As marcas francesas de luxo são reconhecidas em todo o mundo. Mesmo que você não seja consumidor, provavelmente já ouviu falar sobre algumas delas. Isso acontece porque as marcas estão muito presentes na cultura francesa e tem muita força na cultura pop mundial, em filmes, revistas e comerciais.
Conhecer quais são essas marcas e como pronunciar corretamente esses nomes desenvolve sua fluência no idioma e também aprofunda o seu conhecimento sobre a cultura francesa.
Para te ajudar nos estudos, neste conteúdo listamos as 10 marcas francesas de luxo mais conhecidas do mundo. Assim você conhece um pouco sobre cada uma delas e confere algumas dicas de pronúncia.
C’est parti ? Allons-y !
Marcas francesas de luxo famosas
A seguir você vai encontrar dicas de pronúncia e um pouco sobre a história das seguintes marcas de luxo francesas:
- Louis Vuitton;
- Hermes;
- Chanel;
- Cartier
- Dior;
- Yves Saint Laurent;
- Givenchy;
- Jean Paul Gaultier;
- Janvin;
- Chloé.
1. Louis Vuitton
Começamos com uma das marcas mais reconhecidas do mundo da moda: Louis Vuitton. Apesar de muitos brasileiros pronunciarem “Lui Viton” e ser muito parecido da forma correta, a pronúncia em francês é “Lui Vuitton.” Preste atenção no som do “u” em francês, que é o seguinte: faça a boca do “U” e emita o som do “i”. Para finalizar, não se esqueça do som do “i” mesmo logo após esse “U” misto.
Então, o “s” em “Louis” não é pronunciado e o “u” em “Vuitton” é rápido e soa como “i”.
2. Hermès
A segunda marca francesa de luxo em destaque é Hermes. Acredita que essa marca começou fabricando selas de cavalo antes de se tornar um ícone da moda? Incrível, né?
Em relação a pronúncia, muitos podem dizer “Hermes” em português, mas em francês, a pronúncia é “Érmés”, com o som dos dois “e” mais abertos. Além disso, o “s” final nesse caso é pronunciado.
🗣️ 4 segredos para melhorar sua pronúncia ao falar francês
3. Chanel
A terceira marca é um ícone por si só: Chanel, que foi fundada por Gabrielle “Coco” Chanel, uma mulher inovadora na história da moda francesa ao longo dos anos.
Na hora de pronunciar preste bem atenção: não é “Chanel,” mas sim “Cha-nél.” Repare na pronúncia do “el” no final, como se tivesse um acento agudo no “e” e o som do “L” que é bem acentuado.
➡️ Conheça tudo sobre a vida de Coco Chanel
4. Cartier
Outra marca de luxo francesa é a Cartier. A história por trás das da criação da marca é muito interessante e vale a pena você se aprofundar. A Cartier é famosa por suas jóias e relógios, inclusive o modelo popularizado por Santos Dumont.
Na hora de pronunciar em francês, falamos “Cartier,” com o famoso som do “R” francês, um “T” fechado e um “E” fechado no final, como se tivesse um acento circunflexo no “ê”.
Exemplo de relógio da marca francesa Cartier ⬇️
5. Dior
Vamos agora para a elegância de Dior, fundada em 1946 pelo francês Christian Dior, quando apresentou sua primeira coleção, “Corolle”. Essa coleção revolucionou a moda feminina, introduzindo o que ficou conhecido como “New Look”.
Em relação à pronúncia do nome, em português pronunciamos todas as letras da palavra “Dior”, mas a forma correta é “Dior”, com um “D” suave à moda francesa, o “O” aberto e o som do “R” para finalizar.
Por falar em moda, confira um conteúdo completo sobre roupas em francês.
6. Yves Saint Laurent
A sexta marca é um ícone da moda unissex: Yves Saint Laurent. A marca foi fundada por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, e foi responsável por popularizar o uso do terno por mulheres.
Em francês, dizemos “Ive San Lôrã.” Preste atenção nas nuances nasais da pronúncia. A pronúncia correta é “Yves Saint Loran”, com o “S” em “Yves” e o “T” em “Laurent” não pronunciados.
7. Givenchy
A sétima marca, Givenchy, é famosa por vestir Audrey Hepburn, no filme Bonequinha de Luxo. Foi fundada em 1952 por Hubert de Givenchy, e a primeira loja começou com o apoio financeiro de seu amigo Cristóbal Balenciaga. A primeira coleção, foi um sucesso instantâneo, conquistando a atenção da alta sociedade parisiense.
Atenção a forma correta de pronunciar essa marca: o som do “en” é bem nasal e com os lábios bem abertos.
8. Jean Paul Gaultier
Jean Paul Gaultier é a oitava marca de luxo e faz parte do universo dos perfumes franceses. Ela se tornou conhecida por suas fragâncias únicas, com frascos em forma de tronco de homem e mulher.
Na hora de pronunciar, lembre-se de dizer “Jã Pôl Gôtiê,” sem pronunciar o “L” em Gaultier e nem o “R” final.
✨ Descubra quais são os 10 perfumes franceses mais famosos
9. Lanvin
A história da Lanvin se entrelaça com a vida de sua fundadora, Jeanne Lanvin, uma visionária que revolucionou o mundo da moda. Fundada em 1909, a Lanvin é a mais antiga casa de alta costura francesa ainda em atividade.
Ao falar sobre a marca, exagere na pronúncia, vai ficar parecido com “Lonvã”.
10. Chloé
Chegamos ao final da nossa lista de marcas francesas de luxo, com a Chloé. Fundada em 1952 por Gaby Aghion, uma designer franco-egípcia. A marca é conhecida por seu estilo feminino, elegante e contemporâneo, vende acessórios e perfumes.
Não é “Chlô,” mas sim “Clô-ê.” O “H” é mudo.
Quer conferir essa lista em vídeo? Então, clique na imagem a seguir e assista ao nosso vídeo completo sobre as marcas francesas de luxo.
Se você gostou de aprender a pronunciar essas marcas de luxo em francês, vale a pena conferir um outro conteúdo sobre marcas francesas. Confira!
Antes de sair, temos um presente para você! 🎁
Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:
- 7 vídeo aulas completas;
- Dicas infalíveis de pronúncia;
- Como aprender francês do jeito certo.
Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.