carnaval na frança datas e curiosidades

Será que existe Carnaval na França? Não só existe, como a data por lá é tão celebrada quanto no Brasil. Os franceses gostam tanto das festas de Carnaval, que inclusive uma delas está entre as maiores do mundo!

Então, para entrar no ritmo da folia, vamos falar sobre as três melhores festas de Carnaval da França e um pouco do vocabulário necessário para pular em terras francesas. 

C’est parti ? Allons-y ! 

Como acontece o Carnaval na França?

O Carnaval faz parte do calendário cristão há muito tempo. Alguns registros indicam que na Idade Média as pessoas já festejavam o carnaval na França e na Europa. A própria palavra “Carnaval” vem do italiano, “carne levare”, que significa “levar, tirar a carne”. 

Esse termo é uma referência ao período de “carême” (quaresma) que vem logo depois do Carnaval. O “Mardi Gras” (terça-feira gordurosa) era o último dia antes da quaresma. Por isso, muitas pessoas consumiam seu estoque de carne, ovos e outras comidas gordurosas.

Até hoje, esse costume influencia os franceses nas festas de Carnaval, mas para comidas doces. É comum encontrarmos as seguintes guloseimas na rua:

  • des gauffres (waffle);
  • des crêpes  (crepes)
  • des beignets (bolinhos fritos).

Na França, o Carnaval geralmente é comemorado entre a “L’Épiphanie”, no dia 6 de janeiro, e o “Mardi Gras”, que não possui um dia fixo, mas se situa entre o final de fevereiro e o começo de março.

Ou seja, as datas das comemorações carnavalescas na França coincidem com as do Brasil. Mas a diferença é que na França, no começo do ano, é inverno. O Carnaval francês é um “Carnaval d’Hiver” (Carnaval de inverno), o que dá todo um charme diferente para essa celebração.

Agora que já vimos um pouco de como acontece o Carnaval na França, vamos conhecer quais são as festas mais famosas do país.

Carnaval de Dunkerque 

Dunkerque é uma cidade do norte da França, próxima à fronteira com a Bélgica. Um dos maiores portos franceses se encontram lá.

O carnaval de Dunkerque começou bem perto do porto, com as festas organizadas pelos pescadores no século XVII. Eles costumavam partir durante seis meses de trabalho, por isso aproveitavam para se divertir antes da partida. 

Até hoje, é um dos carnavais mais conhecidos da França. Ele pode durar até 3 meses (entre o final de janeiro e o mês de abril).  

💡 Dica: Assista ao filme “Bienvenue chez les Ch’tis” (A Riviera não é aqui). Nele, vemos, de forma bem-humorada, algumas características e clichês sobre os “Ch’tis”, como são chamados os habitantes do norte da França. 

Em Ch’tis, para falar “fantasia de carnaval”, por exemplo, a palavra é “clet’che”

Confira algumas frases relacionadas ao vocabulário do Carnaval:

– Je veux fêter le Carnaval à Dunkerque. (Eu quero festejar o Carnaval em Dunkerque.)

– Je cherche des perruques pour mon déguisement de Carnaval. (Eu estou procurando uma fantasia para o Carnaval.)

– Ce soir, je vais au bal de Carnaval. (Esta noite eu vou ao baile de Carnaval.)

– Les hommes aiment se travestir pour le Carnaval de Dunkerque. (Os homens gostam de se vestir bem para o Carnaval de Dunkerque.)

🐟 Curiosidade: uma coisa bem peculiar do Carnaval de Dunkerque é o “jet de harengs”, ou seja, o “lançamento” de arenque. Sim, do peixe mesmo! Do balcão do “Hôtel de ville”, a prefeitura da cidade, são lançados mais de 400 quilos de arenque para a multidão! 

Carnaval de Paris 

A festa em Paris não é tão tradicional como em Dunkerque. Ela acontece geralmente em um dia de domingo, logo antes do “Mardi Gras”, das 14h às 20h. A partir das 13h, uma concentração acontece na Place Gambetta até a Place de la République. 

Não é necessário se inscrever para participar do desfile, ele é aberto a todos. A cada ano, é anunciado um tema diferente (por exemplo, a Antiguidade em 2022), mas não é obrigatório segui-lo à risca. 

No desfile, ouvimos diferentes tipos de música, de batucada, fanfarras até música eletrônica – “musiques du monde”. 

Os franceses também gostam muito de se fantasiar para a festa. Vamos conferir alguns verbos e frases do vocabulário:  

– Se déguiser (Fantasiar-se)

– Se maquiller (Maquiar-se)

– Je vais me déguiser en pirate pour le Carnaval. (Eu vou me fantasiar de pirata para o Carnaval.)

– Je vais me maquiller pour le défilé du Carnaval. (Eu vou me maquiar para o desfile de Carnaval.)

No próximo tópico vamos falar um pouco sobre a festa de Carnaval mais famosa da França.🇫🇷 

Carnaval de Nice

Nice é uma cidade da costa francesa sul, na Côte d’Azur, de frente pro mar mediterrâneo. O Carnaval dura em média 15 dias e possui influências de carnavais do mundo inteiro em seus desfiles.

O desfile em Nise é maior e mais organizado do que o de Paris, por exemplo. 

Assim como no Rio de Janeiro e em São Paulo, para assistir ao desfile também são posicionadas arquibancadas no ponto principal, para o público acompanhar os carros alegóricos exuberantes e alguns rituais ao longo do Carnaval. 

Um desses rituais é a “bataille des fleurs” (a batalha das flores). Atores e dançarinos fantasiados lançam uma chuva de flores no público logo depois do desfile. Esse é um dos momentos mais esperados do carnaval de Nice!

– Les chars de Carnaval à Nice sont énormes ! (Os carros alegóricos do Carnaval de Nice são enormes)

– Cette année, je vais participer au Carnaval de Nice. (Este ano eu vou participar do Carnaval de Nice)

Um outro ritual espetacular é o “Roi du Carnaval” – o Rei do Carnaval. Um boneco gigante que é instalado no primeiro dia das festividades. Ele “reina” na cidade durante a celebração e, no último dia, é queimado na praça central!

Agora você já sabe que, mesmo se estiver na França no período de Carnaval, você pode também fazer a sua festa, se fantasiar e aproveitar do Carnaval à la française ! 

Ah, antes de ir embora, que tal um presente? 

🎁Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real ®.

🚀Para ir mais longe, inscreva-se no Curso de Francês Método Afrancesados® com nossos dois professores Roberta (brasileira) e Emil (francês). Com eles, você fará uma imersão na língua e cultura francesas, através de um método único, progressivo e completo para dominar o Francês da Vida Real®.

Leave a Reply

Your email address will not be published.