Você já parou para pensar como as tradições de fim de ano podem variar ao redor do mundo? Na França, essas tradições têm um toque especial, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Neste conteúdo, vamos explorar sete tradições francesas de final de ano, que inicialmente surpreenderam Roberta, brasileira, que mora na França e uma das fundadoras do Afrancesados.
C’est parti ? Allons-y !
1. La Saint-Nicolas: tradição doce para crianças comportadas
A primeira tradição que queremos compartilhar é “La Saint-Nicolas”. No dia 6 de dezembro, este santo cristão, acompanhado de um burrinho, visita escolas oferecendo chocolates e balas para as crianças bem comportadas ao longo do ano.
2. Le Calendrier de l’Avent
A segunda tradição francesa de final de ano, é o “Le Calendrier de l’Avent” (Calendário do Advento). É um calendário com uma contagem regressiva até o dia 24 de dezembro, onde cada dia do mês tem uma “janelinha” com um chocolate. Nele as famílias abrem uma por dia, comem o chocolate e assim fazem a contagem até o Natal.
Essa tradição, inicialmente para crianças, tornou-se comercial, com opções para adultos, como garrafinhas de álcool. Marcas famosas como Dior também aderiram a essa ideia, transformando a contagem regressiva em um fenômeno.
🗣️Saiba como pronunciar marcas francesas famosas
3. Le sapin de Noël
O terceiro costume é a decoração da árvore de Natal, conhecida como “Le sapin de Noël” (pinheiro de Natal). Tanto naturais quanto artificiais são populares na França, inclusive dentro das casas.
Grandes lojas, como a Galerie Lafayette em Paris, exibem árvores de Natal gigantes que se tornam verdadeiros monumentos visitáveis.
✨ Descubra mais curiosidades sobre como os franceses comemoram o Natal e o Ano Novo
4. Le Marché de Noël
A tradição “Le Marché de Noël” (mercado de Natal) é uma experiência única em várias cidades francesas, oferecendo delícias como queijos, batatas, comidas quentes e, claro, muitos itens à base de chocolate nas praças e em lugares abertos.
Tartiflette é ótimo exemplo! É uma especialidade dos Alpes franceses, uma opção popular que é a base de queijo, batata e bacon, acompanhada de vinho quente, uma bebida tradicional dos mercados de Natal.
5. Le vitrines de Noël
As vitrines de Natal são uma das tradições francesas de final de ano que se destacam, especialmente em locais como o Boulevard Haussmann em Paris. Lojas como Galerie Lafayette e Printemps criam vitrines espetaculares e animadas para atrair visitantes durante a temporada de compras.
A tradição se estende por todo o comércio, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte natalinas.
6. La dinde aux marrons
Na noite de Natal, os franceses desfrutam de uma refeição tradicional que inclui pratos como “la dinde aux marrons”, é o peru acompanhado por algo semelhante a castanhas e, seguidos pela famosa “la bûche Noël”, um bolo de chocolate em formato de tronco, símbolo do inverno. Há versões veganas e geladas dessa delícia.
7. La Galette de Roi
Por fim, no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, a tradição continua com a La Galette de Roi, uma “torta dos reis” feita com frangipane, uma pasta de amêndoas. E quem encontrar um bonequinho na fatia é coroado rei ou rainha por um dia, tornando essa celebração uma extensão da tradição cristã dos reis magos.
Esperamos que tenha gostado de conhecer essas tradições francesas de fim de ano. Quer se aprofundar ainda mais na cultura dos franceses? Confira um conteúdo super interessante que preparamos com fatos surpreendentes da cultura francesa.
Se quiser conferir este conteúdo em vídeo e áudio, basta clicar na imagem aqui em baixo!
Antes de sair, temos um presente para você! 🎁
Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.