Uma das perguntas mais frequentes dos estudantes de francês é: quando devo usar o auxiliar “être” e o auxiliar “avoir” no passé composé? Neste artigo, vamos te dar exemplos práticos do Francês da vida real® para você usar esses verbos franceses com mais facilidade. C’est parti ? Allons-y !
Como usar os verbos auxiliares em francês
Vamos nos situar neste tempo verbal: estamos usando aqui o “passé composé”, ou seja, o passado composto, que exprime uma ação realizada e finalizada no passado. Essa forma é bastante usada pelos franceses no cotidiano, em situações formais e informais.
O passé composé é formado por dois verbos: um auxiliares (“avoir” ou “être”) e outro verbo à escolha. O que acontece é que a escolha do auxiliar depende da ação que você vai descrever. No entanto, no Método Afrancesados®, nós não trabalhamos com “decoreba” de regras da língua francesa.
Isso significa que não adianta você decorar regras (e suas exceções) sem saber como aplicá-las na vida real. É isso o que aconteceu com Roberta, brasileira, hoje fluente em francês. Ela passou anos estudando em uma escola tradicional e, na hora em que chegou na França, não conseguia entender e muito menos falar francês de verdade. Para saber mais, leia como eu consegui falar francês como uma francesa.
É por isso que nós, Roberta (brasileira) e Emil (francês), trabalhamos sempre com exemplos concretos. Para isso, levamos nossos alunos a uma imersão na cultura e na língua francesas. Isso para se dominar o Francês da vida real®, ou seja, o francês que é realmente usado pelos nativos no cotidiano.
Agora vamos te dar uma dica para o passé composé: em 99% dos casos, você vai usar o verbo “avoir”. Ao consumir conteúdos em francês, você vai ver que o verbo “avoir” aparece na grande maioria das frases no passé composé.
Auxiliar “avoir” em francês: frases práticas
Vamos ver alguns exemplos práticos de ações com o verbo auxiliar “avoir” e suas pronúncias:
- J’ai mangé une pizza pour le dîner. (Eu comi uma pizza no jantar.)
- Tu as fini tes devoirs hier soir. (Você terminou suas lições ontem à noite.)
- Il a voyagé en Europe le mois dernier. (Ele viajou pela Europa no mês passado.)
- Elle a acheté une nouvelle voiture. (Ela comprou um carro novo.)
- Nous avons retrouvé nos amis au café. (Nós encontramos nossos amigos no café.)
🗣 Leia também: como pronunciar o “R” francês?
- Vous avez étudié le français en ligne. (Vocês estudaram francês online.)
- Ils ont visité le musée ce matin. (Eles visitaram o museu esta manhã.)
Para saber mais sobre o uso geral desse verbo, leia nosso artigo completo: Verbo “avoir” em francês: como usar?
Auxiliar “être” em francês: frases práticas
Agora vamos aos exemplos de frases no passé composé com o auxiliar “être”. Lembre-se: não precisa ficar decorando cada caso, ok? Apenas pratique as frases inteiras e sempre dentro de um contexto, ou seja, nada de fazer listas de palavras e verbos soltos. Você vai ver como assimilar as formulações corretas em francês pode ser muito mais fluido e natural do que você imagina.
Je suis allé(e) à Paris. (Eu fui a Paris.)
Observe que, nesse caso, o segundo verbo concorda em gênero e número com o sujeito. “Je suis allé” é para o masculino e “Je suis allée” (com o acréscimo do “e” no final) para o feminino.
Tu es arrivé(e) en retard. (Você chegou atrasado.)
Il est tombé en faisant du vélo. (Ele caiu andando da bicicleta.)
Elle est partie en vacances. (Ela saiu de férias.)
Nous sommes venus en train. (Nós viemos de trem.)
Vous êtes resté(e)s à la maison. (Vocês ficaram em casa.)
Aqui, o “s” no final do verbo “rester” aparece para concordar com o sujeito “vocês” no plural.
Ils sont nés en France. (Eles nasceram na França.)
Elles sont montées au sommet de la montagne. (Elas subiram ao topo da montanha.)
Leia também: Como usar o verbo “être” em francês?
Aprender francês
Você quer saber como aprender francês corretamente sem decorar regras de gramática? Você deseja “desenrolar” a sua expressão oral em francês? Temos um presente para você!
🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados® com Roberta e Emil e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®. Nele, você terá acesso a:
- 7 vídeoaulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncias;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.