Se tem uma coisa que os franceses levam a sério é o seu queijo. Até porque, esta é uma paixão nacional, que transcende o simples ato de comer. Afinal, os queijos franceses contam histórias, refletem sua região de origem e são uma parte importante da cultura francesa.
Então, se você quer mergulhar de cabeça nesse mundo de sabores e texturas, aqui estão os 10 queijos franceses que você precisa conhecer.
C’est parti ? Allons-y !
Queijos franceses famosos – e deliciosos
Como este é um traço marcante da culinária e cultura francesas, listamos os 10 queijos franceses que precisam passar no seu teste de paladar. Além disso, citamos alguns fatos culturais e indicamos algumas combinações que valem a pena.
Mas, como aqui prezamos por aproveitar cada oportunidade para praticar francês, fomos além e trouxemos algumas frases úteis no seu aprendizado. Confira!
Camembert
O Camembert é um dos queijos mais emblemáticos da França. Originário da Normandia, ele se tornou popular no século XIX, após a Revolução Francesa, e é famoso por sua textura cremosa e sabor delicado.
Você pode saboreá-lo com um pedaço de pão fresco e uma taça de vinho tinto. Ele também fica delicioso quando colocado para assar no forno! Experimente dizer:
- Je vais acheter un camembert pour le dîner.
- Vou comprar um Camembert para o jantar.
💡 Veja: Tutorial sobre vinhos franceses
Roquefort
Se você é fã de queijos azuis, não pode deixar de experimentar o Roquefort. Ele é produzido na região de Aveyron e conhecido por seu sabor forte e característico, um tanto picante.
Além disso, um fato interessante sobre este queijo é que ele é o único com Denominação de Origem Controlada (AOC), maturado em cavernas naturais.
- Je veux du roquefort sur mon plateau de fromages.
- Quero Roquefort no meu prato de queijos.
Brie
Outro clássico francês, o Brie é famoso por sua textura cremosa e sabor suave. Originário da província de Brie, ao leste de Paris, é perfeito para acompanhar frutas frescas ou geleias.
Além disso, este queijo combina com eventos mais descontraídos, como um piquenique num jardim em Paris – assim como fazem os reis e nobres desde a Idade Média, quando o Brie foi muito apreciado.
- Le brie est parfait pour une soirée entre amis.
- O Brie é perfeito para uma noite entre amigos.
Comté
Originário da região de Franche-Comté, ao leste da França, o Comté é um queijo de massa prensada cozida, com um sabor complexo, textura firme e ligeiramente adocicado. Ele amadurece por até 18 meses em caves subterrâneas e, por seu sabor intenso, é ideal para degustar com um bom vinho branco ou utilizar em receitas.
- Le Comté est délicieux avec un verre de vin blanc sec.
- O Comté é delicioso com um copo de vinho branco seco.
Cantal
Com origem na região de Auvergne, este é um queijo francês de massa prensada não cozida, com sabor forte e textura firme. O Cantal é um dos queijos mais antigos da França, com produção desde a época romana.
- J’adore le Cantal avec un peu de pain de seigle.
- Eu adoro Cantal com um pouco de pão de centeio.
Pont-l’Évêque
O Pont-l’Évêque é um queijo macio e cremoso, originário da Normandia. Seu sabor suave e textura aveludada o tornam uma escolha popular entre os apreciadores de queijos franceses. Mas, uma curiosidade aleatória é que sua forma quadrada lembra uma ponte, daí vem seu nome.
- Tu as goûté le Pont-l’Évêque ? C’est délicieux !
- Você experimentou o Pont-l’Évêque? É delicioso!
Reblochon
Produzido nos Alpes franceses, o Reblochon é um queijo de massa mole, textura macia e crosta lavada. Seu sabor é complexo, com notas de cogumelos e nozes. Ou seja, perfeito como aperitivo ou para ser consumido com batatas e vinhos, como manda a tradição francesa! Ele é o queijo por excelência da Tartiflette, um dos pratos de inverno mais famosos na França:
- Un plateau de fromages sans Reblochon, ce n’est pas complet.
- Um prato de queijos sem Reblochon não está completo.
Ossau-Iraty
Este queijo de massa prensada não cozida, com sabor intenso e textura ligeiramente granulosa tem origem nos pirineus franceses. O Ossau-Iraty é produzido com leite de ovelha e é perfeito para acompanhar pão e vinho tinto.
- Le pain et le vin rouge avec Ossau-Iraty sont la combinaison parfaite.
- Pão e vinho tinto com Ossau-Iraty são a combinação perfeita.
Sainte-Maure de Touraine
Na região de Touraine, no centro da França, foi criado este queijo de cabra, em formato de cilindro, com sabor ácido e textura cremosa. Um fato cultural interessante é de que este é um dos queijos de cabra mais antigos da França.
- Servez-moi un peu de Sainte-Maure de Touraine avec des noix.
- Sirva-me um pouco de Sainte-Maure de Touraine com nozes.
Beaufort
Este queijo de massa prensada cozida, com sabor frutado e textura ligeiramente elástica tem origem nos Alpes franceses e é produzido desde o século XIII. Conhecido como o “príncipe do queijos”, sua produção demanda 500 litros de leite para fazer uma única peça de 45 quilos.
- Le Beaufort est parfait pour un pique-nique en plein air.
- O Beaufort é perfeito para um piquenique ao ar livre.
Queijos franceses: vocabulário útil
Algumas palavras e frases podem ser muito úteis na hora de comprar um queijo, preparar uma receita ou participar de um evento que envolvam pratos com queijo num país francófono, anota aí algumas delas:
Tábua de queijos | Planche à fromages |
Espátula para queijo | Couteau à fromage |
Fatias de queijo | Tranches de fromage |
Peça de queijo | Morceau de fromage |
Degustação de queijos | Dégustation de fromages |
Queijo fresco | Fromage frais |
Queijo derretido | Fromage fondu |
Cortes de queijo | Découpe de fromage |
Queijo ralado | Fromage râpé |
Acompanhamentos para queijo | Accompagnements pour fromage |
Lembre-se de que, ao explorar esses queijos, você não apenas estará saboreando o melhor da culinária francesa, mas também mergulhando na rica tradição do país. Portanto, da próxima vez que estiver na França ou apenas passeando pelo mercado, não deixe de experimentar alguns desses queijos excepcionais. Bon appétit !
🎁 Aproveite para continuar sua jornada de aprendizagem com nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da vida real ® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.