Para se comunicar com confiança, dar ordens e expressar pedidos com tom mais exigente, um elemento fundamental no seu aprendizado é o imperativo francês. Então, se deseja explorar mais do Francês da vida real ®, confira alguns exemplos práticos para aprimorar sua compreensão e habilidades linguísticas.
Vale lembrar que, aprender francês com contexto é essencial e, aqui, vamos te mostrar frases para aplicar no dia a dia.
C’est parti ? Allons-y !
Como usar o imperativo francês na comunicação
O imperativo francês é indispensável para uma comunicação assertiva. Portanto, se você deseja não apenas falar francês, mas verdadeiramente se expressar como um nativo, o imperativo é a chave. Vamos aprofundar nossa compreensão e desbravar esse fascinante aspecto da língua francesa, sem listas de conjugação e com muita prática.
💡 Veja também: Tudo sobre a gramática francesa
Imperativo afirmativo em francês
Para dominar o imperativo afirmativo, é preciso entender as nuances da conjugação dos verbos. O segredo? Pegue a forma da segunda pessoa do plural (vous) no presente do indicativo e elimine o pronome.
- Parler = Parlez
- Falar = Fale
- Manger = Mangez
- Comer = Coma
- Finir = Finissez
- Terminar = Termine
Mas, com os exemplos a seguir, isso fica ainda mais simples.
- Parlez-moi de votre journée !
- Me fale sobre o seu dia!
- Mangez lentement.
- Coma devagar.
- Finissez vos devoirs.
- Termine seus deveres.
Mais exemplos do imperativo afirmativo francês
Agora, para reforçar essa explicação, vamos além da gramática. Veja nesses exemplos algumas situações práticas em que o imperativo afirmativo brilha, conferindo assertividade e charme às suas interações cotidianas.
- Donne-moi le livre, s’il te plaît.
- Dê-me o livro, por favor.
- Ferme la porte doucement.
- Feche a porta suavemente.
- Allez tout droit jusqu’au bout de la rue.
- Vá reto até o final da rua.
No primeiro exemplo, temos o uso do imperativo para um pedido. Já na segunda frase, o imperativo afirmativo expressa uma ordem. Por fim, o terceiro exemplo traz o verbo conjugado no imperativo para orientações de direção.
💡 Vale a leitura: Pedir informações em francês: guia básico
Imperativo negativo em francês
Agora, vamos adentrar o universo do imperativo negativo, uma ferramenta sutil, porém poderosa. Para verbos regulares, utilize a forma de tu no presente do indicativo, retire o “s”, acrescente ne antes do verbo e pas após.
- Parler = Ne parle pas !
- Falar = Não fale!
- Manger = Ne mange pas !
- Comer = Não coma!
- Finir = Ne finis pas !
- Terminar = Não termine!
Já para verbos irregulares, o “s” geralmente aparece no imperativo negativo em francês. Por isso, o mais prático é, ao invés de decorar regras, aprender com exemplos e frases inteiras, dentro de um contexto real. É isso que chamamos de Francês da vida real ®, o francês que você vai encontrar nas diferentes situações do cotidiano nos países de língua francesa.
Falando nisso, o imperativo negativo é a escolha refinada para expressar proibições e sugestões cautelosas. Vejamos como isso se manifesta em situações do dia a dia.
- Ne prends pas cette route, c’est dangereux.
- Não pegue essa estrada, é perigoso.
- N’oublie pas tes clés avant de sortir.
- Não esqueça suas chaves antes de sair.
- Ne parle pas si fort, s’il te plaît.
- Não fale tão alto, por favor.
O imperativo e o Francês da vida real ®
Ao compreender e dominar o imperativo francês, você não apenas amplia seu repertório linguístico, mas também se posiciona como alguém que compreende a verdadeira essência da língua e da cultura francesas.
Como parte de todo processo de aprendizagem, com a prática, você conseguirá levar o imperativo à perfeição na sua comunicação. Assim, você estará equipado para dar comandos e fazer pedidos como um verdadeiro francês.
🎁 Para seguir com seus aprendizados, acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da vida real ® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.