A língua francesa possui diversas maneiras interessantes de expressar comparações. Ao conhecer algumas expressões-chave e suas aplicações, você tem a possibilidade de comparar eventos, objetos ou pessoas de diferentes formas.
Neste artigo, vamos explorar algumas formas comuns de fazer comparações em francês, fornecendo exemplos de frases do Francês da vida real®, ou seja, o idioma como ele é realmente usado pelos nativos nos diversos contextos do dia a dia. Assim, você vai enriquecer seu repertório e se sentirá mais seguro para se expressar em francês. C’est parti ? Allons-y !
1 – Aussi que
A estrutura “aussi + adjetivo/adverbio + que” é usada para comparar duas coisas ou pessoas em uma relação de igualdade. Essa expressão é o equivalente de “tão…quanto” ou “tão…como” em português. Veja alguns exemplos :
Marie est aussi intelligente que Sophie. (Marie é tão inteligente quanto Sophie.)
Le film est aussi bien que le livre. (O filme é tão bom quanto o livro.)
📚 Leia também: 3 livros em francês para iniciantes.
2 – Plus que
A construção “plus + adjetivo/adverbio + que” é usada para se fazer uma comparação com sentido de superioridade. Corresponde a “mais que” em português. Veja como ela é usada nos exemplos abaixo:
Le château est plus grand que l’église. (O castelo é maior que a igreja.)
Elle a plus d’argent que lui. (Ele tem mais dinheiro do que ele.)
💶 Vocabulário do dinheiro em francês.
3 – Moins que
Quando se deseja comparar algo em termos de inferioridade, utiliza-se a estrutura “moins + adjetivo/adverbio + que”. É como se disséssemos em português “menos…do que”. Confira:
Ta voiture est moins rapide que la mienne. (O seu carro é menos rápido do que o meu.)
Repare que a palavra “carro” é feminina em francês. Isso não foi um erro de escrita, é assim mesmo que ela é usada! Gêneros inversos podem aparecer e te confundir entre o português e o francês. Porém, com a prática e o contato frequente com a língua francesa, você vai se acostumar com essas diferenças. Para saber mais, leia masculino e feminino em francês: como formar?
Elle a moins de temps que moi. (Ela tem menos tempo do que eu.)
4 – Autant que
A expressão “autant de + substantivo + que” é empregada para se fazer uma comparação de igualdade, mas mais especificamente em relação à quantidade de duas coisas. É parecido com “tanto…quanto” em português.
J’ai autant d’amis que toi. (Eu tenho tantos amigos quanto você.)
Il a mangé autant que moi. (Ele comeu tanto quanto eu.)
💡 Essa última frase está sendo usada no “passé composé”, que é, como o próprio nome diz, um tempo verbal composto. Para formá-lo, usa-se dois verbos de funções diferentes, sendo um deles auxiliar. Para saber mais, leia auxiliares “être” ou “avoir”: exemplos práticos
5 – Le plus
Comparação de superioridade absoluta Para expressar superioridade absoluta, usa-se “le/la/les plus + adjetivo”.
C’est le livre le plus intéressant que j’ai jamais lu. (Este é o livro mais interessante que já li.)
Il est l’élève le plus jeune de la classe. (Ele é o aluno mais novo da classe.)
🗣O “s”‘ final da palavra “plus” nem sempre é pronunciado, tudo vai depender do contexto no qual ele se encontra. Para saber mais, leia como pronunciar o PLUS em francês?
6 – Le moins
A estrutura “le/la/les moins + adjetivo” é usada para expressar inferioridade absoluta, para falar do algo que é “o menos” de alguma coisa. Veja alguns exemplos:
Ce cours est le moins dur de la formation. (Essa aula é a menos difícil da formação.)
Ce plan d’abonnement est le moins intéressant qui existe. (Esse plano de assinatura é o menos interessante que existe.)
Se você quiser reforçar uma ideia negativa, também pode usar a expressão ” le pire” (o pior), como no exemplo abaixo:
Ça c’est la pire expérience de ma vie. (Essa é a pior experiência da minha vida.)
E aí, gostou de saber mais sobre como fazer comparações em francês? Treine as frases dadas neste artigo e observe o uso dessas expressões nos diversos conteúdos em francês na internet, em filmes ou séries, por exemplo. Bonnes études ! ❤️
Aprender francês com Minicurso Gratuito
Ao explorar as diferentes formas de fazer comparações em francês, é possível perceber a riqueza e a complexidade dessa língua. Dominar as nuances das comparações em francês amplia suas habilidades de comunicação e oferece uma nova perspectiva cultural.
Além disso, aprender francês pode abrir portas para novas oportunidades profissionais, acadêmicas e de viagens. Então, não espere mais! Antes de ir embora, que tal um presente?
🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.