Compartilhe esse artigo:
Melhore seu vocabulário e estude a partir de um texto em francês para iniciante no blog do Afrancesados. Tenha acesso a dicas de pronúncia

Procurando um texto em francês para iniciantes? Que bom! Isso porque estudar textos e diálogos completos, é uma excelente maneira de aumentar seu vocabulário e aprofundar seu conhecimento, principalmente quando são materiais que utilizam o Francês da Vida Real®.

Por isso, separamos para você neste conteúdo um diálogo em francês para iniciantes, com a explicação de cada uma das frases, dicas de pronúncia e esclarecimentos sobre aspectos gramaticais também. 

C’est parti ? Allons-y !.

Diálogo em francês para iniciantes

A seguir você vai encontrar primeiro o diálogo completo, depois a explicação para cada uma das frases. Na conversa, a Sophie se apresenta dizendo algumas de suas características e gostos.

  • Bonjour, je m’appelle Sophie. 
  • Comment ça va?
  • Ça va bien, merci.
  • Je suis étudiante en histoire de l’art.
  • J’habite à Lyon, une ville magnifique
  • Mes passions sont la peinture et la danse.
  • Et toi, quels sont tes hobbies?
  • J’aime écouter de la musique, surtout du jazz.
  • Et toi, quel genre de musique tu préfères?
  • Moi, j’adore la musique classique, surtout Bach.
  • Ah, c’est super ! Je suis en retard, désolée ! Au revoir ! 

Explicação do diálogo em francês com áudio

  • Bonjour, je m’appelle Sophie. (Olá, meu nome é Sophie).

Iniciamos com o básico!  “Bonjour” e “je m’appelle” são seus melhores amigos para cumprimentar e se apresentar. Para você se apresentar, basta trocar “Sophie” pelo seu próprio nome.

Dicas: “Bonjour” é uma saudação comum, mas preste atenção à pronúncia do “r” no final da palavra, que é sutil. “Je m’appelle” significa “eu me chamo”. O “e” final nessa palavra não é necessariamente pronunciado, deixando o som do “L” mais acentuado.

☀️10 maneiras diferentes de dizer bom dia em francês

  • Comment ça va ? Ça va bien, merci. (Como vai? Vou bem, obrigado(a).)

Aqui, adicionamos um toque de cortesia. Perguntar como alguém está e responder de maneira positiva são gestos simples e essenciais na comunicação cotidiana.

“Comment ça va ?” é uma expressão casual para perguntar sobre o bem-estar. Note a nasalidade do som que se assemelha a “on” em “comment”. “Ça va bien” significa “está indo bem”. Pratique a pronúncia do “ç” como um som suave, semelhante ao “ss” em “passeio”.

Descubra como estruturar perguntas em francês

  • Je suis étudiante en histoire de l’art. (Eu sou estudante de história da arte).

Dizer o que você estuda é uma excelente maneira de compartilhar um pouco sobre si mesmo. “Je suis” mais a sua ocupação ou área de estudo é uma fórmula eficaz.

“Je suis” é a forma correta de dizer “eu sou”. A pronúncia de “suis” é como “sui”, sem falar o “s” do final. “Étudiante” refere-se a uma estudante feminina. Observe a ligação entre “étudiante” e “en” para uma fala mais natural.

  • J’habite à Lyon, une ville magnifique. (Eu moro em Lyon, uma cidade maravilhosa).

Falar sobre sua cidade é uma forma calorosa de iniciar uma conversa. “J’habite” significa “eu moro”. Substitua “Lyon” pela sua cidade e adicione um adjetivo que a descreva.

Dicas de pronúncia: Ao dizer “J’habite” a pronúncia de “j'” com “habite” pode soar como “jabite”. Ao pronunciar “Lyon”, evite o som do “y” em inglês; em vez disso, foque em um som mais próximo ao “i” em “livro”.

Cidade de Lyon, na França
  • Mes passions sont la peinture et la danse.(Minhas paixões são a pintura e a dança.)

Dizer o que gosta e compartilhar suas paixões cria laços. Use “Mes passions sont” para introduzir suas atividades favoritas. A pronúncia de “sont” é como “som”. “Peinture” e “danse” exigem atenção especial à nasalidade. Não tenha medo de nasalar o som da vogal.

  • Et toi, quels sont tes hobbies ? (E você, quais são seus hobbies?)

Lembre-se, uma conversa é uma via de mão dupla. Perguntar sobre os interesses da outra pessoa demonstra interesse genuíno. A pronúncia de “et” é suave, soa como “ê” em português. Em “hobbies”, o “h” não é prounciado.

Em contextos mais informais, vamos nos referir à pessoa com o “tu” e “toi”. Já em situações mais formais, vamos sempre usar o “vous”. Para saber mais, leia Diferenças entre o francês formal e informal.

  • J’aime écouter de la musique, surtout du jazz. (Eu gosto de ouvir música, especialmente jazz).

Estamos quase chegando ao final desse texto em francês para iniciantes e expressar preferências musicais é uma maneira descontraída de continuar a conversa e revelar um pouco mais sobre sua personalidade. 

A palavra “j’aime” é usada para expressar gostos. A pronúncia de “j’aime” é como “jém”. “Écouter” significa “ouvir”. Pratique a pronúncia da combinação de sons “e-ku-tê”.

  • Et toi, quel genre de musique tu préfères ? (E você, qual tipo de música prefere?)

Incentive a conversa. Perguntar sobre as preferências musicais do interlocutor mantém o diálogo fluindo.

“Quel genre de musique” é uma pergunta sobre o gênero musical. Preste atenção à pronúncia de “quel” como “kél”. “Tu préfères” significa “você prefere”. A pronúncia de “tu” é como “tü”, ou seja, você faz a boca do “U” e pronuncia “i”.

  • Moi, j’adore la musique classique, surtout Bach (Eu adoro música clássica, especialmente Bach)

🎶Conheça o nosso top 10 de cantores franceses 

Neste contexto, “moi” significa “eu” e se pronuncia como “muá”. Use-o para enfatizar suas preferências. “J’adore” se pronuncia como “jadór”. E sim, “Bach” se pronuncia como “bá-qui” em francês 😉

  • Ah, c’est super ! Je suis en retard, désolée ! Au revoir ! (Que legal! Me desculpa, estou atrasada, desculpe! Tchau!). 

Para finalizar o nosso diálogo simples em francês, a pessoa pediu desculpas, disse que estava atrasada e de forma educada se despediu. 

“Ah, c’est super !” é uma expressão entusiasmada, equivalente a “Ah, isso é ótimo!” ou “Ah, que legal”. “Retard” é pronunciado como “re-tar”, onde o “e” é misto, ou seja, faça a boa de “ô” e diga “ê” e o “d” no final da palavra não é pronunciado. “Désolée” é pronunciado como “dê-zo-lê”, com a última sílaba pronunciada suavemente.

A estrutura desse texto em francês é simples e muito útil para iniciantes. É interessante que você leia e releia com calma! Uma dica é ler o texto em voz alta e gravar o áudio, para, assim, ouvir diversas vezes e identificar pontos de melhoria na sua pronúncia.  

Não se esqueça, para aprender francês e conquistar a sua fluência é necessário dedicação e estudo contínuo. Por isso, não deixe a peteca cair e continue aperfeiçoando seus estudos. 

Para te ajudar na missão de aprender francês, preparamos um presente para você! 🎁

Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:

  • 7 vídeo aulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncia;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.