Compartilhe esse artigo:
Está estudando francês mas tem um bloqueio na hora de entender o francês falado por nativos? Temos 4 dicas infalíveis para te ajudar.

“Estou estudando, mas não consigo entender o francês falado por nativos.” Esta é uma frase repetida por diversas pessoas que estão na busca pela fluência na língua francesa. Se você é uma delas, temos 4 dicas práticas que podem te ajudar a sair desse dilema.

Anos de estudo em cursos tradicionais de idiomas podem acabar viciando o ouvido, o que contribui para essa dificuldade de alunos que não se sentem seguros com seu aprendizado. Mas, isso acaba aqui, com as dicas da professora do Curso de Francês Método Afrancesados®, Roberta.

C’est parti ? Allons-y !

O que é falar e entender francês?

Primeiro, vamos definir que falar francês consiste em conseguir reproduzir oralmente frases em francês. Já entender o idioma falado é sobre a compreensão de, pelo menos, 70% de um áudio, podcast, filme, seriado ou vídeo em francês, feito por um francês, para pessoas que falam francês.

Quando se trata de um diálogo entre duas pessoas, é importante desenvolver habilidades como entender a conversa, reagir, concordar, discordar, responder o outro. Então, se você fala diferente do que você escuta, significa que pode haver um problema no seu aprendizado.

No ensino tradicional do francês, o foco principal é falar, nas aulas de conversação, e aprender regras gramaticais. Neste contexto, a compreensão oral, do Francês da Vida Real ®, é deixada de lado. Assim, você está exposto a um francês artificial, que é falado lentamente, e adaptado ao seu nível de aprendizado.

💡  Dica: 3 pilares para aprender francês de verdade: o que é o CFMA?

4 dicas para entender o francês falado por nativos

Veja como você pode trabalhar a compreensão oral e sua fala, para conseguir se desenvolver e falar de maneira natural o francês, vencendo os desafios que os cursos tradicionais trazem para seus alunos.

1 – Treine seus ouvidos para entender o Francês da Vida Real ®

Trabalhe ativamente sua compreensão oral, todos os dias, pois a premissa básica é: compreensão oral e fala estão conectados. Para tal, se exponha a conteúdos em francês, além das suas aulas. No início, pratique ouvindo um áudio lento e outro rápido, de um nativo, assim você vai acostumar seus ouvidos ao ritmo natural de fala dos franceses.

➡️ Importante: Músicas não são parte desse processo de treinar os ouvidos para evoluir na sua compreensão do francês. Essa dica é para o francês falado, com materiais com diálogos, segundo nossa professora, Roberta. As músicas podem ser muito interessantes em outros momentos.

2 – Pratique sua fala juntamente com sua compreensão oral

Faça isso ouvindo um áudio e repetindo em voz alta. Imite a entonação e a pronúncia, pois fazendo esse espelhamento você vai conseguir falar de forma mais natural e ganhar autonomia no francês.

Para melhorar, una esta dica à dica anterior. Ao ouvir o áudio mais lento, repita com cuidado a pronúncia e entonação. Ao ouvir o áudio mais rápido, busque a naturalidade na sua fala.

3 – Aprenda vocabulário útil, dentro de um contexto

Não adianta ouvir palavras aleatórias sem entender nada e sem uma situação para associar o conteúdo. Portanto, invista em conteúdos que tenham um contexto, onde você fará pontes para absorver melhor o aprendizado.

Nesse sentido, comece com materiais mais curtos, pesquise todas as palavras se sentir a necessidade – no início dos estudos da língua, é comum. Para te auxiliar neste processo, use dicionários confiáveis, como o Linguee, Larousse e o Reverso. E, na hora de pesquisar vocabulário, prefira anotar frases inteiras, ao invés da palavra isoladamente.

💡  Dica: Livros em francês para iniciantes.

4 – Adote um ritmo de estudo que conseguirá manter no longo prazo

Qualquer resultado vem do nosso esforço no cotidiano, com a fluência no francês não poderia ser diferente. Pensando nisso, seja realista, procure organizar uma agenda que seja viável dentro da sua realidade. Afinal, é melhor estudar de 15 a 30 minutos todos os dias, do que duas horas a cada duas semanas. 

Lembre-se: não existe milagre! Você não aprenderá francês da noite para o dia, apenas com dedicação e foco.

💡  Dica: Como ter tempo para estudar francês todos os dias?

Aula completa no YouTube

Quer conferir essas e mais dicas de como entender o francês falado por nativos? Dá uma olhada na nossa aula no YouTube:

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.