Você não consegue aprender francês? Acha que é impossível falar bem essa língua? Ou será que pensa ser muito difícil, visto que você não tem tempo, dinheiro ou talento para isso?
Provavelmente, você já tentou e até já fez promessas de que ia aprender, mas desistiu. Saiba que isso não acontece só com você. A maioria das pessoas desiste de um objetivo no meio do caminho, pois perde a motivação e acha que nunca vai conseguir atingir a sua meta (muitas vezes, ela nem definiu a meta direito).
Isso é recorrente nos casos em que não há planejamento, pois a motivação, a força de vontade e a iniciativa de agir são muito instáveis. Podem mudar de uma hora para outra, a depender do seu humor, do que aconteceu naquele dia ou do que você está ou não com vontade de fazer.
A importância do planejamento no aprendizado do francês
Por isso, é quase impossível alcançar uma meta sem ter um planejamento. E é justamente esse ponto que leva a maior parte das pessoas à frustração: sem um planejamento, é difícil manter-se motivado, pois você não sabe mensurar se está avançando, não percebe o tanto que já alcançou e acaba desistindo.
E da mesma forma que sem planejamento, não há motivação, sem motivação, não há ação. E sem ação, é impossível alcançar seu objetivo ou realizar o sonho de falar francês.
Por isso, o primeiro passo para tirar o francês do papel e aprender a língua de uma vez por todas é elaborar um planejamento.
Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento. – Thomas Edison
Como melhorar o aprendizado de francês
Ter uma meta parece algo complexo, mas na verdade defini-la é muito simples, prático e rápido. A famosa meta SMART, muito usada no mundo corporativo, pode ser a chave do seu sucesso para aprender francês. Vamos ver o passo a passo de como fazer esse planejamento?
Passo 1: S – eSpecífica
Sua meta deve ser clara, específica e sem ambiguidade. Convenhamos que “falar francês” é muito vago e, portanto, você deve especificar melhor onde quer chegar.
Exemplo: Quero me virar em francês na minha próxima viagem à França, quer dizer, fazer pedidos no restaurante, pedir instruções na rua, no hotel e no aeroporto e interagir em situações simples.
Passo 2: M – mensurável.
Foco nos números! Quanto tempo você precisa e pode se dedicar para atingir o objetivo específico que você determinou? Quanto dinheiro você pode/quer investir para chegar nessa meta?
É com base nesses números que você vai ser capaz de analisar se está avançando ou se está atrasado(a) nas etapas essenciais que permitirão que você chegue na sua meta.
Exemplo: vou estudar uma hora por dia (tempo, em minutos) antes de ir ao trabalho (disponibilidade pessoal) e vou gravar todos os dias na hora do almoço (disponibilidade pessoal) minha voz falando 5 frases úteis (esforço intelectual: saindo da zona de conforto, ainda que iniciante) para comparar com a pronúncia de um nativo (finanças: custo zero).
🕰 Leia também: Como ter tempo para estudar francês todos os dias?
Passo 3: A – atingível e ambiciosa
É hora de determinar o plano de ataque! Se o seu plano deve ser atingível e realista, leve em consideração o seu ambiente, a sua rotina e suas condições financeiras. Porém, o plano também ser ambicioso, desafiador e empolgante. Então, não desanime nos dias difíceis!
Isso é óbvio, não é? Pois se um plano for fácil demais, chato demais ou até difícil demais, você vai, sem dúvidas, perder a motivação. E não é isso que você quer! Por isso:
- Respeite seus limites;
- Siga no seu ritmo (mas sem preguiça);
- Fique atento(a) ao seu nível de francês;
- Tente ir sempre um pouco além.
Se, depois de definir seu objetivo, você perceber que está se enrolando, desmotivado ou se sentindo incapaz, tente redefinir suas possibilidades, sua disponibilidade e suas limitações. Na sequência, redefina seu objetivo para que ele se encaixe na sua realidade.
Exemplo: vou fazer um minicurso online de francês para viagens, para assistir uma aula por dia antes de ir ao trabalho e ouvir áudios relacionados no carro/ônibus/metrô no caminho para o trabalho.
Passo 4: R- relevante
Por que essa meta é importante para você? A resposta para essa pergunta vai revelar quão relevante é o aprendizado do francês no seu objetivo. Qual efeito positivo você acredita que essa meta, quando alcançada, trará para sua vida? Afinal, falar francês não é importante para você, então para que se esforçar para aprender a língua, não é verdade?
Dica: tanto na hora de definir a meta quanto durante o caminho, lembre-se do seu “porquê”, quer dizer, o real motivo de você querer aprender francês. Isso vai dar um gás para continuar sempre melhorando!
Passo 5: T- temporal
Quando você quer atingir essa meta? Defina uma data de início (idealmente hoje, para evitar procrastinação) e uma data de fim.
Lembre-se que o prazo também deve ser realista e ambicioso: nem curto demais, nem longo demais. Ele nem deve causar estresse (o que obviamente desmotiva qualquer um), tampouco deixar você relaxado(a) demais (o que leva à procrastinação).
Dica: se seu objetivo principal for a longo prazo, complexo de atingir ou se você está com dificuldade de determinar as tarefas diárias para atingi-lo, divida-o em pequenos objetivos de curto prazo. Por exemplo, se o seu objetivo de falar francês numa viagem específica tem o prazo de um ano, divida-o em objetivos mensais, com metas semanais e diárias.
Assim, a cada etapa concluída, você começará a seguir a meta SMART definida para a próxima semana ou mês (que, claro, poderão ser readaptadas durante o processo). Ah, caso seu objetivo seja de curto prazo (como no exemplo acima), claro que você não vai parar de aprender francês nesse momento!
Esse objetivo “menor” deve ser o primeiro de muitos, ou seja, apenas uma etapa intermediária para você chegar cada dia mais longe e conseguir finalmente falar francês fluentemente!
Passo extra: seja seu/sua supervisor(a)!
Nunca se esqueça disso: você é seu/sua principal, maior e melhor incentivador(a). Acompanhe, comemore e orgulhe-se do seu progresso. Você é capaz!
Antes de ir embora, que tal um presente?
🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.
Je suis Roberta, brasileira, fluente em francês e moro na França há quase 15 anos. Para saber mais sobre mim, clique aqui.