Compartilhe esse artigo:

Nós recebemos muitas mensagens a respeito de música francesa nas redes sociais em geral e também por e-mail: “Me diga aí uma música para aprender francês” ou “Quais são as melhores músicas para aprender francês?”. Então, eu, Roberta, hoje sou fluente em francês e comecei do zero, como muitos de vocês. Posso dizer, com muita clareza, que aprender francês com música não funciona. Isso é o que a gente acredita no Método Afrancesados®. Mas por quê? É o que veremos a seguir. C’est parti ? Allons-y !

1 – O vocabulário não é adaptado ao Francês da vida real®

Muitas pessoas acreditam que, ao cantar músicas em francês, o seu vocabulário enriquece. No entanto, é preciso cuidado com essa crença, afinal, as letras de música possuem elementos muito singulares, como: licença poética, neologismos (invenção de palavras), prioridade à rima e ao ritmo dos versos, entre outros.

O problema é que, muito provavelmente, você nunca vai precisar usar frases aprendidas em canções na hora de falar francês. Seja com um nativo, para comprar alguma coisa, falar ao telefone ou resolver um problema do cotidiano. Em outras palavras, você vai decorar formulações que não são aplicáveis no dia a dia.

Por isso, no Método Afrancesados®, nós focamos 100% no Francês da vida real®, ou seja, no francês que é falado pelos nativos nos países francófonos ao redor do mundo. Os versos das canções não vão te ajudar a entender um filme em francês, um vídeo do Youtube, enfim, qualquer interação mais direta com a língua.

🇫🇷 Dica: Conheça nosso guia completo com dicas e materiais para aprender francês.

2 – A entonação e o ritmo das palavras podem ser distorcidos na música

O segundo fator complica a sua vida ao querer decorar letras de músicas em francês para se comunicar na língua é a distorção da entonação, do ritmo e até da pronúncia francesa. Na maior parte das vezes, eu diria 99,9%, o que você ouve é completamente diferente do francês que de fato é falado na vida real.

Não acredita? Vamos ver um exemplo concreto com a famosa canção “La Bohème”, de Charles Aznavour. Não podemos negar que é uma música maravilhosa! No entanto, ao ouvir o refrão, observe que ele pronuncia a palavra principal colocando o acento na última sílaba: “La Bohème, la Bohème…”. Porém, na vida real, não é dessa forma que ela é pronunciada.

Ao falar francês, o objetivo não é soar perfeitamente como um nativo, mas, principalmente, ser compreendido(a). E, quando mudamos o ritmo, a entonação ou a pronúncia de palavras, podemos nos deparar com situações confusas e desconcertantes na hora de falar francês.

Além disso, no Francês da vida real®, as pessoas não se comunicam apenas com termos soltos, como é o caso desse refrão. É imprescindível aprender frases inteiras que sirvam de exemplo concreto para situações do cotidiano.

3 – O contexto é completamente diferente do cotidiano

Obviamente, não podemos negar que a música francesa, além de ser muito rica e variada, pode nos ajudar sim em alguma coisa. Ela vai te trazer elementos culturais, questionamentos sobre diversos aspectos da vida do ponto de vista francês (ou do país francófono em questão) e expôr o ouvinte a diferentes citações e referências daquele local.

Ou seja, é preciso entender que a música é um fator de diversão, apreciação estética e conhecimento de mundo. Por isso, devemos lidar com as canções como o que elas realmente são: obras de arte e não material de estudo adequado para se aprender uma língua. São contextos completamente diferentes e, ao se dar conta disso, você vai avançar muito mais rapidamente no seu francês!

Com qual material posso aprender francês?

Mas então, que material de estudos devo usar para me tornar fluente em francês? Para aprender de forma eficaz, ou seja, entender e falar o idioma de forma autônoma, você deve usar o material que de fato vai te dar um recorte da vida de forma mais concreta para você!

Assim, você vai conhecer as estruturas e as expressões mais usadas no francês. Isso vai te dar um atalho para você realmente conseguir ter contato com Francês da vida real®. Por isso, aqui vão algumas dicas de sites gratuitos para você encontrar esse material:

Quer ver este conteúdo em vídeo? Basta clicar na imagem abaixo:

Minicurso gratuito de Francês da vida real®

Para saber como aprender francês com todo esse material, temos um presente para você!

🎁 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real® com:

  • 7 vídeoaulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncias;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
curso de francês gratuito
Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.