Compartilhe esse artigo:
atrações gratuitas em Paris: as 15 melhores

Paris é conhecida como a cidade do amor, da moda e da cultura, e é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Mas o que fazer em Paris de graça? Visitar a cidade luz pode ser caro, especialmente se você vier durante os períodos de alta temporada (entre abril e agosto ou entre setembro e dezembro). 

Felizmente, existem muitos lugares parisienses que você pode desfrutar sem gastar um centavo. Neste artigo, apresentamos 15 atrações gratuitas em Paris que você não pode perder. C’est parti ? Allons-y ! 

1 – Catedral de Notre-Dame

A catedral de Notre-Dame é o marco zero da França, além de muito conhecida por sua arquitetura gótica impressionante e sua presença no famoso livro de mesmo nome do escritor Victor Hugo. Depois do incêndio que ocorreu em 2019, a catedral está em processo de restauração, mas ainda é possível visitá-la.

Emil e Roberta, do Afrancesados,
na Notre-Dame de Paris

2 – Basílica de Sacré-Cœur

Localizada no topo da colina de Montmartre, a Basílica de Sacré-Cœur é um dos lugares mais bonitos da cidade e com entrada gratuita. Mas atenção: ao entrar neste lugar, lembre-se sempre de respeitar as pessoas que ali estão, principalmente em relação ao silêncio do local.

Além da bela arquitetura, a basílica oferece uma vista panorâmica de Paris. Muitas pessoas sentam nas escadarias da basílica para aproveitar o pôr do sol no melhor estilo parisiense.

Aproveite também para visitar o vilarejo de Montmartre, logo atrás da basÍlica. Diversos restaurantes e bares charmosos se encontram ali, além de uma vinha, o famose teatro “Chat Noir” e o “Espace Dali”, dedicado ao pintor Salvador Dali, um dos grandes frequentadores do bairro no começo do século XX.

🇫🇷 Leia também: Francês para viajar: 10 frases essenciais.

3 – Jardin du Luxembourg

O Jardin du Luxembourg é um dos parques mais famosos de Paris e oferece um refúgio tranquilo do movimentado centro da cidade. O parque possui uma série de fontes, esculturas e jardins bem cuidados, com gramados e cadeiras para você se sentar e apreciar uma bela leitura.

Esse jardim pertence ao Senado francês, que você pode apreciar durante a sua visita. Além disso, existe uma pequena Estátua da Liberdade no meio das plantas. Percorra o Jardim de Luxembourg para tentar encontrá-la!

🛂 Leia também: Documentos necessários para entrar na França: guia completo.

4 – Jardin des Tuileries

Esse é um famoso jardim que fica logo ao lado da pirâmide do Louvre (que você também pode ver gratuitamente do lado de fora). Com grandes corredores cheios de estátuas, cadeiras à sombra e um pequeno lago artificial, o Jardin de Tuileries é um agradável passeio no centro da cidade.

Dentro dele, você vai encontrar o Musée de l’Orangerie, que abriga grandes obras de Claude Monet et outros artistas impressionistas. Em dezembro, é aqui que fica o “Marché de Noël” de Paris, cheio de atrações e guloseimas. Em outras épocas, é possível que você encontra também uma roda gigante em uma das entradas do jardim.

5 – O Panteão

O Panteão é um monumento histórico que foi construído como uma igreja, mas atualmente serve como um local de enterro para os heróis nacionais franceses. A entrada dele é paga, mas você pode apreciar a sua fachada, que é um dos lugares mais fotografados da cidade.

Além disso, o Panthéon fica no Quartier Latin, um bairro bohêmio, estudante, onde fica a universidade Sorbonne e algumas bibliotecas centenárias da cidade. A Roberta, do Afrancesados, já teve a oportunidade de estudar na Sorbonne. Para saber mais sobre a história dela e como criamos o Método Afrancesados®, clique aqui.

Roberta em um dos seus locais preferidos em Paris

6 – Place des Vosges

A Place des Vosges é uma praça histórica localizada no bairro do Marais, em Paris. A praça é cercada por prédios históricos, um charmoso jardim e é um ótimo lugar para sentar e relaxar. Além disso, Victor Hugo morou em um apartamento localizado nesta praça. É ali que fica o museu Maison Victor Hugo, que você pode visitar gratuitamente (exposição permanente).

7 – Museu Carnavalet

O Museu Carnavalet é um museu histórico dedicado à história de Paris. O museu abriga uma coleção de artefatos que remontam ao período galo-romano até os dias atuais.

🎨 Leia também: Os 10 melhores museus de arte de Paris.

8 – Arènes de Lutèce

As Arènes de Lutèce são um anfiteatro romano bem preservado localizado no 5ème arrondissement de Paris. O anfiteatro data do século I d.C. e é um dos vestígios romanos mais importantes em Paris.

Dica: no mesmo bairro, aproveite para andar na famosa Rue Mouffetard, que foi construída na mesma época que as arenas. Hoje, essa rua abriga diversas lojas, restaurantes, lanchonetes (para almoços mais rápidos na rua), livraria e uma praça bem movimentada.

Em uma das estremidades da Rue Mouffetard, está o restaurante chamado Maison de Verlaine. Como o nome indica, é onde viveu o escritor francês Paul Verlaine no século XIX. Desde então, esse lugar ficou cohecido por ter sido frequentado por artistas como Ernest Hemingway e até Chico Buarque.

9 – Pont des Arts

A Pont des Arts é uma ponte pedonal sobre o rio Sena que se tornou famosa por seus cadeados pendurados como símbolo de amor. Embora a tradição dos cadeados tenha sido descontinuada, a ponte continua sendo um local bastante frequentado.

Ela fica estrategicamente posiciona entre o Louvre e o Institut de France, garantindo uma visão cinematográfica da vidade.

10 – A Torre Eiffel

A Torre Eiffel é a atração mais famosa de Paris e, felizmente, você pode apreciá-la de graça! Apenas a “subida” até o topo é paga, mas você pode apreciá-la de outras formas também. Caminhe pelo Champ de Mars nos seus grandes gramados, leve seu vinho, seu pão e seu queijo francês preferido para fazer um piquenique inesquecível aos pés de um dos monumentos mais famosos do mundo.

😱 Leia também: 7 curiosidades sobre a Torre Eiffel.

11 – Canal Saint-Martin

O Canal Saint-Martin é um canal que corta o leste de Paris e é um lugar perfeito para passear ou fazer um piquenique à beira da água. A área é muito popular entre os nativos, principalmente quando o tempo é bom (entre maio e setembro) e oferece uma atmosfera descontraída e pitoresca, com bares e restaurantes tipicamente parisienses nos arredores do canal.

🇫🇷 Leia também: Como reservar um hotel em francês

12 – Musée de la Vie Romantique

O Musée de la Vie Romantique é um museu dedicado à arte e à vida romântica do século XIX. Localizado em uma antiga casa de campo no bairro de Pigalle, o museu é um lugar charmoso e agradável para uma visita tranquila. O acesso às exposições permanentes é gratuito.

13 – Cimetière du Père-Lachaise

O Cimetière du Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e abriga os túmulos de muitas personalidades famosas, como Oscar Wilde, Jim Morrison e Édith Piaf. O cemitério é um lugar impressionante, com belas esculturas e monumentos.

14 – Promenade Plantée

A Promenade Plantée é um parque elevado que segue uma antiga linha ferroviária elevada no 12ème arrondissement de Paris. A área oferece uma vista única da cidade e é um ótimo lugar para uma caminhada tranquila ou um passeio de bicicleta. Um passeio insólito e gratuito!

15 – Parque Buttes Chaumont

Por ficar mais ao norte da cidade, no 19ème arrondissement de Paris, o parque Buttes Chaumont às vezes passa despercebido pelos turistas. No entanto, trata-se de um dos mais belos parques da cidade, ideal para caminhadas, piqueniques e ter uma vista panorâmica e original da cidade luz. Além disso, há um grande lago, pontes e pequeno “santuário” bem no topo do monte do parque.

Nem todos os anos podemos encontrar neve no inverno parisiense, mas quando isso acontece, um dos montes do Buttes Chaumont vira um grande “escorrega”! Além disso, o parque ganha uma beleza única nessa época, como na foto abaixo:

E aí, gostou das nossas dicas? Para finalizar, lembre-se de organizar a sua estadia em Paris com antecedência para não perder tempo pesquisando enquanto estiver lá. Isso também vai fazer com que você evite cair nos famosos “pega-turistas”, lugares extremamente caros que não oferecem necessariamente a melhor experiência.

Além disso, se você souber ao menos o francês básico para viagem, vai poder aproveitar muito mais a viagem e ver que os parisienses nem sempre são tão antipáticos ou frios como as pessoas falam!


Para aqueles que buscam explorar a Cidade Luz de maneira econômica, este guia de atrações Paris ofereceu uma visão abrangente de experiências inesquecíveis sem custos. Ao desvendar as maravilhas gratuitas que Paris tem a oferecer, você está prestes a embarcar em uma jornada repleta de cultura, história e beleza, sem comprometer seu orçamento. Lembre-se de que a riqueza de atrações Paris vai além do que os olhos veem, proporcionando momentos autênticos que definem a essência da cidade. Prepare-se para explorar cada recanto e descobrir o charme único de Paris, onde cada atração gratuita é uma porta de entrada para uma experiência verdadeiramente parisiense. 🇫🇷🗺️

Vlog 🇫🇷 Viajar na França

Agora que você já conhece as principais atrações gratuitas de Paris, não deixe de assistir nosso vlog para deixar sua estadia parisiense ainda mais autêntica e inesquecível ! Nós, Roberta e Emil, moramos atualmente na cidade de Rennes, na Bretanha, mas já moramos na capital francesa e, sempre que podemos, passamos por ela para descobrir mais passeios interessantes. ❤️ Veja nossas dicas no vídeo abaixo:

Aprender francês com 7 aulas gratuitas

Com todas essas atrações gratuitas, há muito o que fazer em Paris sem gastar dinheiro. E enquanto você explora a cidade, por que não aproveita a oportunidade para aprender francês? Aprender a língua local torna a sua experiência em Paris ainda mais rica e gratificante. Sem contar que muitos nativos franceses falam pouco ou nada de inglês ou espanhol!

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®. São 7 vídeo-aulas completas, com um método eficaz, além de dicas imperdíveis de pronúncia!

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.