Compartilhe esse artigo:

Essas frases são familiares para você?

  • “Francês é difícil demais”;
  • “Não tenho dom”;
  • “Estou velho(a) demais para isso”;
  • “Nunca vou falar francês como fulano”;
  • “Não tenho tempo”;
  • “Tenho medo de falar francês e cometer erros”;
  • “Não é o bom momento, estudarei francês depois”.

Já ouvimos muitos alunos dizerem isso. E é aqui que entra a grande verdade que ninguém nunca te contou sobre aprender francês:

TODO MESTRE JÁ FOI UM DESASTRE.

(T. Harv Eker)

Lembre-se disso: qualquer pessoa que hoje fala francês fluentemente já foi um desastre. Isso quer dizer que ela teve que aprender o francês do zero, teve que cometer erros e teve que falar de forma incompreensível antes de chegar onde está. Mas você deve estar pensando: e daí?

Vamos direito ao que essa frase significa em dois pontos:

1. Errar é absolutamente necessário para ser fluente

  • Errar não é só OK ou aceitável, é uma etapa essencial para você atingir a fluência.
  • Quanto mais cedo você errar, mais cedo você vai ser corrigido. Consequentemente, mais cedo você vai acertar.
  • Quanto mais você errar, mais você vai se corrigir. E, novamente, em mais coisas você vai acertar.

Ou seja, faça o máximo para praticar francês o mais cedo possível. Mesmo que você só fale uma ou duas frases. Assim, você acertará mais e mais rápido. Tudo isso parece bem lógico, não é? Mas a vergonha de errar e parecer ridículo(a) muitas vezes nos assombra de forma irracional.

🇫🇷 Leia também: Como perder o medo de falar francês?

2. O seu sucesso no francês depende do seu mindset

Mindset é a sua mentalidade. É sua forma de encarar a vida. Nesse caso, é sua forma de encarar o francês. Você encara o francês como uma obrigação, sofrimento? Ou como algo impossível de se alcançar? Você se sente incapaz? Ou, quem sabe, você diz (e acredita) que não tem tempo, nunca priorizando o francês?

Se esse for seu caso, desculpa, mas vou te falar a real: esse é um mindset de perdedor. Com essa mentalidade, você dificilmente terá a motivação para aprender francês ou coragem para errar cedo (e acertar logo). Consequentemente, você dificilmente será fluente em francês.

Mas calma! Se você está nesse mindset, não desanime! Você já chegou até este artigo. Ou seja: algo dentro de você quer mudar. Você pode adquirir o mindset do fluente de forma simples. Acredite que você pode ser fluente!

Acreditar te deixa motivado, e com a motivação, vem a energia para agir em direção à fluência em francês. E, agindo para ser fluente, virá o resultado:  ser fluente em francês. É uma relação em cadeia. Mas a questão aqui não é só ter “pensamento positivo” e pronto.

O ponto-chave é que os pensamentos positivos (eu sou capaz, eu posso, eu tenho a idade, francês é pra mim, eu vou conseguir, eu vou arrumar tempo) conduzem ao sentimento de motivação, de capacidade, de satisfação. E esses sentimentos são os combustíveis para a ação. É só com eles que conseguimos agir: estudar francês todos os dias, colocar o francês no nosso dia a dia, praticar sempre que podemos, etc.

Quando motivados, fazemos isso com prazer, porque acreditamos que um resultado será alcançado. Ou seja: o esforço será recompensado e, ao fazer tudo isso, obteremos a fluência em francês.

🕰 Leia também: Como ter tempo para estudar francês todos os dias.

Como buscar motivação para mudar o mindset

Vamos pensar num exemplo cotidiano. Se eu disser “não tenho dinheiro para viajar no próximo feriado”, por exemplo, é muito difícil que, com esse pensamento, eu consiga organizar uma viagem para qualquer lugar que seja.

O que acontece é que a gente aceita esse tipo de pensamento como se ele fosse a mais pura verdade, ainda que ele não corresponda à realidade. E aí a gente não faz nada. A gente aceita aquela ilusão como se fosse verdade, como se não fosse possível mudá-la com nossas decisões.

Por outro lado, se eu pensar: “vou viajar de qualquer jeito no feriado”, o desenrolar da história já muda completamente: vou pesquisar preços de passagem de avião, de aluguel de carro, de ônibus. Se tudo estiver caro, eu vou tentar pedir carona com amigos ou quem sabe até com estranhos na estrada, para chegar ao meu destino.

Eu vou pesquisar hotéis, pousadas, ou uma hospedagem na casa de um local, pois sai mais barato. Também irei procurar os preços dos passeios, ou ver quais passeios posso fazer por conta própria, para não precisar pagar por um tour. Assim, eu vou agir para transformar minha vontade em realidade. E, com minha ação, obterei o resultado desejado.

Percebeu como nós, seres humanos, funcionamos? Tudo flui na mesma direção. E a direção quem faz é você, com seus pensamentos.

✈️ Leia também: Francês para Viajar: 10 frases essenciais.

Como adotar o mindset do fluente

Aqui vão os passos simples para adotar o mindset do fluente e finalmente trilhar o caminho da fluência do francês.

  1. Identifique suas crenças limitantes

    São aqueles pensamentos negativos, impulsivos e desmotivadores que aparecerem de repente na sua cabeça, como:

  • “Eu não tenho tempo”
  • “Eu não tenho capacidade”
  • “É difícil demais”
  • “Não tenho dom para isso”
  • “Já sou velho/a demais”
  • “Isso não é para mim”
  1. Lembre-se de que esses pensamentos não correspondem à realidade

    Eles foram inseridos no seu mindset pelo ambiente exterior, quer dizer:

  • pessoas falando que francês é difícil demais;
  • colegas de trabalho sempre comentando que não têm tempo;
  • críticas de pessoas sobre sua capacidade;
  • pessoas reclamando que não têm mais idade para aprender uma nova habilidade;
  • pessoas que repetem sem para que é preciso ter um dom especial para aprender línguas estrangeiras.
  1. Escolha seu novo mindset

Sempre que observar um pensamento limitante passando pela sua cabeça, pare tudo e substitua-o por um pensamento de incentivo, de motivação, como:

  • eu consigo;
  • minha idade não importa;
  • eu tenho tempo;
  • isso é pra mim.

E tente acreditar neles de verdade! Crer que é possível falar francês (pensamento) vai te deixar motivado (sentimento) para aprender, praticar, errar e acertar (ação), o que vai te levar a alcançar a fluência (resultado), aconteça o que acontecer.

Antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

 

Compartilhe esse artigo:

    1 Resposta a "A verdade que ninguém te contou sobre aprender francês"

    • Flavio

      descobri o canal recentemente no yotube e estou amando a fforma como vcs ensinam….
      pisei em paris a primeira vz em 2014 e nao sabia nem mesmo dar um bom dia, totalmente dependente de meus amigos
      oito meses apos voltar pro brasil voltei a paris e fiauei um ano mais nos primeiros tres meses ainda era totalmente dependente de todos ate para pegar um metro
      o aue me motivou a aprender a lingua foi um episodio dentro do mercado aue vivi
      fui sozinho fazer compras e nao sabia pedir informacoes sobre como encontrar o produto fiauei nervoso tive crise de panico e cai no choro dentro do mercado
      cheguei em casa revoltado e fui para o yotube escutar musicas
      peguei algumas musiccas francesas e entrei no site vagalume para pegar a letra ja fazia isso com o ingles e usei para a musica francesa para decorar algumas expressoes que pudesse usar futuramente,,, passei a ficar noite e dia na frente da tela do pc
      meu bado as pessoas vinham falar comigo e eu nao sabia o que elas estavam falando acabei por instalar o tradutor
      depois disso comecei a ficar bom na leitura e tb na escrita porem na pronuncia e para ouvir ainda tenho muita dificuldades pois venho a paris todo ano mais nao moro de fato aqui o aue teria me feito ja aprendera a ser fluent se passasse mais de um anos no pais em contato direto com a lingua; hoje saio converso faco amizades com as pessoas nas baladas e ate mesmo nos lugares aue passo mais quero definitivamente dominar a lingua e ser fluente como meus amigos; me sinto inibido perto deles e nao sai nada porem percebi que sozinho com estranhos nativos eu consigo conversar de boa::::hj assisto series no idioma com legenda em frances sem precisar da legenda em portugues mais sou ainda dependente da legenda seu canal e seu site em menos de uma semana estao me ajudadno cada vez mais a conseguir ouvir bem a tv e tb os dialogos dos filmes na velocidade normal falada
      desculpe o texto nao editei e estou usando um teclado frances
      o principal

      agradecer a vcs pela iniciativa de dividir conhecimento sem nenhum ganho financeiro
      me encantei por vcs que deus abencoe vcs cada dia mais

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.