Por que é difícil aprender francês? Quanto tempo para dominar a língua francesa? Para que os seus estudos de francês sejam eficazes e duradouros, é preciso saber qual material escolher e como utilizá-lo. Tudo isso sem perda de tempo. Por isso, neste artigo, vamos desvendar as 4 coisas que você nunca deve fazer se quiser aprender francês em pouco tempo. C’est parti ? Allons-y !
1. Decorar regras de gramática francesa
Inciantes em francês, cuidado, pois vocês podem facilmente nesse erro. O problema é que 99% das escolas, cursos e professores (tanto presenciais como online) focam as aulas justamente nesse ponto: a gramática francesa.
Para entender um filme, ler um livro ou passar uma entrevista em francês, por exemplo, é preciso conhecer a língua realmente usada pelos nativos francófonos em cada contexto, ou seja, é preciso dominar o francês da vida real®.
Não é fluente quem decora todas as regras gramaticas, mas sim quem consegue se comunicar em francês de forma eficaz e coerente na vida real. Aliás, focar na gramática faz muitas pessoas inclusive “travarem” na hora de falar. Vamos te dar um exemplo:
Aprender francês é como aprender a dirigir.
Você não precisa saber tudo de mecânica, como funciona o motor, cada peça do veículo, enfim, para conseguir se deslocar com ele. Para dirigir, você tem que focar na parte prática: pedais, volante, retrovisores, placas e o trânsito na vida real. Com o francês, é a mesma coisa!
2. Memorizar listas de vocabulário francês sem contexto
Você nunca vai usar palavras soltas para se comunicar em francês.
Você nunca vai ver termos soltos num livro, num filme, na rua ou no trabalho em algum país francófono. Aprender vocabulário sem contexto é inútil para quem quer falar francês de verdade.
Para conseguir formar frases em francês, é preciso ler, ouvir, falar e escrevê-las sempre em contexto, com estruturas úteis e reais. É assim que você vai ganhar naturalidade ao formular suas próprias sentenças. Isso também vai te ajudar a melhorar a sua compreensão oral.
🗣 Comece por aqui: 10 frases úteis para destravar uma conversa em francês.
3. Fazer quiz e exercícios de múltipla escolha em francês
Você não aprende francês com exercícios de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou completando lacunas. Esses tipos de exercício treinam seu cérebro a falar errado.
Em um exercício no qual você deve marcar a única opção correta, você possui várias outras respostas falsas. Esse mecanismo envia mais informações incorretas para o seu cérebro, dando proporcionalmente mais chances dele lembrar do francês errado. O mesmo vale para outros exercícios de múltipla escolha.
Para aprender francês, foque apenas no que é certo, no que é realmente utilizado. Ou seja, foque unicamente no francês da vida real®. Assim, você terá mais clareza para aprender o francês adequado, direto ao ponto, sem confusão e de forma muito mais favorável à memorização.
4. Estudar francês 1 ou 2 vezes por semana
Se você tiver apenas um contato esporádico com o francês, o seu cérebro simplesmente percebe que essa nova língua não é algo importante. No final, ele não vai gastar energia com uma informação que não lhe parece relevante.
É nesse momento que você acaba esquecendo muita coisa entre uma aula e outra. Para isso não acontecer, coloque o francês na sua vida, todos os dias.
É assim que seu cérebro será estimulado a guardar o francês num lugar especial da memória. E não precisa ser 2 horas a cada vez, d’accord ? Se você só consegue 15 ou 30 minutos por dia, já é uma excelente forma de começar a aprender francês.
🏅Dica de ouro: consuma no seu cotidiano os jornais, revistas, rádios e podcasts franceses.
Como aprender francês em poucos meses?
Foque seu aprendizado unicamente no francês da vida real® todos os dias. Ou seja, estar em uma imersão no francês que é usado pelos francófonos, dentro de contextos práticos, a cada dia. Mas como fazer isso virar aprendizado?
Você precisa de um método eficiente de verdade para conseguir chegar à fluência em francês. Sem decorebas ou exercícios ineficazes, mas com utilizações da vida real e técnicas de estudo para você ler, escrever, falar, ouvir e pensar em francês.
Para isso, criamos o Curso de Francês Método Afrancesados, o CFMA. Nele, nossos alunos desenvolvem uma comunicação fluida, natural, além de vivenciar a cultura francesa. Tudo isso a partir 3 meses de estudos apenas.
Nossa aluna Larissa, por exemplo, conta a sua experiência com o CFMA neste vídeo 100% em francês:
🚀 Ou seja, é possível aprender francês rapidamente e de forma eficaz quando focamos no que realmente importa nas situações do cotidiano. No CFMA, você será guiado(a) por Roberta (brasileira) e Emil (francês) com ótimos materiais da vida real, com o Método afrancesados® e um suporte bilíngue para te acompanhar até à fluência no francês. C’est parti ? Allons-y !
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.