Compartilhe esse artigo:

Aprender uma nova língua pode ser uma tarefa desafiadora, mas existem várias maneiras divertidas e eficazes de fazer isso. Uma das maneiras mais interessantes de aprender francês é através das histórias em quadrinhos, ou como são conhecidas na França, as “bande dessinées” ou simplesmente “BD”.

Neste artigo, vamos explorar como as “bandes dessinées” podem ajudar a melhorar suas habilidades no idioma. C’est parti ? Allons-y ! 

Bande dessinée infantil: Uma maneira divertida de praticar o básico

As histórias em quadrinhos francesas para crianças podem ter personagens peculiares e histórias divertidas que são mais fáceis de seguir. Para iniciantes no idioma, as “bandes dessinées” infantis são uma excelente maneira de praticar o vocabulário básico e frases comuns em francês.

Um exemplo de “bande dessinée” infantil é “Le Petit Nicolas” de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. Esta série de histórias em quadrinhos apresenta as aventuras de um menino chamado Nicolas e seus amigos. As histórias são divertidas, fáceis de seguir e apresentam vocabulário básico e agradável para quem está começando a aprender francês.

“Asterix” é um clássico das histórias em quadrinhos no mundo inteiro. Criada por René Goscinny e ilustrada por Albert Uderzo, essa “BD” acompanha as aventuras de um guerreiro gaulês e seus amigos durante a ocupação romana da Gália. Diferentes versões cinematográficas foram feitas até hoje, sendo o “Astérix e Obélix: Missão Cleópatra” o mais famoso deles na França:

Bande dessinée para adultos: Diálogos complexos e linguagem sofisticada

As “bandes dessinées” para adultos podem ser úteis para aprender um francês mais avançado, pois muitas vezes apresentam diálogos mais complexos e uma linguagem mais sofisticada. 

Elas também podem ser uma maneira divertida de aprender gírias e expressões idiomáticas em francês, que geralmente não são ensinadas em aulas de francês tradicionais. Esse tipo de conteúdo faz parte do que chamamos, dentro do Método Afrancesados®, de Francês da vida real®.

Um exemplo de “bande dessinée” para adultos é “L’Incal” de Alejandro Jodorowsky e Moebius. Ela apresenta um universo futurista e distópico, com personagens intrigantes e diálogos complexos. A linguagem usada nas “bandes dessinées” para adultos pode ser desafiadora, mas é uma maneira eficaz de melhorar suas habilidades no idioma.

Outro exemplo popular de “bande dessinée” para adultos é “Tintin”, criado por Hergé, na Bélgica. A série segue as aventuras do jovem repórter Tintin e seu fiel cachorro Milu. “Tintin” possui um desenho animado com diversos episódios e adaptações cinematográficas também, como esta abaixo, de 2011: 

Explorando a cultura e a sociedade francesas através das histórias em quadrinhos

As histórias em quadrinhos francesas também oferecem uma janela para a cultura e a sociedade francesas. As “bandes dessinées” frequentemente abordam tópicos relevantes para a cultura francesa, como a vida cotidiana, a política, a história e a arte. Esses tópicos podem ajudar os alunos a compreender melhor o país e o idioma, e também a apreciar as diferenças culturais entre a França e outros países.

Um exemplo popular de “BD” que explora a cultura e a sociedade francesa é “Le Chat du Rabbin”, criado por Joann Sfar. 

A história se passa na Argélia na década de 1930 e segue um rabino, sua filha e seu gato falante, que desenvolve a capacidade de falar depois de ter comido um papagaio. Através dos personagens, a história discute as tensões entre as comunidades judaicas e muçulmanas na Argélia durante o período colonial francês.

O Festival d’Angoulême

A França é o país que hospeda o Festival d’Angoulême, um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo, que acontece todos os anos na cidade francesa de Angoulême. 

O festival é uma celebração da arte dos quadrinhos e inclui exposições, palestras e prêmios para quadrinhos excepcionais. Acompanhar o festival (ao vivo ou online) pode ser uma experiência enriquecedora para estudantes de francês. No site do festival, é possível encontrar também outras dicas de “bande dessinées” francesas premiadas e recentes.

Com tantas histórias em quadrinhos francesas excelentes disponíveis, há algo para todos os níveis de aprendizado e interesses. Por isso, explorar as “bandes dessinées” é uma excelente maneira de aprender francês sozinho e expandir a sua compreensão da cultura francesa.

Antes de ir embora, que tal um presente?

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

Compartilhe esse artigo:

    2 Respostas a "Aprender francês com histórias em quadrinhos – bande dessinées"

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.