Compartilhe esse artigo:

Se você tem o sonho de ser fluente em francês, precisa dar o primeiro passo, que pode ser se matricular num curso de idioma. Mas, a metodologia da formação tradicional não funciona, quando você se depara com o Francês da Vida Real ®, aquele falado pelos nativos no dia a dia. Então, aqui separamos algumas dicas essenciais para você aprender francês do zero.

Falar francês fluentemente vai demandar mudanças, tanto na sua mentalidade, quanto a forma que estuda e o tempo que dedica a isso. Veja os 7 conselhos infalíveis de Roberta e Emil para virar essa chave a partir de agora. C’est parti ? Allons-y !

1. Saiba onde você quer chegar

Reflita sobre seus objetivos antes de dar início aos estudos de francês e defina o seu grande porquê, que precisa ser claro e concreto. Esta será uma grande fonte de motivação e vai direcionar seus estudos.

Para chegar nesse porquê, pense nas suas necessidades. Vai aprender francês para conversar com seu professor ou com nativos? Quer entender filmes sem legenda? Deseja estudar ou morar na França? Tudo isso vai nortear um plano de ação nos seus estudos. 

Depois, anote e exponha num lugar visível a sua meta para que, num momento de desânimo, se sinta estimulado novamente.

2. Mantenha o foco no Francês da Vida Real ®

É o Francês da Vida Real ® que você usará na sua comunicação, portanto, é essencial se concentrar nele na hora de estudar.

As aulas tradicionais são muito centradas em gramática e tempos verbais, então, na hora da fala, o aluno trava. Isso também atrapalha a compreensão, pois, na prática, ninguém está preocupado em falar devagar e com uma gramática perfeita.

Nesse sentido, podemos fazer um paralelo: focar na gramática é como focar na mecânica de um carro. Imagina que você quer aprender a dirigir, você vai fazer um curso de mecânica ou começar as aulas na autoescola? É assim com o aprendizado de idiomas, o contato com a língua francesa, na prática, é o que define sua evolução até você se tornar fluente em francês.

3. Só aprenda em contexto

Decorar listas de vocabulário não vai garantir que você esteja pronto para enfrentar situações reais. Então, para aprender francês do zero, se concentre em palavras dentro de uma frase e de um contexto, porque é assim que as pessoas se comunicam.

Além disso, existem palavras com significados diferentes e, dependendo do contexto, a tradução isolada pode mais atrapalhar do que ajudar.Por isso, se você viu um filme ou leu um texto e encontrou um termo que não conhece, não anote a palavra, mas a frase inteira e repita em voz alta. Assim, você absorve o sentido dela nesta situação. Em resumo: esqueça as palavras soltas, contexto é vida!

4. Estude todos os dias

Se você tem aula apenas duas vezes por semana e esquece de estudar nos demais dias, seu cérebro não vai absorver tanto e você perder tudo o que evoluiu. Isso te faz voltar para a estaca zero.

Preocupe-se em manter o contato diário com o francês, ainda que seja por pouco tempo, isso vale mais do que passar duas horas estudando em apenas dois dias na semana. Um texto, um áudio, um vídeo, filme, o que estiver ao seu alcance pode te ajudar a avançar todos os dias em direção à fluência.

➡️ Lembre-se: o cérebro é um músculo que precisa se exercitar!

5. Vá além das aulas e aprenda francês do zero

Muita gente, ao fazer um curso de francês, não busca outros conteúdos além do material didático da aula. Mas, engajar em atividades extras e divertidas pode te motivar ainda mais no processo de aprendizado.

Faça uma imersão desde o início dos seus estudos de francês e, aos poucos, você vai percebendo sua evolução. Com livros, filmes, podcasts e outras fontes de entretenimento você vai aprendendo mais sobre o idioma e se aproxima da cultura francófona.

6. Tire suas dúvidas de francês sem medo

Não se intimide ao fazer perguntas sobre aquilo que não entendeu, pois isso pode atrapalhar seu processo.

Esta dica vai para aqueles  alunos que deixam de tirar suas dúvidas com receio de julgamentos e acabam acumulando questões que dificultam sua aprendizagem. Agir assim só prejudica a você mesmo, então procure alguém para tirar suas dúvidas e internalize que não existe pergunta boba.

7. Ouse mais, porque errar faz parte do processo

Achar que o único momento para falar francês é aquele onde sua pronúncia e vocabulário será perfeito não te ajuda em nada. Você precisa exercitar e falhar, somente assim você chega no seu objetivo, definido lá atrás, com a nossa primeira dica.

O francês fluente só vem com muitos erros, acertos e esforço. Estudando e praticando sozinho, com outras pessoas, com a internet, não importa, quanto mais cedo você erra, mais rápido você avança.

Já viu que, para aprender o francês do zero, você precisa desmistificar alguns conceitos, não é? Veja todas as dicas no vídeo, na íntegra, no nosso canal no YouTube:

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 🎁

Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.