
A França é um dos destinos mais cobiçados por estudantes que buscam uma experiência internacional enriquecedora. Além da cultura e história fascinantes, o país oferece boas oportunidades de estudo e pesquisa em diversas áreas. Para ajudá-lo nessa tarefa, apresentamos 3 dicas para aumentar suas chances de obter uma bolsa de estudos na França. C’est parti ? Allons-y !
1. Comece a busca com antecedência
Uma das principais dicas para conseguir uma bolsa de estudos na França é começar a busca com antecedência. É importante estar atento aos prazos e requisitos das instituições que oferecem as bolsas, e preparar-se adequadamente para as etapas do processo seletivo.
Algumas bolsas de estudo na França são oferecidas apenas uma vez ao ano e é preciso tempo para preparar sua candidatura e o seu visto de estudante na França. Por isso, é fundamental ter um planejamento cuidadoso e fazer a busca com, no mínimo, seis meses de antecedência.
Além disso, o calendário escolar francês é bem diferente do nosso: ele começa no mês de setembro e termina no mês de julho. Existem diversos períodos de férias a cada dois ou três meses, e isso influencia também nas datas dos exames e abertura das inscrições nas disciplinas.
2. Destaque suas habilidades e experiências
Para se destacar entre os candidatos a uma bolsa de estudos na França, é importante apresentar suas habilidades e experiências de forma clara e objetiva. Isso inclui descrever suas conquistas acadêmicas, projetos de pesquisa, atividades extracurriculares e experiências profissionais relevantes.
❤️ Nossa professora Roberta conseguiu uma bolsa de estudos para ir à França em 2010. Ela pode estudar na faculdade de direito da Sorbonne, em Paris. Para saber mais sobre a história dela e de como o Método Afrancesados® foi criado, clique aqui.
Dica: Na sua carta de apresentação, lembre-se de indicar precisamente por que você deseja seguir seus estudos na França e não em outro país. Aproveite para definir claramente seu objetivo e reafirmar sua paixão pela língua e pela cultura francesa!
3. Aprenda francês
Aprender francês é uma das chaves para conseguir uma bolsa de estudos na França. Por isso, é importante ter um nível de fluência que permita acompanhar as aulas e participar das atividades acadêmicas.
Em certas instituições, o nível B1 é o suficiente para ser aceito. Nós recomendamos o nível B2, pois assim você estará mais à vontade para interagir com outros alunos, fazer amigos e, claro, seguir as matérias e as provas tranquilamente.
🇫🇷 Para começar a aprender Francês com o pé direito, acesse o nosso Minicurso de Francês Gratuito. Nele, Roberta (brasileira) e Emil (francês) vão te mostrar os princípios do Método Afrancesados para você alcançar o domínio do Francês da Vida Real ®, ou seja, o francês que é realmente utilizado pelos francófonos!
Tutorial completo: como estudar na França
Conseguir uma bolsa de estudos na França pode parecer uma tarefa difícil, principalmente no começo. Lembre-se de não pular etapas, de antecipar as suas buscas e de se manter atualizado(a) para não perder os prazos e preparativos necessários para sua estadia.
🎁 Para isso, criamos um tutorial completo com todas as etapas que você precisa seguir para conseguir estudar na França. Para baixá-lo gratuitamente, clique aqui.
Bonnes études et à bientôt !