Salut, Afrancesado(a) !

Para falar da nossa rotina em francês, seja em conversas cotidianas ou em contextos formais, é importante saber o vocabulário e a pronúncia dos dias da semana em francês. Vamos aprendê-las, no texto a seguir, com tabelas que podem ser consultadas depois! 

C’est parti ?

Como falar sobre os dias da semana em francês: confira 7 exemplos

Vamos aprender a seguir alguns exemplos de como você pode falar os dias da semana em francês nas conversas cotidianas.

Lundi (segunda-feira)

Exemplo: Je déteste le lundi ! (Eu odeio a segunda-feira!)

Segundas-feiras são universalmente conhecidas como dias difíceis. Se deseja comunicar, em francês, que não é muito fã das segundas, agora você já sabe!

Mardi (terça-feira)

Exemplo: Le mardi, on râle ! (Na terça-feira, a gente resmunga !)

Tarefas acumuladas na segunda-feira acabam, muitas vezes, ficando para as terças-feiras. Com a expressão acima, você pode se queixar das terças em francês. 

Mercredi (quarta-feira)

Exemplo: Mercredi, c’est déjà la moitié de la semaine (Quarta-feira, já é a metade da semana)

Chegamos na quarta-feira, ou seja, a semana já está na metade. Use a frase acima para comunicar isso em francês nas suas conversas cotidianas.

Jeudi (quinta-feira)

Exemplo: Jeudi, on a un “happy hour” avec les collègues (Na quinta-feira, a gente tem um happy hour com os colegas de trabalho).

Com a semana chegando ao fim, é comum que muitos escritórios e empresas se mobilizem para um momento de relaxamento nas quintas-feiras – o famoso happy hour! Com a frase acima, você já pode falar sobre isso em francês.

Vendredi (sexta-feira)

Exemplo: Vendredi, c’est presque le week-end ! (Sexta-feira é quase o final de semana!)

Sexta é quase sábado! Para comemorar a chegada do final de semana, utilize a frase acima nos diálogos cotidianos em francês.

🥇 Dica de ouro: também é correto dizer la fin de semaine para se referir ao final de semana, mas no francês da vida real, é mais comum se usar week-end, palavra importada do inglês, para se referir ao final de semana.

Samedi (sábado)

Exemplo: Samedi, on sort avec les amis (No sábado, a gente sai com os amigos)

Na frase acima, a pessoa está comunicando que ela e o companheiro saem com os amigos aos sábados, dia da semana em que a maioria das pessoas estão de folga e podem passear.

Dimanche (domingo)

Exemplo: Le dimanche, je me repose (No domingo, eu descanso)

Ao fim de uma semana dura de trabalho, todos merecemos descansar no domingo! Use a frase acima para comunicar, em francês, que o seu domingo será de descanso.

Os dias da semana em francês

PortuguêsFrancês
Segunda-feiralundi
Terça-feiramardi
Quarta-feiramercredi
Quinta-feirajeudi
Sexta-feiravendredi
Sábadosamedi
Domingodimanche

Abreviações dos dias da semana em francês

Lundi lun.
Mardimar.
Mercredimer.
Jeudijeu.
Vendrediven.
Samedisam.
Dimanchedim.

LEIA TAMBÉM: Como se apresentar em francês (Passo-a-Passo)

A pronúncia dos dias da semana em francês

Para falar perfeitamente os dias da semana em francês, é preciso prestar bastante atenção nas sílabas! A pronúncia clara do idioma é importante para o entendimento de conversas e diálogos cotidianos. Por isso, preparamos um vídeo mostrando como pronunciar as frases que você aprendeu nesse texto. Confira:

🚀 Você quer ser avisado(a) quando uma nova turma do Curso de Francês Método Afrancesados® for aberta? Inscreva-se agora na nossa Lista de Espera.

🎁 Antes de ir embora, que tal um presente? Acesse o Minicurso de Francês Gratuito do Afrancesados!

Leave a Reply

Your email address will not be published.