Estruturar perguntas em francês é algo básico para quem está aprendendo o idioma. E saber como usar Quel, Quelle, Quels e Quelles, vai ser fundamental para você conseguir perguntar em francês de forma natural e sem cometer erros.
Neste conteúdo, você vai aprender como fazer perguntas em francês e também vamos explicar a diferença entre Quel, Quelle, Quels e Quelles, além de listarmos alguns exemplos.
C’est parti ? Allons-y !
Qual a diferença entre Quel, Quelle, Quels e Quelles?
Se lembrarmos das aulas de português, vamos nos recordar que para fazermos perguntas, usamos os pronomes interrogativos “qual” quando for no singular e “quais” no plural. Mas em francês é diferente, além dessa variação, também tem a de gênero.
- “Quel” é utilizado para singular masculino.
- “Quelle” é utilizado para singular feminino.
- “Quels” é utilizado para plural masculino.
- “Quelles” é utilizado para plural feminino.
Mas atenção! Ainda que a escrita seja diferente, a pronúncia é igual. Então, na hora de falar você não precisa se preocupar em pensar se está falando no feminino ou masculino. Agora, na quando for escrever, sim, é necessário considerar a variação de gênero.
Exemplos de singular e plural em francês
Como fazer perguntas em francês?
Agora que já mostramos a diferença entre Quel, Quelle, Quels e Quelles, vamos aprender como fazer perguntas em francês.
➡️ Estilo informal
No estilo informal, podemos fazer perguntas de maneira simples. Por exemplo, para perguntar a alguém quais línguas ele ou ela fala, você pode dizer: “Quelles langues tu parles ?” ou até mesmo “Tu parles quelles langues ?” A ordem das palavras pode ser flexível, e a pergunta continua fazendo sentido.
Além disso, é possível adicionar “est-ce que” no meio, como em “Quelles langues est-ce que tu parles ?”, mas é opcional e serve apenas para dar uma sofisticação extra ao francês.
➡️ Estilo formal
Já no estilo formal, você inverte a ordem do sujeito e do verbo na frase e coloca um hífen entre eles. Por exemplo, a pergunta “Quelles langues tu parles ?” se tornaria “Quelles langues parles-tu ?” no estilo formal.
Para desconhecidos, você pode perguntar: “Quelles langues parlez-vous ?” Lembre-se de que “vous” é usado para mostrar respeito ou falar com desconhecidos, enquanto “tu” é mais apropriado para amigos e pessoas mais próximas.
Descubra qual a diferença entre c’est x est
💡 Dica para iniciantes de como perguntar em francês
Se você está começando a aprender francês, pode simplificar sua vida escolhendo o estilo formal. Ele pode ser utilizado tanto com pessoas que você conhece como com desconhecidos, tornando as coisas mais fáceis para você.
O estilo informal é mais comum no dia a dia, especialmente com pessoas íntimas. Você vai assimilá-los principalmente em conversas com nativos e em conteúdos de Francês da vida real®, como séries e filmes no idioma.
Exemplos de perguntas em francês
Confira a seguir dois exemplos de frases em francês, no estilo formal e informal, e em masculino e feimino. Lembre-se de aplicar a regra de inverter o sujeito e o verbo no estilo formal.
Masculina, estilo formal:
- Quels films préférez-vous ? (Que filmes você prefere?)
- Quel pays préférez-vous ? (Qual país você prefere?)
Masculina, estilo informal:
- Quels films préfères-tu ?
- Quel pays préfères-tu ?
Feminina, estilo formal:
- Quelles chansons préférez-vous ? (Quais canções você prefere?)
- Quelle tarte préférez-vous ? (Qual torta você prefere?)
Feminina, estilo informal:
- Quelles chansons préfères-tu ?
- Quelle tarte préfères-tu ?
Quer conferir este conteúdo em vídeo? Aperto o play na imagem abaixo!
Antes de ir embora, que tal um presente?
🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.