A França é um país repleto de história, arte e cultura, e se você está planejando uma viagem lá, ou simplesmente é fã da França, vai ficar boquiaberto(a) ao saber algumas curiosidades sobre a cultura francesa. C’est parti ? Allons-y !

1 – A França é o maior país da União Europeia

Sua superfície é de 368.000 km2, o que representa 15% do território atual da UE. Dessa área total, 540.000 km2 fazem parte da França metropolitana – a que está dentro do continente europeu. 

O território restante corresponde aos DOM-TOM (Departamentos e territórios ultramarinos franceses). Veja abaixo todos os lugares pertencentes à França:

territórios franceses pelo mundo

2 – A França é o país com o maior número de fusos horários no mundo!

Isso acontece graças à presença francesa em diferentes partes do mundo, originadas do processo de colonização francês ao longo da História.  Atualmente, a França possui 12 fusos horários diferentes. 

⌚️ Leia também: como perguntar as horas em francês?

3 – O fuso horário francês foi estabelecido pelos alemães

Por falar em fusos horários, sabia que, desde a ocupação alemã em 1940, a França adotou o fuso horário de Berlim?

Antes da Segunda Guerra, a França tinha o mesmo fuso horário que Londres. Depois da ocupação, os alemães decidiram mudar a hora na França para a mesma de Berlim, por razões de conveniência e praticidade.

Desde então, os franceses têm mantido esse fuso horário alemão.

4 – Existe uma cidade francesa com um nome muito peculiar

Isso porque a cidade possui o nome mais curto da Europa, com apenas uma letra: Y. Ela fica na Somme, ao norte da França e conta com quase 100 habitantes, que são chamados de “Ypsiloniens”.

5 – O exército francês possui uma “arma secreta”

Você tem alguma ideia do que é? Uma arma nuclear revolucionária? Robôs espiões?

Não, o exército francês é o único na Europa que ainda tem pombos-correio nas suas fileiras.

6 – O maior número de falantes nativos franceses não se encontra na Europa

Mas sim na África, que possui mais de 50% da população francófona do mundo em seu território. Países como Congo, Costa do Marfim ou Bénin, entre tantos outros, possuem o francês como a língua oficial do país. 

🌎 Para saber mais, leia: Onde se fala francês no mundo?

7 – A maior fronteira da França é com o Brasil

Essa fronteira se faz através da Guiana Francesa com o estado do Amapá e possui mais de 700 km2. Além disso, uma parte da floresta amazônica se encontra na França, através desse seu território ultramarino. 

8 – A França é o país com o maior número de rotatórias do mundo

A França detém o recorde mundial de rotatórias! Há 30.000 delas e aproximadamente 500 são construídas todos os anos. Isso representa quase metade das rotatórias no mundo e seis vezes mais do que países como a Alemanha. O jornal Le Monde chegou até a fazer uma reportagem sobre isso. Para ver o vídeo, clique aqui.

9 – Existem mais de 1000 tipos de queijo na França

Apesar de existir na França uma famosa frase do general Charles de Gaulle que diz: “Como vocês pretendem governar um país no qual existem 365 tipos de queijo?”, há muito mais tipos do que ele imaginava: mais precisamente 1200, segundo a filial de laticínios da França. 

10 – A França é o país mais visitado do mundo

O Hexágono (apelido que os franceses dão ao seu país por causa da sua forma no mapa) é o país que acolhe o maior número de visitas turísticas no mundo. Mais de 100 milhões de pessoas visitam a França anualmente, principalmente Paris, seus monumentos, paisagens e culinária reconhecidos mundialmente.

🖼 Leia também: os 10 melhores museus de arte em Paris.

Com estes 10 fatos, você estará bem informado sobre a cultura francesa e pronto para explorar ainda mais esse país incrível. Se você já visitou a França, compartilhe conosco algum outro fato interessante que você aprendeu sobre a cultura francesa!

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a França e os países francófonos, por que não aprender francês? 

🇫🇷 Acesse nosso Minicurso de Francês Gratuito. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®.

Leave a Reply

Your email address will not be published.