Compartilhe esse artigo:
O Brasil está pertinho da França e a baguete é quase uma religião francesa. Quer saber estes e outros fatos da cultura francesa? Vem!

Falar outra língua não é apenas sobre pronúncia e vocabulário, é uma imersão na história de outro povo. Por isso, conhecer alguns fatos sobre a cultura francesa poderá somar ao seu repertório de conhecimento no idioma.

Confira, a seguir, 13 características culturais da França que envolvem geografia, gastronomia e outras especificidades e garanta pautas criativas para conversar com um amigo que também se interessa pela cultura francesa.

C’est parti ? Allons-y !

1. A maior fronteira da França com outro país é…

O Brasil! Sim, você não leu errado! Somos vizinhos da terra da Torre Eiffel.

Para quem não sabe, a Guiana Francesa é um território da França na costa nordeste da América do Sul e ela é a responsável por aproximar a França do Brasil.

2. O país mais visitado do mundo

Com mais de 90 milhões de turistas(em 2019), o que representa mais do que sua população, a França atrai visitantes do mundo todo.

A gente sabe que o motivo disso tudo são as paisagens exuberantes, as construções históricas, o romance que paira no ar e, o mais importante, os croissants!

3. Francês na África

Há mais pessoas que falam francês na África do que na Europa. Os países africanos, de língua francesa, totalizaram mais de 400 milhões de pessoas, em 2015 – com uma estimativa de chegar a 847 milhões, em 2050. Portanto, a tendência não está nem perto de se reverter!

Isso significa que dá para aprender francês em países da África também e, se você quer praticar o idioma, pode passear por estes países, além da França.

4. A França é o maior país da União Europeia

Com uma superfície total de 633.187 km2, a França é o maior país da União Europeia, seguida pela Espanha e pela Suécia. Com paisagens belíssimas espalhadas em seu território, você vai ter muito o que visitar por lá!

5. Mais fusos horários que os EUA

Graças aos departamentos e territórios ultramarinos franceses, localizados em todo o mundo, a França tem 12 fusos horários diferentes, o que é mais do que os Estados Unidos (10) ou a Rússia (9).

6. Meia baguete por dia para cada francês

A França é a terra da baguete! No país, são produzidas e consumidas entre 6 e 10 bilhões de baguetes por ano, ou seja, 320 a cada segundo. Com isso, em média, um francês come meia baguete por dia.

Quer saber mais? 9 em cada 10 franceses compram pão fresco todos os dias e há 32.000 padarias na França. Além disso, por lei, uma baguete francesa tradicional deve conter apenas farinha, água, fermento e sal.

7. Champanhe apenas de Champagne

Champagne, que é agora a nova região Grand Est, tem a regra da denominação de origem controlada para os vinhos produzidos por lá.

Por isso, há exigência na nomenclatura, sendo champagne apenas o vinho de Champagne. Ou seja, se a origem do vinho não for esta, eles são chamados de espumantes.

8. O beijo entre homens

Sempre que duas pessoas se encontram, há a regra para o cumprimento adequado. Na França, cumprimentar com um beijo é comum e o número de beijos varia de região para região – de 1 a 4, dependendo da região.

Assim, entre rapazes ou entre moças, há o beijo no rosto como cumprimento e, quando há mais intimidade, mais de um. Para os sul-americanos, isso é um pouco estranho porque o esperado é só beijar meninas e abraçar amigos.

🤝 Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre saudações em francês.

9. Mais de 300 tipos de queijo

Há rumores de que na França há um queijo diferente para cada dia do ano, porém é muito possível que haja mais do que isso. Com 25 kg de queijo por pessoa, por ano, é necessário muita variedade, não é?

10. O menu francês é diferenciado nas celebrações

Na França, se come muita coisa estranha, mas não é todo dia. Visto que é mais ou menos normal ter caracóis, pernas de rã, coelho, pato ou foie gras no cardápio, quem é chato para comer, pode estranhar o menu francês de ocasiões especiais.

Normalmente, no Natal ou no Ano Novo, a maioria das pessoas coloca esses itens no cardápio.. O coelho é mais comum na vida cotidiana, mas o foie gras e outros frutos do mar são muito mais típicos das refeições de fim de ano.

11. Recorde mundial de número de rotatórias

As rotatórias estão por toda parte, o tempo todo, na França. Ninguém sabe exatamente quantas rotatórias existem no país – estima-se que são mais de 30000 – mas mais da metade do número total de rotatórias do mundo está na França. Entretanto, isso não significa que os motoristas saibam como usá-las.

12. Piano de autoatendimento em estações

Em 2011, após um pequeno concerto, um piano foi deixado na Gare Montparnasse por alguns dias, esperando ser reembalado. Os transeuntes começaram a tocá-lo, pensando que o instrumento era de autoatendimento. Então, em resposta a esse sucesso inesperado, a SNCF, empresa ferroviária da França, decidiu colocar pianos em suas estações. Hoje, há cerca de cem deles em toda a França.

13. Na França, fala-se francês!

Dos 65 milhões de habitantes da França, 2/3 não falam fluentemente nenhum idioma estrangeiro. Se considerarmos o inglês, por exemplo, apenas 1 em cada 5 franceses fala esse idioma. Então, aprender francês para ir para a França se torna obrigatório, não é?

Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:

Fale francês com o Método Afrancesados

Deu para notar que a cultura francesa é rica e está cheia de fatos curiosos, mas o que pode te aproximar mais disso tudo é falar francês. Sendo assim, antes de ir embora, que tal um presente?  

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da vida real ® com:

  • 7 vídeo aulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncia;
  • Como aprender francês do jeito certo.

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.