
Quem estuda francês costuma ter algumas dúvidas que são comuns. Por exemplo, com muita frequência o pessoal da comunidade Afrancesados e seguidores em nossas redes sociais perguntam quando usar e qual a diferença c’est e est.
De fato, essa é uma questão que confunde muito, mas você vai ver que, com imersão constante no francês, você vai começando a se familiarizar com isso tudo sem precisar decorar regras de gramática.
Por isso, neste conteúdo separamos alguns exemplos com c’est e est, para você entender o uso, sem enrolação e direto ao ponto.
C’est parti ? Allons-y !
Como usar c’est em francês?
O c’est é usado para identificar uma coisa, uma pessoa ou expressar um sentimento ou opinião. Se fôssemos traduzir ao pé da letra, o c’est seria o “é” em português. Vejamos a seguir alguns exemplos.
– C’est un livre. (Isto é um livro.)
– C’est un oiseau ? (Isso é um pássaro?)
– C’est beau ! (É lindo / Que lindo!)
– Toc toc. Qui est-ce ? C’est Roberta ! (Quem é? É a Roberta!)
Quando usar o verbo est?
Já o est (é), é simplesmente o verbo être (ser) conjugado. Em francês, ele nunca anda sozinho e sempre está acompanhado de um sujeito. Confira alguns exemplos:
– Il est beau ! (Ele é bonito!)
– Elle est belle ! (Ela é bonita!)
– João est intelligent. (João é inteligente.)
Anote aí! O que às vezes causa confusão, é que no francês falado da vida real c’est e est podem ser usados indistintamente. Na forma escrita, você precisa ter atenção à vírgula, afinal o est precisa estar acompanhado do sujeito. Veja nos exemplos:
– Paris est une belle ville ! (Paris é uma linda cidade!)
– Paris, c’est une belle ville ! (Paris é uma linda cidade!)
– Mon téléphone est le… (Meu telefone é o…)
– Mon téléphone, c’est le …(Meu telefone é o…)
Confira 5 dicas simples e práticas para escrever em francês.
Para fazer o uso correto do c’est e est no dia a dia a nossa dica principal é: estude aplicações com contexto. Tentar gravar as formas e regras só vai atrapalhar seu aprendizado e a fluidez do idioma.
Em nosso canal no Youtube você encontra um vídeo super prático sobre esse assunto, com mais dicas e a pronúncia correta dos exemplos que listamos aqui. Confira!
Antes de ir embora, que tal um presente?
Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

Je suis Emil, um francês abrasileirado (e arretado!) e te dou dicas de língua e cultura francesas que só um nativo pode te dar.
Para saber mais sobre mim, clique aqui.