidade de ele viajar para França?? Se por exemplo arranjar trabalho por lá? Obrigada

      • Afrancesados

        Bonjour Cristiana ! Como a França e o Portugal fazem parte do Espaço Schengen, a regra vale da mesma forma nos dois países. Ou seja, ao ultrapassar os 90 dias de estadia como turista, é preciso ficar mais 90 fora de qualquer país do espaço para voltar. No entanto, recomendamos que você se informe nos sites oficiais que colocamos ao final do artigo 😉

    • irene

      Olá

      estou com uma viagem para maio agora e estou com duvidas sobre os comprovantes de banco. Qual a validade deles(extrato bancario por exemplo?)

      aguardo..obrigada

      • Afrancesados

        Bonjour Irene !
        Você pode usar o saldo/extrato bancário para comprovar sua renda, de preferência o mais recente. Além disso, você pode mostrar o limite do cartão de crédito ou o saldo de um cartão pré-pago de viagem.
        Para tirar qualquer dúvida, lembre-se de consultar os sites oficiais que citamos no final do artigo 😉
        Bon voyage !

    • Danielle

      Boa noite.

      Irei para Paris em março. A moça do apartamento que irei ficar, vai fazer uma carta convite.

      Vão me perguntar o que ela é minha?

      Além da carta, preciso mostrar minha passagens de FlixBus e hospedagem por outros países ou é melhor dizer que vou ficar apenas em Paris mesmo?

      • Afrancesados

        Bonsoir Danielle !
        No caso da carta-convite, não vão necessariamente perguntar a relação de vocês.
        Também não é obrigatório mostrar todos os lugares por onde você vai passar, principalmente se forem lugares dentro do Espço Schengen.

    • Gisele Nogueira

      Boa tarde!
      Não é necessário o cartão internacional de vacinação febre amarela/covid para ventral na França?
      Obrigada!

      • Afrancesados

        Bonjour Gisele !
        Para estadias curtas (até 90 dias), nenhum desses 2 cartões é obrigatório. Para mais informações, consulte os sites oficiais (deixamos os links no final do artigo).

    • Maria Júlia De Lacerda

      Olá! Boa noite! Tudo bem? Tenho uma viagem para a França agora no início de abril, porém minha imigração é Portugal e eu desembarco na Suíça, o restante do trajeto irei de carro, pois é bem perto. Vocês sabem me dizer se eu preciso dessa carta convite em específico para a França, que é autenticada na subprefeitura e tal, ou só preciso dela em português para apresentar em Portugal? E mais uma dúvida, agora com a AIMA, eles tem uma termo de responsabilidade, sabem me dizer se deve ser preenchido o mesmo, ou só uma carta convite já vale? Desde já agradeço à atenção.

    • Francisco

      Desejo saber se a minha esposa precisa de todos os documentos que me são pedidos para o visto de mais de 90 dias? E quais documentos tem que estar em francês e se é necessário tradução juramentada?
      Agradeço

    • Maria José

      Bom dia ! Viajei a França dia 19/ 03 / 24 ,retornei ao Brasil dia 19/ 05 , preciso retornar para acompanhar minha filha que vai ganhar bebê em setembro previsão.
      Quando posso retornar e ficar os 90 dias , gostaria de retornar em agosto é possível?
      A PF informou que só posso retornar depois de 19/ 09, mas se for 90 dias após meu retorno poderia ser em agosto , no meu caso preciso ficar os 90 dias .
      Grata

      • Afrancesados

        Bonjour Maria José !
        Teoricamente, você poderia sim entrar em 19/08 sim. Mas aconselhamos confirmar essa informação com um dos órgãos oficiais que linkamos no artigo, ok?
        Bon courage et à bientôt !

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.