Compartilhe esse artigo:
Níveis de francês: classificações oficiais

Você quer saber o seu nível de francês? Como aumentá-lo para chegar à fluência? Para a língua francesa, o sistema mais amplamente reconhecido é o Cadre européen commun de référence pour les langues (CECRL), ou Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 

Neste artigo, exploraremos as classificações oficiais do francês de acordo com o CECRL, descrevendo cada um dos níveis de proficiência e o que é necessário para alcançá-los. Além disso, mostraremos alguns dos afrancesados que chegaram lá. C’est parti ? Allons-y ! 

Francês nível A1 – Iniciante

O nível A1 em francês corresponde a um nível básico, iniciante. Ele também é chamado de nível introdutório ou de descoberta da língua francesa.

Para ter o nível A1 em francês, você deve:

  • Entender e usar expressões familiares e cotidianas e frases básicas que visam à satisfação de necessidades concretas;
  • Ser capaz de apresentar a si mesmo ou uma outra pessoa;
  • Ser capaz de fazer e responder perguntas sobre si mesmo e sobre os outros;
  • Comunicar-se de maneira simples, se o seu interlocutor falar devagar, de maneira clara e for cooperativo.

Francês nível A2 – Elementar

O nível A2 em francês corresponde a um nível básico mais desenvolvio (nível pré-intermediário). Isso significa que você possui as seguintes habilidades:

  • Compreender frases e expressões usadas com frequência relacionadas a áreas de relevância mais imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares básicas, compras, trabalho);
  • Ser capaz de se comunicar para tarefas simples e rotineiras que exijam uma troca simples e direta de informações;
  • É capaz de descrever em termos simples sua formação, a situação presente e assuntos em áreas de necessidade imediata.

Francês nível B1 – Intermediário

O nível B1 em francês corresponde a um uso mais independente da língua (nível limite/intermediário).

Para isso, você deve corresponder às  :

  • Entender os pontos essenciais de uma conversa com linguagem clara e padrão, sobre assuntos ligados ao trabalho, à educação, ao lazer, etc.;
  • Ser autônomo na maior parte das situações encontradas em viagem em um lugar no qual a língua francesa é falada;
  • Ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e em áreas do seu interesse;
  • Saber contar um acontecimento, uma experiência ou sonho, descrever uma projeção ou objetivo e expor de forma breve as razões/explicações de um projeto ou ideia.

❤️ Nosso aluno Bruno, do Curso de Francês Método Afrancesados (CFMA), conseguiu alcançar esse nível em apenas dois meses de estudo.

Francês nível B2 – Intermediário Superior

O nível B2 em francês corresponde a um nível independente e mais avançado. Isso significa que você consegue:

  • Entender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos em um texto complexo, incluindo uma conversa técnica na sua especialização;
  • Se comunicar com espontaneidade e fluidez com um locutor nativo;
  • Se expressar de maneira clara e detalhada sobre uma grande variedade de assuntos, dar sua opinião sobre um assunto da atualidade e argumentar sobre as vantagens e desvantagens de diferentes situações.

❤️ Nosso aluno Guilherme, do CFMA, conta no seu depoimento: “Roberta e Emil, tenho novidades boas! Consegui o nível B2 no TCF (Test de Connaissance de Langues) após 3 meses de estudo. E ainda por cima, a minha bolsa de estudos para estudar em Grenoble foi aprovada!”

📚 Dica: Estudar na França: passo a passo completo.

Francês nível C1 – Avançado

O nível C1 em francês corresponde a um nível experiente e autônomo. Isso significa que, para alcançá-lo, você deve:

  • Entender textos longos e completos e captar significados implícitos;
  • Se expressar espontanêa e fluentemente sem precisar pensar muito para achar as palavras;
  • Usar a língua de forma eficaz e fléxível nas vidas social, profissional e acadêmica;
  • Dar sua opinião sobre assuntos complexos de forma clara e bem estruturada e exprimir seu controle das ferramentas linguíticas de organização, articulação e coesão do seu discurso.

❤️ Compartilhamos também com muito orgulho este depoimento do nosso aluno CFMA Samuel:

“Olá, queridos professores. 

Eu me chamo Samuel. Eu não sei se vocês se lembram, mas eu fiz um vídeo para um concurso do Afrancesados e ganhei a oportunidade de conhecê-los e falar com vocês. Isso já faz mais de 1 ano. 

Muita coisa mudou na vida graças ao francês e ao curso de vocês. Por exemplo, eu tenho uma boa oportunidade de trabalho no Québec, numa pequena cidade chamada Rivière-du-Loup, e me mudei pra lá no começo do ano (eu morei em Toronto antes). 

Também tive a oportunidade de fazer todo o meu processo de imigração canadense inteiramente em francês (ainda não tive o resultado, mas acredito que o terei em breve). O processo foi possível graças ao meu resultado no “TEF Canada”, o teste de avaliação do francês exigido pela imigração canadense (Alcancei o nível C1 em apenas 10 meses de estudo – bem, bem intensos). 

Eu gostaria de agradecê-los, pois graças ao curso de vocês eu percebi que é possível falar francês e isso mudou a minha vida. 

Gostaria também de convidá-los a um novo encontro, se tiverem tempo, porque na primeira vez tive tanta vergonha de falar, falei tudo em português, mas desta vez quero mostrá-los como progredi. 

Obrigado mais uma vez, Roberta e Emil. Tchau! “

Francês nível C2 – Proficiente

O nível C2 em francês corresponde ao domínio da língua francesa. Isso significa que você consegue:

  • Entender sem esforço praticamente tudo que lê ou ouve;
  • Reproduzir fatos e argumentos a partir de diferentes fontes escritas e orais e resumi-los de forma coerente;
  • Se expressar de maneira espontânea, fluente, com precisão e diferenciação entre diferentes nuances de sentido em relação a assuntos complexos.

No Método Afrancesados, consideramos que, para chegar a este nível de fluência do francês, é preciso dominar as 5 habilidades do francês (ler, escrever, falar, ouvir, pensar).

Exames de proficiência em francês

Para obter um certificado reconhecido pelas autoridades francesas, estes são os principais exames:

  • O DELF (Diplôme d’Études en Langue Française), que abrange os níveis A1, A2, B1 e B2;
  • O DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) para os níveis C1 e C2;
  • O TCF (Test de Connaissance du Français) para todos os níveis (A1 até C2);
  • O TCF Canada, específico para o país.

🇫🇷 Leia também: intercâmbio na França: tudo o que você deve saber.

Aprender francês

Dominar o francês em diferentes níveis de proficiência pode abrir portas para uma série de oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais. Além de ser a língua oficial de países como França, Canadá, Suíça e Bélgica, o francês é amplamente utilizado em organizações internacionais, como a União Europeia, a ONU e a UNESCO. O conhecimento do francês pode facilitar o acesso a programas de estudo, bolsas de estudo, oportunidades de trabalho e intercâmbios em países francófonos.

Aprender francês não se resume apenas à comunicação eficaz, mas também oferece uma compreensão mais profunda da cultura, história e literatura francófona. A língua francesa é conhecida por sua riqueza e beleza, e explorar a literatura de autores renomados, como Victor Hugo, Albert Camus e Marcel Proust, é uma experiência enriquecedora.

Para dar seus primeiros passos na língua francesa com um método progressivo, com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e sair zero até à fluência do francês, clique no botão abaixo:

À bientôt !

Roberta & Emil

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.